Stephen Curry decide, EUA derrota França e fatura quinto ouro seguido em Olimpíadas

Astro do Warriors brilha em seu primeiro Jogos Olímpicos com oito bolas de três na final

stephen curry eua frança Fonte: Divulgação / FIBA

Os EUA garantiram a medalha de ouro nas Olimpíadas ao superar a França por 98 a 87, neste sábado (10), com grande atuação de Stephen Curry. Pela segunda partida seguida, o astro do Golden State Warriors brilhou com 24 pontos, cinco assistências e oito bolas de três, sendo quatro delas nos dois minutos finais de jogo. Assim, lidou os Estados Unidos para a quinta medalha de ouro seguida.

Portanto, com a atuação de Stephen Curry no triunfo dos EUA sobre a França, o craque somando 17 arremessos do perímetro na semifinal e final dos Jogos Olímpicos. Além da atuação de gala do armador, o time americano ainda contou com mais uma excelente partida de LeBron James. O astro do Los Angeles Lakers anotou um duplo-duplo de 14 pontos e dez rebotes.

Kevin Durant, que iniciou seu primeiro jogo como titular no torneio, também foi sólido mais uma vez. O maior pontuador do basquete olímpico fez 14 pontos, quatro rebotes e quatro assistências.

Publicidade

Pelo lado francês, Guerschon Yabusele, que tomou a titularidade de Rudy Gobert, fez grande primeiro tempo. Afinal, o jogador do Real Madrid anotou 15 pontos nos primeiros 20 minutos, mas seu rendimento caiu na segunda etapa e terminou com 20 pontos. Então, o grande destaque foi Victor Wembanyama.

O jovem astro do San Antonio Spurs fez sua melhor apresentação na Olimpíadas, sobretudo no primeiro quarto. O pivô terminou com 26 pontos, sete rebotes e duas bolas de três. A grata surpresa da França para a decisão foi o veterano Nando De Colo. O armador que teve poucos minuto no torneio, entrou em quadra no começo da partida e não saiu mais. Assim, foi importante taticamente e contribuiu em momentos difíceis com sua experiência. Foram 12 pontos e três assistências para ele.

Publicidade

Leia mais!

Apesar da França fazer jogo duro contra os EUA, os atuais pentacampeões olímpicos lideraram o placar durante quase todo o confronto. Mesmo por uma margem pequena em todos os quartos, não conseguiu tomar conta do jogo. Dessa forma, o time americano soube jogar “baldes de água fria” em qualquer esboço de reação francesa.

Além disso, o time da casa demorou para ter aproveitamento do perímetro. No final do terceiro quarto, afinal, eram apenas três bolas convertidas. Só depois deste período que o time melhorou no quesito e concluiu com nove de 30. Por outro lado, os Estados Unidos estavam afiados da longa distância e terminaram com 18 acertos em 36 tentativas.

Publicidade

Apesar do forte garrafão francês, os americanos dominaram em rebotes. Ao todo, os EUA pegaram 38, enquanto a França apanhou 33. Um quesito melhor para o time da casa foram os desperdícios de bola, já que cometeu 12 turnovers, contra 17 da equipe americana.

Assim, com o jogo sob controle durante boa parte, os EUA faturaram a medalha de ouro nas Olimpíadas de Paris ao superar a França com show de Stephen Curry no momento decisivo. Portanto, foi a quinta conquista seguida do time americano que acumula oito títulos nas últimas dez edições da competição esportiva mais importante do mundo. Em contrapartida, a França amarga novamente a medalha de prata. Afinal, também foi superada pelos americanos em Tóquio 2020.

Publicidade

O jogo

O duelo começou com os ataques levando a melhor sobre as defesas. Com um ritmo acelerado de ambas as partes, até o momento que a França começou a forçar bolas de três, sem sucesso. Mas com Wembanyama inspirado nos minutos iniciais, o time da casa voltou a pontuar e o jogo se manteve equilibrado. Aliás, as duas equipes entregaram muitas jogadas plásticas nos primeiros cinco minutos. Na segunda parte do quarto, com as equipes rodando o elenco, o time americano tomou as rédeas do jogo e abriu cinco de vantagem. 20 a 15 EUA.

A França amaçou o aro em bolas de três no primeiro período. Isso porque foram nove tentativas e apenas um acerto. Por outro lado, os Estados Unidos converteram quatro de 11. Em turnovers, tudo igual: 4 a 4.

O segundo quarto começou favorável para o time francês, com Coulibaly muito bem, conseguiu uma corrida de 10 a 4 para virar o jogo. Então, a França melhorou nos dois lados da quadra. Mas, a alegria da equipe mandante durou pouco. Após pedido de tempo de Steve Kerr, os EUA voltaram melhor e logo retomou a diferença de cinco pontos. Apesar de grande enterrada de Yabusele em LeBron, que colocou a torcida no jogo, o final do quarto foi americano, impondo dez de diferença: a maior vantagem da partida até então. 49 a 41.

Publicidade

Segundo tempo

Na volta do intervalo, o confronto iniciou equilibrado, mas o que favorecia a os EUA, que lideravam o placar. Além disso, a França não conseguia converter bolas do perímetro. Esse quesito, então, começou a pesar a favor dos americanos. Com um time mais pesado em quadra, sofreu com transições americanas na primeira parte do período. O jogo parecia confortável para os Estados Unidos, até que duas bolas de três da França, enfim, caíram, forçando um pedido de tempo. A diferença que fora de 13, caiu para seis.

No entanto, a tônica do jogo passou a ser essa desde o segundo quarto. A França esboçava uma reação e logo os Estados Unidos reagiam e conseguiam manter a vantagem na casa dos dez pontos. Assim, a partida foi para o período final com o time americano liderando em bolas de três, mas cometendo mais desperdícios de bola que o adversário. Da mesma forma, os EUA distribuíram mais assistências.

Publicidade

O cenário se manteve o mesmo no quarto final. Os EUA conseguiram manter o bom ritmo, sem deixar que o rival crescesse no jogo. A França, ainda assim, se manteve na partida, com a diferença sempre perto de dez pontos. Mas, nos minutos finais, dois turnovers bobos fizeram com que o time americano abrisse 12 de vantagem e praticamente sacramentaram a medalha de ouro. Por fim, os franceses tentaram uma reação final, encurtando para seis a diferença, mas não foi o bastante.

França 87 x 98 EUA

Destaques

França

Jogador PTS RBS AST STL BLK
Victor Wembanyama 26 7 2 1 0
Guerschon Yabusele 20 2 0 2 0
Nando De Colo 12 2 3 2 0
Evan Fournier 8 3 2 1 0

Três pontos: 9-30 (30%): Wembanyama: 3-8

Publicidade

EUA

Jogador PTS REB AST STL BLK
Stephen Curry 24 1 5 2 0
Devin Booker 15 6 3 0 0
Kevin Durant 15 4 4 1 1
LeBron James 14 6 10 2 1
Anthony Davis 8 10 1 1 4

Três pontos: 18-36 (50%) / Curry: 8-12

Publicidade

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários