Não olhe agora, mas Karl-Anthony Towns é um verdadeiro All-Star quando o Minnesota Timberwolves joga fora de casa. No entanto, quando atua em seus domínios, é um sufoco. O jogador simplesmente não consegue fazer boas partidas em Minnesota. Ao menos, é o que os números mostram.
Durante a temporada regular, o ala-pivô produziu 20.3 pontos, com 48.1% nos arremessos gerais, 84.2% nos lances livres e 41.4% no perímetro. Mas tais números ganham uma espécie de turbo quando ele está fora de Minnesota. Foram 23.3 pontos, com 52.6% nos arremessos gerais, 91% em lances livres e 41.8% nas bolas de três.
Tirando o arremesso do perímetro, que é bem similar e de ótimo aproveitamento, o resto cai quando Karl-Anthony Towns joga em Minnesota. Parece estranho, né? Mas a situação é ainda mais grave nos playoffs.
Em Minnesota, Towns produz 14.1 pontos, 35.6% de aproveitamento nos arremessos e apenas 30.3% em bolas de três. Mas nos oito jogos que fez fora de casa, os números são impressionantes: 22.3 pontos, além de 54.4% nos arremessos gerais e 40% do perímetro.
Ou seja, são dois jogadores completamente diferentes.
Claro, existem jogos em que ele não produz nada ofensivamente. Mas aí é por conta da marcação que enfrenta. No terceiro jogo da série final do Oeste contra o Dallas Mavericks, Towns foi muito mal, mesmo jogando fora.
Leia mais
- Anthony Edwards lidera e Timberwolves evita eliminação contra o Mavericks
- Analista da NBA se arrepende de voto em Rudy Gobert para Defensor do Ano
- Anthony Edwards motiva Timberwolves para “fazer história” nos playoffs
Aí, você pode colocar nas contas de Dereck Lively, PJ Washington e Daniel Gafford. Lively não jogou na quarta partida, em Dallas, por conta de uma lesão. Então, Towns fez o seu melhor jogo da série, com 25 pontos e quatro acertos no perímetro em cinco tentativas. Além disso, ele converteu nove dos 13 arremessos gerais.
Ele não sente a pressão de jogar fora de casa, o que é algo realmente admirável. Poucos jogadores conseguem encarar uma torcida chata assim nos playoffs. Mas em Minnesota, Towns parece um jogador comum. Defende mal, comete faltas além do normal. Não que ele não faça isso em qualquer lugar, mas é pior quando está em seus domínios.
Sendo ele a segunda opção ofensiva, atrás apenas de Anthony Edwards, Karl-Anthony Towns vem correspondendo quando não joga em Minnesota. Muito por isso, o time venceu três dos quatro jogos contra o Denver Nuggets no Colorado. E não foi diferente quando encarou Phoenix Suns no Arizona na primeira rodada e o Dallas Mavericks na quarta partida.
É um jogador de elite assim. Um leão (no melhor sentido da palavra) quando atua fora, mas um gatinho (no pior sentido) em casa.
Bizarro, não?
Por que acontece?
É normal a gente ver o contrário. Com o apoio da torcida, é normal que o jogador tenha melhores performances jogando na frente deles. Mas Towns faz o oposto do que todo mundo imagina. Até defender bem ele consegue, algo que o jogador recebe muitas críticas.
No entanto, o jogador não parece ter uma explicação para o motivo de tudo isso.
Provavelmente em seu melhor jogo nos playoffs até aqui, Towns liderou o Timberwolves em vitória sobre o Nuggets na segunda partida das semifinais do Oeste. E sem Rudy Gobert. Na ocasião, Gobert voltou para Minnesota por conta do nascimento de seu primeiro filho e não conseguiu chegar em Denver antes do embate.
“Quando você não tem o melhor defensor do ano ao seu lado, você precisa crescer de produção”, disse Towns após a vitória contra o Nuggets. “Nós entendemos que temos um desafio contra os atuais campeões, com alguns dos melhores jogadores que a gente já viu. Então, entendemos o desafio. Apenas queríamos vir aqui (em Denver) e encontrar um jeito de vencer o jogo”.
Ali, Towns anotou 27 pontos e pegou 12 rebotes. Fora de casa.
Seja como for, nesta quinta-feira o Minnesota Timberwolves precisa de Towns em sua versão fora de casa para seguir vivo nos playoffs. O problema? O jogo é em casa.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA