A seleção da Sérvia se prepara para um enorme desafio, pois vai enfrentar os EUA na semifinal do basquete masculino olímpico. E não tenta minimizar o obstáculo que vai encontrar nessa quinta-feira. Afinal, a equipe europeia já perdeu duas vezes para os norte-americanos só no último mês. O técnico Svetislav Pesic, com essa experiência, acredita que estamos diante de um time ainda mais histórico do que parece.
“Você percebe que eles crescem como equipe a cada jogo. Nós respeitamos isso, mas também temos respeito próprio. Não estamos com medo deles, então entraremos em quadra para fazer uma boa partida. No entanto, sabemos que vamos encarar um time excepcional. Eu acho que é a melhor seleção da história do basquete, na verdade”, opinou o experiente treinador sérvio.
Para enfrentar um time histórico, você precisa de uma preparação diferente. Pesic, por isso, mudou os seus planos antes da partida contra os EUA. Os sérvios passaram para um jogo duríssimo contra a Austrália nas quartas-de-final. Venceram na prorrogação, depois de chegarem a ficar mais de 20 pontos atrás no marcador. Ele surpreendeu e suspendeu os treinos do elenco.
“Ficamos no hotel hoje porque queremos apresentar o melhor basquete que pudermos. Depois de uma partida tão tensa e difícil contra a Austrália, a gente resolveu que um treino pesado não seria ideal. Fomos muito exigidos não só física, mas mentalmente. Então, nós demos um pouco de espaço para que os jogadores pudessem descansar”, justificou o veterano comandante.
Leia mais sobre a seleção dos EUA
- “Atual time dos EUA derrotaria o Dream Team”, projeta Draymond Green
- Jornalista acusa FIBA de sabotar time dos EUA no basquete 3×3
- “Nunca haverá outro LeBron James”, avisa ex-técnico da seleção dos EUA
Medalha
Para a Sérvia, a conquista de uma medalha olímpica já é um resultado bem importante. A equipe só possui uma prata anterior no basquete masculino, nos Jogos do Rio-2016. Além disso, os comandados de Pesic chegam credenciados pelo segundo lugar na Copa do Mundo FIBA do ano passado. O técnico reconhece que só subir ao pódio será uma vitória por si só, mas não espere um time satisfeito com o bronze.
“Nós estamos entre os quatro melhores times das Olimpíadas, o que eu já considero um grande sucesso. Mas não queremos parar por aqui. Temos que seguir em frente porque viemos a Paris para fazer o nosso melhor e conquistar uma medalha. Por isso, chegar a esse jogo ainda não satisfez ninguém dentro do nosso vestiário. Podemos mais”, garantiu o treinador de 74 anos.
Uma vitória contra os EUA, a princípio, já garante uma medalha para os sérvios. Não é uma tarefa fácil, mas é para isso que a seleção veio a Paris. “Essa partida é a nossa primeira oportunidade de ganhar uma medalha. Nós sabemos que há um adversário incrível do outro lado. Temos uma noção exata disso, mas não vamos simplesmente desistir dessa chance”, concluiu Pesic.
Pé no acelerador
A seleção dos EUA derrotou a Sérvia em um amistoso preparatório e, depois, na estreia do basquete olímpico. As duas equipes estavam no mesmo grupo na primeira fase. As duas vitórias foram tranquilas para o Team USA. Isso pode parecer um ponto positivo, mas é uma armadilha em potencial. O técnico ianque, Steve Kerr, ressalta que os resultados anteriores não entram em quadra nessa quinta.
“Não podemos entrar nesse jogo com menos intensidade só porque já os vencemos duas vezes antes. Temos que entregar o nosso melhor esforço dentro de quadra, ainda mais do que nas partidas anteriores. Precisamos pensar no que devemos fazer diferente e o que eles podem fazer diferente. Jokic pode ficar em quadra os 40 minutos, mas existe bem mais a estudarmos”, alertou o treinador do Golden State Warriors.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA