O Boston Celtics desperdiçou o primeiro “match point” para conquistar o título da NBA. Mas não foi uma derrota comum. A equipe de melhor campanha da temporada, afinal, protagonizou uma das suas piores atuações do ano. O Dallas Mavericks simplesmente atropelou o Celtics no quarto jogo das finais da NBA, por 122 a 84. Assim, o time de Boston deixou escapar a chance de mais uma varrida nos playoffs.
“Em primeiro lugar, precisamos dar crédito a Dallas. Foram físicos, dominaram a tábua e, assim, colocaram pressão sobre nós. E, ao mesmo tempo, a gente não converteu os arremessos. Como resultado, deixamos que jogassem com liberdade e tivessem várias chances de pontuar. Então, agora, vamos analisar os vídeos e voltar melhores no próximo jogo”, avaliou o ala Jaylen Brown, após o revés.
Os números comprovam que foi uma noite totalmente atípica do Celtics. Para começar, os 35 pontos anotados no primeiro tempo foi a menor marca desde que Joe Mazzulla assumiu a equipe. Além disso, a equipe nunca havia perdido os dois quartos iniciais de um jogo de finais por 26 pontos de diferença. Para Jayson Tatum, no entanto, o time deve levar só aprendizados da péssima performance.
“Nós não podemos nos martirizar muito com o que aconteceu hoje, pois já aconteceu. Não dá para mudar mais. O que temos que fazer, certamente, é extrair lições e jogar melhor. Sempre dizemos que perder por dois ou 30 pontos é a mesma coisa, mas não vamos dar desculpas. Precisamos apresentar, acima de tudo, um melhor basquete. E vamos fazer isso”, garantiu o líder da franquia.
Leia mais sobre o Boston Celtics
- “Bucks entregou título da NBA ao Celtics?”, questiona Joel Embiid
- Derrick White mira extensão prévia de contrato com o Celtics
- “Quero ver Celtics campeão da NBA antes de morrer”, afirma lenda Bob Cousy
Preparação
É comum que, depois de uma derrota tão taxativa, se critique a preparação e postura dos jogadores do lado perdedor. O Celtics trabalha com boa margem de erro na série, mas não pode ter um desempenho tão abaixo do normal nesse momento. É necessário estar preparado para vencer sempre, não importa qual seja a situação. Mas Mazzulla credita a atuação mais a uma noite ruim do que despreparo.
“Essa equipe teve um ótimo processo de preparação e treino pré-jogo. Fizemos uma sessão de vídeo, além disso, bem detalhada. Mas a preparação não garante sucesso automático. Acho que os jogadores entraram em quadra com as intenções certas e, no fim das contas, as coisas não aconteceram do nosso jeito. Dallas jogou mais duro e, assim, mereceu vencer”, minimizou o treinador.
A maior parte do elenco, aliás, teve uma visão semelhante ao técnico. O destino quis que o Celtics não fosse campeão nessa sexta-feira. “Eu sinto que Dallas simplesmente foi o melhor time nessa noite. Você pode dar várias explicações para o que aconteceu, mas foram muito melhores do que nós. É duro ter que admitir isso, mas é a realidade. Acontece…”, lamentou o veterano Al Horford.
Mais fortes
A derrota, certamente, tem poucos efeitos no panorama geral da série. O Celtics tem uma nova chance de bater o Mavericks e conquistar o título no quinto jogo das finais, na próxima segunda. E, dessa vez, vai atuar com o apoio do seu torcedor em Boston. Tudo sinaliza, a princípio, para um amplo favoritismo dos campeões do Leste. Por isso, Brown reforça que a equipe não pode se deixar abalar pelo resultado isolado.
“Esses são os momentos que te fortalecem ou destroem. Então, precisamos mostrar o nosso poder de reação e reagrupar. Temos que olhar para esse jogo e aprender o que for necessário para atacar os problemas. O objetivo que perseguimos aqui não é fácil. Mas ninguém aqui esperava que fosse fácil, mesmo após as três vitórias. Por isso, não podemos desmobilizar”, concluiu o jogador de 27 anos.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA