Afinal, quais são os reforços mais subestimados para a temporada 2024/25 da NBA? O Jumper Brasil separou dez nomes coadjuvantes que podem se tornar destaques para o seu time na próxima campanha. Com o mercado já bem mais silencioso após o fim da parte mais agitada, vamos avaliar algumas movimentações menos badaladas.
Portanto, não vamos considerar alguns destaques óbvios. Ou seja, a troca de Mikal Bridges para o New York Knicks, DeMar DeRozan para o Sacramento Kings, Klay Thompson para o Dallas Mavericks, Dejounte Murray para o New Orleans Pelicans e Paul George para o Philadelphia 76ers.
Aliás, também vale destacar que só contratações e trocas são válidas. Extensões de contrato ou jogadores selecionados no Draft não estão inclusos na lista.
Enfim, sem mais delongas, vamos para a lista de dez reforços mais subestimados da NBA para a temporada 2024/25.
10. Josh Giddey – Chicago Bulls
Giddey está em baixa na NBA, mas pelo contexto, pode ser considerado um dos reforços interessantes para a temporada 2024/25. O poderia ter obtido mais ativos na troca de Alex Caruso do que apenas o australiano. Entretanto, a franquia e o jogador representam uma bela oportunidade de recomeço um para o outro.
Os problemas no Oklahoma City Thunder foram aconteceram, sobretudo, pelo jogador não ser um grande especialista no jogo fora da bola, onde foi cada vez mais utilizado. Ou seja, um arremessador de três pouco eficiente e um defensor mediano.
Não que isso não seja um problema que precise ser resolvido por Giddey a longo prazo. Mas seus pontos fortes casam com uma função mais dominante com a bola. Uma função que o Bulls está disposto a lhe dar. Ótima visão de jogo, boa tomada de decisão em velocidade e acima da média em rebotes. Assim, é um jogador que dará um ritmo maior para a equipe que foi a 28ª no quesito em 2023/24. Boa segunda chance para ambos.
9. Dyson Daniels – Atlanta Hawks
Daniels não ganhou destaque em seus dois primeiros anos de NBA no New Orleans Pelicans, mas sua defesa é o tipo de coisa que o Atlanta Hawks procura há anos. Mesmo nos melhores momentos da franquia com Trae Young, o time nunca foi teve bons números defensivos. Seja pela incapacidade do astro no quesito ou até pela falta de companheiros que conseguissem cobri-lo.
O ala-armador australiano é subestimado no quesito. Suas dificuldades ofensivas o fazem ser pouco citado como um dos defensores mais positivos da NBA desde 2022/23. Alto, jovem e defensor de múltiplas posições no ponto de ataque. Dessa forma, se torna o tipo de jogador que casa muito bem com a necessidade de Atlanta para os próximos anos. Se evoluir seu arremesso de perímetro, torna-se um dos jogadores two-way mais interessantes da liga.
8. Chris Paul – San Antonio Spurs
Em outros tempos, Chris Paul jamais estaria em uma lista de adições subestimadas do mercado. Pois bem, aqui está ele. O veterano fará 40 anos durante a temporada 2024/25 e é muito mais um jogador para uma transição a curto prazo do que qualquer projeto que vá além da próxima campanha. Mas a necessidade do San Antonio Spurs e de Victor Wembanyama por um armador de alto QI, poucos erros de ataque e visão de jogo, casam perfeitamente com o que ele ainda pode entregar.
De Jeremy Sochan no início do ano até Tre Jones a partir da metade da temporada, San Antonio não encontrou o jogador ideal para a função na última campanha. A franquia texana foi a quarta pior em relação a erros de ataque por jogo. Paul também casa bem com a ideia atual do Spurs: não há obrigação de jogar os playoffs, mas é importante competir um pouco mais de forma gradativa. A conexão entre o lendário armador e o prodígio francês deve garantir isso.
7. Tyus Jones – Phoenix Suns
Aqui entra não só o óbvio ótimo encaixe, mas também o valor. Se te dissessem que o Phoenix Suns fecharia com Tyus Jones pelo mínimo de veteranos há algumas semanas, você provavelmente duvidaria. Entre os armadores disponíveis, ele era um dos melhores do mercado. Ou talvez o melhor. Ninguém é tão eficiente passando a bola e evitando erros de ataque na NBA há anos. E não sou eu que digo isso, são as métricas.
É óbvio que ele não é perfeito, mas Jones ficou conhecido como o melhor armador reserva da liga no Memphis Grizzlies. Afinal, o time pouco sentia falta de Ja Morant em suas ausências. Isso por conta da capacidade que Jones tem de gerar jogo. Além disso, converteu 41,4% das bolas do perímetro em 2023/24. Mas ele não resolve todos os problemas. Defensivamente, é mais um que tem questões no perímetro de Phoenix. Por outro lado, dada a necessidade por um armador, o Suns fez um bom negócio.
Leia mais!
- Vitórias e derrotas na NBA: “super trunfo” de jogadores
- Boletim de rumores e trocas da NBA (18/08/2024)
- Bruno Caboclo faz sentido para o Cleveland Cavaliers?
6. Naji Marshall – Dallas Mavericks
O atual finalista da NBA tinha uma questão séria na agência livre com saída de Derrick Jones Jr. O cenário não foi evitado, mas a resposta foi ótima e rápida com a contratação de Naji Marshall. Apesar de algumas diferenças, ele pode ter um papel parecido com o de Jones, que foi fundamental na recuperação do Dallas Mavericks na última campanha até as finais.
Marshall não é tão atlético quanto Jones, mas é um defensor mais disciplinado em alguns aspectos. Talvez ele não seja o cara do ponto de ataque em todos os confrontos, mas sempre será alguém designado para um rival importante. Seu grande acréscimo, no entanto, vem do lado ofensivo. Ele se manteve na rotação de New Orleans nos últimos anos por ser um jogador que consegue criar bons arremessos e até ser um construtor secundário em situações específicas. Com ele, Jones Jr não deve fazer tanta falta em Dallas.
5. Isaiah Hartenstein – Oklahoma City Thunder
Chegamos a parte de cima dos reforços mais subestimados da NBA para a temporada 2024/25.
O pivô que foi destaque na campanha do New York Knicks nos últimos dois anos é um dos jogadores mais interessantes da liga na posição. Hartenstein não tem defeitos óbvios. É um protetor de aro bom e também sabe se virar saindo do aro. Ele não é um arremessador de três pontos, mas tem muita eficiência em cestas próximas ao aro. Da mesma forma, é um facilitador ofensivo de elite na cabeça do garrafão.
Essa versatilidade é tudo o que o Thunder precisava. Em um dos sistemas de jogo que usa e abusa de jogadores com boa leitura, o pivô tem tudo para se encaixar rápido. Além disso, ele traz o tamanho necessário para agir na questão de rebotes. Hartenstein pode ser usado nos minutos em que Chet Holmgren estiver no banco ou até ao lado do jovem. Foi um pouco caro, mas puramente por questões de mercado. Baita reforço.
4. Derrick Jones Jr – Los Angeles Clippers
Perder Paul George foi uma notícia dura para o Los Angeles Clippers. Mas a resposta foi rápida. E diria que da única forma possível. Um só nome não substituiria o astro. Aqui, cito Nicolas Batum e seu retorno como uma menção honrosa. Afinal, poucos jogadores na NBA contribuem tanto para bons ataques coletivos como o francês. Mas Jones trás uma característica que faltou para a franquia nos últimos anos: atletismo.
A defesa de ponto de ataque do próprio Jones contra Paul George, e até James Harden, foram um dos grandes motivos para o Mavericks ter eliminado o Clippers nos playoffs. Ele também se tornou um arremessador de três pontos bom, além de ser excelente na transição ofensiva. O ala vai garantir que Kawhi Leonard evite certos confrontos defensivos no ponto de ataque e fará mais funções sem bola. Ele ajuda Los Angeles em várias frentes.
3. Deni Avdija – Portland Trail Blazers
Chegamos ao pódio do ranking de reforços mais subestimados da NBA para a temporada 2024/25.
Uma troca que aconteceu na noite do Draft, mas que não deixa de ser interessante. Deni Avdija vem de seu melhor ano na carreira pelo Washington Wizards e se tornou um ativo que gerou mais escolhas de recrutamento para a franquia em 2024. O ala de Israel, enfim, conseguiu unir sua visão de jogo, capacidade de rebotes e atletismo em níveis maiores de pontuação e eficiência no arremesso na última campanha.
Em franca evolução com 23 anos, ele é o tipo de jogador que vai se encaixar no projeto a longo prazo da franquia ao lado de Scoot Henderson, Shaedon Sharpe, Donovan Clingan e outros. Avdija está se desenvolvendo bem e, se continuar na mesma toada de crescimento, pode se tornar um dos jogadores all-around mais interessantes da NBA.
2. Kentavious Caldwell-Pope – Orlando Magic
O bicampeão da NBA é o grande reforço do cada vez mais forte Orlando Magic. Com destaque nos títulos de Denver Nuggets e Los Angeles Lakers, poucos jogadores são melhores do que ele quando o assunto é eficiência dos dois lados da quadra. Em seis dos últimos sete anos, ele teve aproveitamentos de 38% do perímetro. Nos dois anos em que foi campeão, teve mais de 37% nos playoffs. Isso, enquanto geralmente defendia o melhor armador adversário.
Caldwell-Pope, é um daqueles atletas que se encaixa em quase todos os times da liga. Então, o Magic, que precisa muito de um jogador como esse, acertou em cheio na contratação. Isso poque a equipe sofreu na hora de converter bolas triplas em seu retorno à pós-temporada. Além disso, ele traz a experiência de quem disputou grandes jogos na carreira. Veterano, portanto, pode agregar muito a um time de jovens talentos. Um reforço perfeito para as necessidades da equipe.
1. Alex Caruso – Oklahoma City Thunder
Chegamos, por fim, ao grande líder do top-10 de reforços mais subestimados para a temporada 2024/25 da NBA.
Para muitos, o Oklahoma City Thunder foi o grande vencedor da agência livre e saiu como um favorito ainda mais claro para vencer a Conferência Oeste. Em geral, é isso mesmo. A defesa da equipe se torna ainda mais forte com Alex Caruso e Lu Dort como defensores potenciais dos melhores jogadores adversários. Pense que Shai Gilgeous-Alexander já é um bom defensor. Então, terá Jalen Williams e sua versatilidade, Chet Holmgren, Isaiah Hartenstein e muitos outros na rotação.
Time ideal de defesa nos últimos dois anos, um top-10 para o prêmio de Defensor do Ano também. Caruso é um jogador positivo mesmo com a bagunça do Bulls. Mas não é só isso. Afinal, ele teve 40.8% de aproveitamento nas bolas de três em quase cinco tentativas por partida na última campanha. Quando você pensa no tipo de deficiência que Giddey tinha, e nas qualidades de Caruso, é impossível achar algo problemático no movimento.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA