Várias histórias curiosas envolvem a participação do craque Nikola Jokic no draft da NBA em 2014. Quase todo mundo já sabe, por exemplo, que a ESPN não exibiu a escolha do futuro MVP da liga ao vivo. A emissora estava em um intervalo comercial quando a 41a escolha geral era anunciada. Mas o que poucos sabem é que o pivô sérvio quase não participou daquele recrutamento.
“Nikola tinha um acordo fechado com o Barcelona na época. Por isso, na cabeça dele, já estava com uma camisa azul e vermelha no corpo. Só precisa ser apresentado mesmo. Então, nós decidimos retirar a sua inscrição. Cheguei a falar com quatro ou cinco times que, a princípio, ficaram chateados com a notícia. O Denver Nuggets foi o principal frustrado”, contou o agente do astro, Misko Raznatovic.
Antes de ser selecionado no draft, Jokic era um dos jovens talentos do Mega Basket. O time sérvio é conhecido, antes de tudo, por receber e desenvolver prospectos de elite europeus. Tanto que, mesmo depois de ser escolhido pela equipe do Colorado, passou uma temporada extra na Sérvia. Raznatovic revelou que esse ano a mais foi muito estratégico para o sucesso do atleta nos EUA.
“Para ser sincero, eu assistia aos jogos de Nikola no Mega e não o via como um jogador pronto para jogar na NBA. Não era uma questão de talento, mas física mesmo. Estava muito aquém, em particular, na questão do condicionamento. Por outro lado, disputar a Euroliga parecia mais acessível. Tínhamos um acordo de três temporadas com o Barcelona nas mãos”, relembrou o empresário.
Leia mais sobre Nikola Jokic
- Com Nikola Jokic, Sérvia define elenco da disputa do Eurobasket
- “Sérvia não é o ‘time de Nikola Jokic”, crava técnico da seleção
- Dennis Schroder: “Nikola Jokic já é o melhor da NBA há anos”
Deu para trás
Mas, se Nikola Jokic estava decidido a retirar o nome do draft da NBA, o que fez voltar atrás nessa decisão? O motivo vai parecer ridículo para quem sabe o que a carreira do pivô se tornou. Raznatovic lembra que o clube espanhol repensou a oferta que fez ao futuro MVP. Enquanto isso, do outro lado do Atlântico, uma franquia estava pronta para apostar no sérvio de forma incondicional.
“Estava tudo certo, mas eles voltaram atrás por causa de um jogo. Viram uma partida ruim de Nikola e pararam os planos. Por sua vez, Denver reforçou o seu interesse em escolhê-lo. Tinham um projeto de evolução bem paciente e realista. Isso fez com que revisse, certamente, todos os meus medos sobre a adaptação de Nikola na NBA”, detalhou o agente europeu.
Como todos sabem, a aposta deu muito certo. Raznatovic, aliás, revelou que o plano do Nuggets deu certo até demais em relação ao plano que desenvolveram que traçaram para o então prospecto. “Denver queria que Nikola fosse reserva de Jusuf Nurkic por um tempo, mas notaram o seu talento em poucos meses. Se tivesse ficado na Europa, eu duvido que a sua carreira teria sido tão bem-sucedida assim”, concluiu.
Amor ao jogo
Jokic é alvo constante de críticas pela forma como encara o basquete. Ele é um jogador diferente dentro da NBA, pois não tem o mesmo perfil “obcecado” de outros MVPs que a liga acompanhou. Mas nunca duvide do amor do sérvio pelo esporte. Ele admite que não pensava que pudesse chegar à liga dos EUA quando era mais jovem. A sua dedicação e amor, no entanto, o levaram mais longe do que imaginava.
“O meu conselho é que só joguem basquete. Aproveitem, pois, quando era jovem, nunca poderia imaginar que a minha carreira seria tudo isso. Eu só estava tentando jogar da melhor forma possível. Então, façam o mesmo: só joguem e aproveitem se amarem o basquete. Pois, se não amar, não insista. Busque sempre algo que amem para fazer”, indicou o futuro integrante do Hall da Fama.
Siga nossas redes sociais
Todas as informações da NBA estão nas redes sociais do Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Confira todo o nosso conteúdo, mas não se esqueça de seguir a gente por lá.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA