Com Corinthians e Vasco, Liga Sul-Americana volta a ter times brasileiros

Torneio continental terá início em outubro de 2025 com quatro times do NBB

corinthians vasco sul-americana Fonte: Reprodução / LNB

A FIBA Americas e a Consubasquet (Confederação Sul-Americana de Basquete) anunciaram as datas e os grupos da Liga Sul-Americana de Basquete 2025 que terá participação de Corinthians e Vasco. O torneio continental começa no dia 3 de outubro. Além disso, contará com outras duas equipes brasileiras: Bauru e Pinheiros.

Continua após a publicidade

Além de Corinthians, Vasco, Bauru e Pinheiros, a Sul-Americana terá outros 12 times. Ao todo, são oito países em quatro grupos com quatro integrantes cada. Assim, as chaves serão divididas em quatro cidades: Pilar (Paraguai), Sucre (Bolívia), São Paulo (Brasil) e Assunção (Paraguai).

As chaves da primeira fase serão jogadas em dias consecutivos, em sistema de turno único. Então, ao final da primeira etapa, os dois melhores de cada grupo avançam para a próxima fase, que será composta por dois novos quadrangulares. Neles, as equipes voltam a se enfrentar em turno único, e os dois primeiros colocados de cada chave garantem lugar no Final Four. A etapa decisiva terá semifinais, disputa do terceiro lugar e a tão aguardada grande final.

Continua após a publicidade

A Liga Sul-Americana ocupa a posição de segundo torneio mais importante do continente, ficando atrás apenas da BCLA (Basketball Champions League Americas). Portanto, representantes asseguraram suas vagas graças ao desempenho no último NBB encerrando a temporada entre a quarta e a sétima colocação. O atual campeão é o Club Nacional, do Uruguai, que ergueu a taça em 2024.

Leia mais!

Vale lembrar, aliás, que Liga Sul-Americana, no formato em que conhecemos hoje, nasceu em 1996 e, desde então, carrega forte presença brasileira em sua história. Isso porque os clubes do Brasil somam 11 títulos e se consolidam como potências no torneio. Então, o Brasília é o maior vencedor entre os brasileiros, com três conquistas: 2010, 2013 e 2015. Presente na atual edição, o Vasco foi campeão em 1999 e 2000, assim como o Bauru Basket, que ergueu o troféu em 2014 e 2022.

Continua após a publicidade

Por fim, a Liga Sul-Americana 2025 tem todos os ingredientes para ser uma edição especial. Dessa forma, outubro promete rivalidades históricas, novos protagonistas e o basquete sul-americano em seu mais alto nível. Afinal, o mês também marca o início do NBB 2025/26.

Confira os grupos:

Grupo A

Olimpia Kings (Paraguai)
CD Jorge Guzmán (Equador)
Oberá Tenis Club (Argentina)
Bauru Basket (Brasil)

Datas: 3 a 5 de outubro
Local: Pilar, Paraguai

Grupo B

Club Universitario de Sucre (Bolívia)
Ferro Carril (Argentina)
Vasco da Gama (Brasil)
Motilones del Norte (Colômbia)

Continua após a publicidade

Datas: 9 a 11 de outubro
Local: Sucre, na Bolívia

Grupo C

Corinthians (Brasil)
Quimsa (Argentina)
Defensor Sporting (Uruguai)
ABC Camp Importadora Alvarado (Equador)

Datas: 24 a 26 de outubro
Local: São Paulo, no Ginásio Wlamir Marques

Grupo D

Deportivo San José (Paraguai)
Regatas Corrientes (Argentina)
Pinheiros (Brasil)
CDC Leones de Quilpué (Chile)

Continua após a publicidade

Datas: 27 a 29 de outubro
Local: Assunção, Paraguai

Siga nossas redes sociais

Todas as informações da NBA estão nas redes sociais do Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Confira todo o nosso conteúdo, mas não se esqueça de seguir a gente por lá.

Além disso, quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Continua após a publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários