Como astros atuais se sairiam em um confronto com grandes nomes do passado? Essa é uma pergunta impossível de responder, pois não há forma de termos uma comprovação. Mas sempre está em debate. As prováveis melhores pessoas para projetarem os duelos, a princípio, são aqueles que viram os comparados de perto. O veterano Sam Cassell tem uma noção sobre como seria um embate entre Nikola Jokic e Hakeem Olajuwon.
“Hakeem era um monstro em todos os aspectos do jogo. Estava no TOP 10 da NBA em todas as categorias que imagina: pontos, rebotes, roubos de bola. Até acho que Nikola anotaria mais pontos, mas Hakeem venceria uma partida entre ambos. Acima de tudo, porque o pressionaria o tempo inteiro. Não deixaria, por exemplo, que o sérvio fizesse tanto estrago no poste baixo”, analisou o ex-armador, no podcast de Draymond Green.
A tendência é que o duelo ofensivo entre Olajuwon e Jokic, de fato, fosse espetacular. São dois dos pivôs mais técnicos e refinados que já pisaram em quadra, mesmo que tivessem estilos diferentes. No entanto, Cassell vê o duelo desequilibrar em favor do ídolo do Houston Rockets ao irmos para o outro lado do jogo. Na defesa, o veterano acredita que as diferenças entre ambos seriam bem acentuadas.
“Do outro lado, em síntese, Nikola não teria a menor chance nesse duelo. Joel Embiid, afinal, é um problema para ele na defesa hoje em dia. Então, simplesmente não teria chance nenhuma contra um jogador de um nível superior. Eu acredito que Hakeem já viria com as respostas para tudo o que Nikola pensasse em tentar defensivamente”, projetou o assistente do Boston Celtics.
Leia mais sobre Nikola Jokic
- Fábio Sormani: “Nikola Jokic tem uma barriga maior do que a minha”
- Nikola Jokic lidera Sérvia e domina estatísticas dos Jogos Olímpicos
- “Timberwolves foi construído para vencer o Nuggets”, avalia Nikola Jokic
Reverência
Criar uma rivalidade entre Nikola Jokic e Hakeem Olajuwon, no entanto, parece ser algo impossível. O ex-jogador, para começar, é bem discreto e não tem o costume de entrar em polêmicas. Vive recluso em seu rancho, no Texas. Ele já se revelou, além disso, um grande fã do pivô sérvio. Em entrevista recente à revista Sports Illustrated, o atleta europeu combina o que há de mais clássico e moderno na posição.
“Nikola não parece tão forte, mas sempre consegue estabelecer posição no garrafão. Eu achava que pudesse ser mismatches, mas, então, vem um grandalhão e faz a mesma coisa. Do mesmo jeito. Os seus arremessos e fintas são difíceis de marcar por causa do seu timing. Nunca dá para saber quando é um arremesso ou uma finta, pois ele possui recurso demais. Ele é o cara”, elogiou o integrante do Hall da Fama.
Na época da entrevista, a discussão vigente estava entre Jokic e Embiid. Olajuwon não escondeu que gosta muito do sérvio também porque tem várias restrições ao estilo de jogo do camaronês. “Joel possui uma vantagem física todas as partidas, então deveria cansar os oponentes. Mas tenta tantos arremessos de três pontos… Você não pode se contentar em chutar de longe quando está tentando vencer”, criticou.
Malvado
É verdade que Cassell não é a pessoa mais imparcial para falar sobre Olajuwon. Ambos jogaram juntos por três anos no Rockets e, como resultado, conquistaram dois títulos da NBA. Eles viraram amigos e, por ser um novato na época, o armador aprendeu a ser um profissional com o craque. No lendário pivô, ele também viu um veterano que tinha uma compreensão incrível sobre o que realmente importava no basquete.
“Hakeem voltou das férias no meu ano de novato e estava fora de forma. Perdemos os quatro primeiros jogos da pré-temporada e pensei que o cara não era tão bom assim. Então veio a estreia: fez 38 pontos, 14 rebotes e seis tocos. Eu perguntei por que não fez isso nos jogos de preparação e ele simplesmente me disse: ‘agora, está valendo’. Hakeem era o cara mais malvado da NBA”, concluiu o ex-companheiro de time.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA