Dois dos melhores pivôs da NBA, Nikola Jokic e Alperen Sengun se enfrentaram na última segunda-feira (15). Em um duelo de alto nível, decidido na prorrogação, melhor para o sérvio. Jogando em casa, o Denver Nuggets bateu o Houston Rockets por 128 a 125. Com o resultado, o time do Colorado se mantém na vice-liderança do Oeste, enquanto os texanos seguem no quinto lugar.
Mas Jokic e Sengun travaram uma batalha épica. Afinal, ambos alcançaram triplos-duplos, em 42 minutos. O craque do Nuggets fez 39 pontos, 15 rebotes e dez assistências. Já o pivô do Rockets conseguiu 33 pontos, dez rebotes e dez assistências. Questionado sobre o rival, Jokic mandou um recado à imprensa e rasgou elogios ao turco.
“As pessoas precisam parar de nos comparar. Alperen é um jogador incrível por ser quem ele é. Eu não sei porque as pessoas sempre precisam comparar. Sengun merece ser reconhecido por ser só Sengun, porque ele é incrível. É um jogador raro que eu admiro muito”.
“Alperen sabe usar os pés perto da cesta. Além disso, ele é muito bom em espaços curtos. Começou a tentar e a acertar mais arremessos de meia distância e de três pontos. E ainda é muito jovem (23 anos). Enfim, ele tem que ser reconhecido por ser o Alperen Sengun”, disse Nikola Jokic.
Leia mais!
- NBA: Alperen Sengun alcança marca histórica pelo Rockets
- Para LeBron, Nikola Jokic é o jogador mais completo da NBA
- Nikola Jokic supera Alperen Sengun e Nuggets bate Rockets
Três vezes MVP e campeão da NBA em 2022, Jokic se tornou uma referência para os mais jovens. Aos 30 anos, o sérvio já se firmou como um dos melhores da história. Assim, todo pivô passador, pouco atlético e com técnica refinada que chega à liga passou a ser comparado com o astro do Nuggets. O exemplo mais recente é o do novato Hansen Yang, do Portland Trail Blazers, que é chamado de “Jokic chinês”.
Isso ocorreu, por exemplo, com Sengun. O turco iniciou sua história na NBA em 2021, quando foi a escolha 16 do Draft daquele ano. Logo de cara, o pivô do Rockets foi taxado como o “novo Jokic”. O estilo de jogo é o mesmo, apesar do sérvio ser geracional.
Pela segunda campanha seguida, Nikola Jokic tem médias de triplo-duplo. Em 2025/26, o astro tem médias de 29,8 pontos, 12,4 rebotes e 10,8 assistências. Além disso, ele acerta 61,3% dos arremessos e 43,3% nas bolas de três (melhor índice da carreira). Desse modo, Jokic é o favorito a ganhar o MVP pela quarta vez.
Alperen Sengun, por sua vez, segue em evolução na NBA. Afinal, ele tem alguns dos melhores números da carreira: 23,5 pontos, 7,1 assistências, 1,5 roubo de bola e um toco por jogo. Sem contar a melhor taxa de acertos de bolas de três (35,1%) desde que chegou à liga. Assim, o turco virou protagonista no Rockets. Por fim, Sengun já revelou que Jokic é seu ídolo no basquete.
Siga nossas redes sociais
Todas as informações da NBA estão nas redes sociais do Jumper Brasil. Confira todo o nosso conteúdo, mas não se esqueça de seguir a gente por lá.
Além disso, quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Fonte: Reprodução / X

