O brasileiro Tiago Splitter venceu o Golden State Warriors na estreia como técnico do Portland Trail Blazers. Um dia após assumir a função com a prisão de Chauncey Billups, o ex-jogador comandou a vitória sobre o adversário por 139 a 119 na noite de sexta-feira (24). Desse modo, o time de Oregon ganhou a primeira partida na nova campanha da NBA.
Sob o comando de Tiago Splitter, o Blazers teve uma atução de gala na NBA. Apesar de Stephen Curry ter feito 35 pontos pelo Warriors, Portland teve sete jogadores com pelo menos dez pontos. O destaque, assim, foi Deni Avdija, que ficou com 26 pontos, enquanto Jerami Grant saiu do banco para fazer outros 22.
O triunfo do Blazers quebrou a sequência invicta de dois jogos do Golden State Warriors em 2025/26. Em casa, Portland conseguiu jogar de igual para igual no primeiro quarto, até deslanchar no segundo período do jogo, quando venceu por 41 a 28. Então, bastou controlar o marcador para vencer por larga vantagem no placar.
Além de ter sido a primeira na campanha, a vitória foi importante para o momento do Portland Trail Blazers na NBA. Isso porque na quinta-feira (23) o técnico Chanceu Billups foi preso após acusações federais. Assim, o brasileiro Tiago Splitter assumiu como treinador interino e teve só um dia para conseguir preparar o time.
Antes da vitória diante do Warriors, Tiago Splitter admitiu que o cenário para o Blazers não era o ideal. Mas destacou o empenho de todo o elenco para conseguir deixar de lado a polêmica e focar no jogo contra Golden State.
“Não é o cenário ideal, sem dúvidas. No entanto, como eu disse, nós temos de seguir em frente, porque temos um trabalho a fazer”, disse Tiago Splitter. “Temos uma grande chance pela frente para fazer uma boa fase regular. Então, estou animado com isso”.
Leia mais!
- Boletim de rumores e trocas da NBA (22/10)
- Zion Williamson quebra silêncio sobre troca do Pelicans
- Erik Spoelstra avalia estreia de Norman Powell pelo Heat
O clima no vestiário, ainda assim, seguiu tenso mesmo após a vitória. A prisão de Billups, afinal, foi motivo de polêmica durante a semana na NBA, ainda mais por envolver acusações de lavagem de dinheiro e possível fraude eletrônica. Desse modo, os atletas do Blazers ficaram abalados na preparação para o jogo contra o Warriors.
“Não é uma situação fácil, pois estamos pensando nele e na família dele”, disse Deni Avdija. “A gente gosta muito do Chauncey e do que ele fez por este time. Não sei os detalhes e prefiro não me envolver nisso. Então, estou tentando focar no jogo”.
Por fim, Splitter segue como técnico do Blazers para a sequência de 2025/26. O próximo jogo dele sob seu comando do time, aliás, acontece já neste domingo (26), fora de casa, contra o Los Angeles Clippers. O ex-jogador é o primeiro técnico brasileiro na história da NBA.
Tiago Splitter
O brasileiro começou a carreira bem jovem no país, mas logo aos 18 anos já estava no basquete europeu. Por sete temporadas, ele jogou pelo Baskonia, onde foi MVP da ACB na fase regular e MVP das finais de 2010. Depois, em 2010/11, a vontade de jogar na NBA bateu mais forte e ele foi para o San Antonio Spurs. Afinal, ele foi selecionado pelo time do Texas no Draft de 2007. No entanto, ficou mais quatro anos lá antes de realizar seu sonho.
Por cinco anos, Tiago Splitter jogou pelo Spurs e foi campeão de 2013/14 como titular, ao lado de Tim Duncan. No entanto, ele passou seus últimos dois anos com várias lesões e deixou o basquete aos 32.
Apesar de ser muito jovem, ele logo ganhou uma chance de ser olheiro no Brooklyn Nets, dois meses após a aposentadoria na NBA. Splitter ganhou promoção no ano seguinte e virou assistente de desenvolvimento de jovens jogadores. Ficou por lá até 2023, quando saiu e foi para o Houston Rockets, trabalhar como assistente de Ime Udoka.
Então, o Paris Basketball o chamou para ser o técnico para a campanha 2024/25. Logo de cara, foi campeão do Campeonato Francês e levou o time aos playoffs da EuroLeague.
Mas em junho de 2025, o Blazers chamou Tiago Splitter para ser assistente e, quatro meses depois, sob seu comando, o time venceu o Warriors.
Siga nossas redes sociais
Todas as informações da NBA estão nas redes sociais do Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Confira todo o nosso conteúdo, mas não se esqueça de seguir a gente por lá.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Fonte: Reprodução / X

