James Harden: “Quero ser lembrado como um vencedor no basquete”

Em viagem à Europa, astro do Clippers reflete sobre imagem que quer deixar após fim da carreira

james harden vencedor basquete Fonte: Reprodução / Instagram

James Harden não é o primeiro nome que vem à cabeça quando os torcedores pensam em um vencedor no basquete da NBA. Afinal, apesar de grandes façanhas individuais, ele nunca foi campeão da liga. Os seus únicos títulos desde que saiu do colegial foram uma medalha de ouro olímpica e mundial com a seleção dos EUA. Mas é assim o astro gostaria de ser lembrado depois do fim da carreira no esporte.

“Eu quero que lembrem de mim como um vencedor, assim como um professor do jogo. Além disso, gostaria de ser visto como alguém que amava o basquete de uma maneira diferente. Que fui alguém que realmente gostava disso. Eu adoraria que falassem que, independentemente do dinheiro, fui um jogador que amava estar em quadra”, confidenciou o veterano, em entrevista ao site Basket News.

A questão do legado tende a ficar na mente de Harden cada vez mais. O craque do Los Angeles Clippers, para começar, completa 35 anos de idade em agosto. Pode assinar o seu último grande contrato na NBA nessa offseason, pois vai ser agente livre em julho. Parece que o fim da carreira está próximo, mas o seu amor pelo jogo se mantém da forma como tudo começou.

Publicidade

“Passei por muitos lugares e convivi com muitas pessoas durante a minha carreira. Não importa se estou com crianças na Europa ou em uma viagem à China, por exemplo. Eu só gostaria que as pessoas soubessem e, acima de tudo, entendessem o quanto amo o basquete. Realmente sempre adorei esse jogo”, cravou o eleito como um dos 75 melhores jogadores da história da NBA.

Leia mais sobre James Harden

Siga em frente

É claro que, apesar das críticas do público, James Harden sempre teve como prioridade ser um vencedor no basquete. Ele conquistou dois títulos estaduais no high school da Califórnia, antes das medalhas com a seleção. Na NBA, no entanto, sempre teve uma pedra no caminho até o troféu Larry O’Brien. Mas, depois de 15 temporadas na liga, o armador não possui outra opção a não ser seguir acreditando.

Publicidade

“A gente sempre passa por momentos na vida em que desejamos algo, mas as coisas simplesmente não acontecem. Quando me sinto assim, aprendi que a única forma de reerguer é seguir em frente e se desafiar ainda mais. A única opção, para resumir, é seguir em frente. Você precisa saber o seu objetivo, ter foco e buscá-lo até o fim”, sentenciou o experiente astro.

A cada derrota, mais comentários negativos se acumularam sobre a sua carreira e jogo. Enquanto muitos jogadores da liga têm problemas com isso, ele simplesmente os ignora. “Nunca perco de vista o que é realmente importante para mim. E, assim, mantenho tudo o que é negativo longe de mim – mídia, comentários e tudo o mais. Por isso, hoje, posso dizer que estou bem mentalmente”, explicou.

Publicidade

Eurocamp

Harden está em Treviso, na Itália, para participar do tradicional Adidas Eurocamp. Esse evento reúne os principais jovens talentos da Europa e, como resultado, vários nomes que devem ser escolhidos nos futuros drafts. Nikola Jovic e Vasilije Micic, por exemplo, são outros atletas da NBA que estão no local. O craque valoriza a oportunidade de ser um mentor e passar dicas para os jogadores que vem por aí.

“Eu tive a oportunidade de agenda de estar aqui para ver alguns desses jovens talentos, então aceitei o convite na hora. Muitos jogadores já passaram por esse evento e, agora, estão brilhando na NBA. Por isso, quis fazer parte do amadurecimento desses garotos e dar uma olhada de perto na nova geração. Até agora, tem sido uma ótima experiência”, concluiu o futuro integrante do Hall da Fama.

Publicidade

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários