Sudão do Sul dispara críticas à arbitragem após eliminação para Sérvia

Seleção africana terminou sua primeira participação olímpica com uma vitória em três jogos

sudão sul arbitragem sérvia Fonte: Divulgação / FIBA

Em sua participação olímpica, o Sudão do Sul acabou eliminado na fase de grupos após derrota para Sérvia, no sábado (3), mas não poupou críticas à arbitragem. Após o revés por 96 a 85, o presidente da Federação e o técnico da seleção africana disparam contra as decisões dos juízes em quadra. Para eles, houve parcialidade a favor da equipe de Nikola Jokic.

O técnico do Sudão do Sul, Royal Ivey, apontou uma grande discrepância de faltas como evidência de parcialidade por parte da arbitragem contra a Sérvia. Além disso, presidente da federação, Luol Deng, disse que os árbitros africanos deveriam fazer parte dos principais torneios internacionais.

“Eles arremessaram 31 lances livres e nós apenas seis?” Vamos contar a história real, porque isso é uma farsa. Como eles arremessam 31 lances livres e nós apenas seis? Como? Meus jogadores estavam dando tudo de si. Sangue, suor e lágrimas. Agora, me diz como nós arremessamos seis lances livres? Foi apenas um lance livre no segundo tempo”, questionou Ivey após a partida.

Publicidade

Além disso, o treinador revelou reclamações dos árbitros sobre o comportamento dos jogadores no banco de reservas. Da mesma forma, o ameaçaram de expulsão por estar fora da área do técnica, sendo que, segundo ele, os juízes toleraram um comportamento semelhante do técnico da Sérvia.

Luol Deng, homem responsável pelo sucesso do basquete sul-sudanês, também não poupou críticas. Ele tem experiência de 16 anos na NBA. Então usou de sua fama no esporte internacional para levantar pontos polêmicos na primeira participação em Olimpíadas de seu país.

Publicidade

Leia mais!

“Eu sei que a Sérvia é conhecida no basquete. É um time ótimo há muitos anos. Então, a maneira e o estilo que eles jogam já é conhecido. Tudo bem se os árbitros conhecem certos jogadores para deixá-los jogar seu estilo. Mas também precisam deixar que nossos rapazes joguem da sua forma. Não sei por que não há árbitros africanos nas Olimpíadas. Estamos em 2024. Se estamos representando o continente, que seja de forma completa”, disparou Deng.

O ídolo do Sudão do Sul também falou sobre um “preconceito” com atletas africanos. Isso porque alegou que há um julgamento com o estilo de jogo. Ou seja, confundem a imposição física e a marcação forte com agressividade.

“Isso é algo em que temos que continuar trabalhando. Mas, se os árbitros não estão familiarizados com nosso jogo, com nosso estilo, então não sei para que serve Copa do Mundo e Olimpíadas. É apenas o estilo de basquete europeu que vale e não temos permissão para ser ‘agressivos’?”, finalizou o ex-atleta do Chicago Bulls.

Publicidade

Por fim, Bogdan Bogdanovic, que foi o grande nome da partida com 30 pontos, reconheceu o talento do Sudão do Sul e fez elogios à seleção adversária.

“Eu estava com medo do Sudão do Sul antes do jogo. Eles fizeram um ótimo torneio. Eu os respeito muito. Nós os conhecemos desde a Copa do Mundo. Então, posso dizer que eles realmente melhoraram”, comentou o sérvio do Atlanta Hawks.

Publicidade

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários