Além da medalha de bronze com a Sérvia, Nikola Jokic terminou as Olimpíadas de Paris como o grande destaque em estatísticas individuais. O astro do Denver Nuggets liderou a campanha do país europeu com números incríveis durante toda a competição. Como resultado, conquistou sua segunda medalha olímpica da carreira, após a prata no Rio 2016.
Com a Sérvia das Olimpíadas, Nikola Jokic liderou as três principais estatísticas do basquete. Isso porque foi o jogador com mais pontos no torneio. Foram 113 nos seis jogos disputados, superando Franz Wagner, da Alemanha (111), e o companheiro Bogdan Bogdanovic (110). Ele teve 64,5% dos arremessos de dois pontos. Em contrapartida, não foi bem do perímetro com apenas três acertos em 18 tentativas.
Apesar disso, ele não liderou a média de pontos, sendo o quinto colocado no quesito com 18,8 pontos por jogo. O grego Giannis Antetokounmpo foi o líder geral, com uma média de 25,8 pontos nos quatro jogos da Grécia.
Nos rebotes, entretanto, Jokic liderou tanto em números totais quanto na média por partida. Ele foi o único atleta com uma média de rebotes de dois dígitos: 10.7 por jogo. Além disso, obteve 64 rebotes ao todo na competição.
O francês Victor Wembanyama foi quem mais se aproximou de Jokic nos dois quesitos. Ele pegou 58 rebotes em seis duelos disputados, obtendo uma média de 9.7. Vale destacar o japonês Josh Hawkinson, que enfrentou o Brasil, que também teve 9.7 rebotes dor partida.
Leia mais!
- Com triplo-duplo de Nikola Jokic, Sérvia bate Alemanha e conquista o bronze
- Nikola Jokic fica perto de fazer história no basquete das Olimpíadas
- Boletim de rumores e trocas da NBA (07/08/2024)
O mesmo acontece nas assistências. Jokic teve 52 passes seis jogos, resultando em uma média de 8.7 por partida. Portanto, superou por pouco sobre LeBron James. O astro do Los Angeles Lakers teve 51 assistências, sendo 8,5 por partida.
Mas não para por aí. O pivô da Sérvia também foi um dos três líderes em roubos de bola no torneio. Foram 12 para ele, mesma marca de Franz Wagner e Victor Wembanyama. Nas médias, ambos lideraram com duas roubadas por jogo, ao lado de Nuni Omot, do Sudão do Sul.
Além disso, Jokic conseguiu um triplo-duplo na vitória sobre a Alemanha na disputa pelo bronze. O astro anotou 19 pontos, 12 rebotes e 11 assistências. Assim, se tornou apenas o quarto jogador a obter essa marca em um jogo na história das Olimpíadas. Sasha Belov, LeBron James (duas vezes) e Luka Doncic são os outros nomes.
Aliás, o pivô já tinha flertado com isso durante a competição. Na segunda rodada do torneio, contra Porto Rico, Jokic anotou 14 pontos, 15 rebotes e nove assistências em apenas 23 minutos na quadra. Mas ele não voltou para a ação nos últimos dez minutos para atingir a marca.
Por fim, ser o rei das estatísticas nas Olimpíadas pela Sérvia levou Nikola Jokic ao time ideal do torneio. Ele esteve ao lado de LeBron James, Stephen Curry, Victor Wembanyama e Dennis Schroder.
Além disso, ele foi um dos três atletas votados para o prêmio de MVP. James foi o vencedor com quatro votos, enquanto o sérvio levou um único voto.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Além disso, quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA