Após duas temporadas, o brasileiro Yago Mateus deixou o Estrela Vermelha, da Sérvia. O anúncio foi feito pelo clube nesta terça-feira (26). O jogador tinha mais dois anos de contrato, mas está fora dos planos. Ou seja, as partes rescindiram o vínculo. Desse modo, Yago já busca um novo time para a sequência da carreira.
“Yago está atualmente indisponível devido a compromissos com a seleção brasileira na Copa América. Ele busca um novo clube. Assim, não fará parte do elenco do Estrela Vermelha na próxima temporada”, informou o clube.
Yago chegou ao Estrela Vermelha em 2023, após uma temporada de sucesso no Ratiopharm Ulm. No time alemão, o armador foi campeão nacional e MVP das finais. Dessa forma, ele chamou a atenção do tradicional clube da Sérvia. Assim, o brasileiro fechou contrato de um ano com o novo time.
Pelo Estrela Vermelha, Yago Mateus teve médias de 7,3 pontos e 3,5 assistências, em 63 jogos da EuroLiga. Além disso, acertou 40% das bolas de três. No entanto, o time não chegou aos playoffs nas duas temporadas em que contou com o brasileiro.
No entanto, Yago ajudou o time a conquistar a Liga Adriática (ABA), em 2024. O brasileiro de 26 anos, aliás, foi eleito MVP das finais do torneio. Além disso, o armador foi bicampeão da Copa da Sérvia.
Leia mais!
- Lakers rejeita receber Jimmy Butler em troca
- Boletim de rumores e trocas da NBA (25/08/2025)
- NBA: Com Stephen Curry, site elege os 25 melhores jogadores no século
Pelo sucesso em seu ano de estreia, Yago Mateus renovou com o Estrela Vermelha até 2027. Mas na última campanha, ele perdeu espaço no time. Assim, seu tempo de quadra caiu de 20 para 16 minutos por jogo. Agora, jogador e clube decidiram encerrar a parceria. Para o lugar do brasileiro, o Estrela Vermelha trouxe Devonte’ Graham, armador de 30 anos que jogou na NBA por seis temporadas.
Um dos destaques do basquete brasileiro nos últimos anos, Yago tem dois títulos do NBB no currículo, um pelo Paulistano (2018) e outro pelo Flamengo (2021). Pelo rubro-negro, ele ainda conquistou a BCLA e a Copa Intercontinental.
A tendência é o armador seguir na Europa. Hoje, Yago está com a seleção na Copa América. Pelo Brasil, o jogador já disputou duas Copas do Mundo (2019 e 2023) e as Olimpíadas de Paris (2024).
Assine o canal Jumper Brasil no YouTube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA