Todas as partidas do Dallas Mavericks costumam ser, entre outras coisas, um confronto entre Luka Doncic e a arbitragem. O esloveno é um dos mais cultuados jovens craques da NBA, mas provoca antipatia pelas constantes reclamações com os juízes. Por isso, a quinta partida da série contra o Oklahoma City Thunder mostrou um jogador diferente. Afinal, ele comandou a vitória dos texanos enquanto quase ignorou o “apito”.
“Eu estou simplesmente tentando jogar basquete, antes de tudo. O meu foco só está em quadra. Às vezes, tudo o que ocorre durante o jogo faz com que me esqueça o que mais amo. Mas, hoje, a minha cabeça estava no lugar certo. O meu mental estava apenas em competir em alto nível. Mostrar o meu basquete com um sorriso no rosto”, contou o craque, depois do triunfo por 104 a 92.
Doncic foi a referência do Mavericks na noite após registrar mais um triplo-duplo em sua carreira. O ala-armador anotou 31 pontos, dez rebotes e 11 assistências. O desempenho aconteceu apesar de várias dificuldades, pois o astro lida com uma entorse no joelho e a defesa implacável de Luguentz Dort. Ele admite que deixar a arbitragem de lado ajudou em sua melhor atuação na série contra o Thunder.
“Não deixei de conversar com os árbitros, mas o fiz de forma ‘normal’ e sem reclamar. Eu acho que passei o jogo inteiro sem perder o controle. Nada. A minha preocupação, então, esteve apenas em jogar se divertindo. Pura e simples diversão, em síntese. Foi aquele velho Luka, pois fui só um garoto feliz que se diverte em quadra”, reforçou o novo ídolo de Dallas.
Leia mais sobre Luka Doncic
- Goran Dragic: “Doncic precisa mudar um pouco para ser campeão da NBA”
- “Shai Gilgeous-Alexander é inacreditável”, reconhece Luka Doncic
- Luka Doncic admite estar decepcionando Kyrie Irving com atuações
Equilíbrio saudável
Reclamar menos com a arbitragem, a princípio, não significa uma admissão de erro de Luka Doncic ou do Mavericks. Os juízes são humanos e, assim, também passíveis de cometerem falhas. Aliás, erram demais em todos os esportes. Mas o ala-armador já disse que a frustração com as marcações dos juízes interferia em suas atuações. Por isso, Kyrie Irving ficou orgulhoso da postura do colega nessa quarta-feira.
“Eu não vou criticar Luka por sua postura com os árbitros, pois eles não são perfeitos. Dou o benefício da dúvida para o meu amigo. É impossível não falar com os juízes em algum momento, mas acho que ele encontrou um equilíbrio saudável hoje. Ele estava mais focado sempre em fazer as jogadas certas e, sobretudo, manter o pé no acelerador”, elogiou o armador.
Para Irving, certamente, Doncic precisa levar a mesma conduta do quinto jogo para as próximas partidas. Os resultados comprovam de que esse é o caminho certo agora. “Acho que Luka pode aprender bastante com o jogo de hoje. Deve seguir com essa abordagem. Afinal, quando está focado da forma como esteve agora, o nosso time cresce demais”, argumentou.
Não é robô
A vitória do Mavericks em Oklahoma City coloca os texanos a uma vitória das finais de conferência. Vai ter a chance de fechar a série no sábado, atuando em casa. O técnico Jason Kidd, assim como Irving, gostaria que Doncic levasse a mesma postura para a partida mais importante da temporada do time. No entanto, ele entende que o jovem astro é só um ser humano. É tão passível de erros quanto os árbitros.
“Luka é um ser humano, não um robô. Às vezes, a gente acha que esse garoto só deve entrar em quadra e anotar 30 pontos, dez rebotes e dez assistências. Os playoffs, no entanto, são mais complexos do que isso. É um teste físico e, acima de tudo, mental. Antes de um jogo fora de casa, você precisa saber que a arbitragem não vai marcar algumas faltas. É preciso entender e superar isso”, concluiu o ex-jogador.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA