A temporada 2024 da WNBA começa nesta terça-feira (14) e terá três atletas brasileiras: Damiris Dantas (Indiana Fever), Stephanie Soares (Dallas Wings) e Kamilla Cardoso (Chicago Sky). Como não poderia deixar de ser, o Jumper Brasil vai trazer ao público a cobertura da principal liga profissional de basquete feminino do mundo.
Quatro partidas movimentam a abertura da temporada 2024 WNBA, mas nenhuma das três brasileiras estará em quadra. Assim, os trabalhos começam com New York Liberty x Washington Mystics (20h), Indiana Fever x Connecticut Sun (20h30), Phoenix Mercury x Las Vegas Aces (23h) e Minnesota Lynx x Seattle Storm (23h). Damiris não está disponível para o jogo do Fever em razão de uma lesão no joelho direito.
Cada uma das 12 equipes vai disputar 40 jogos na temporada regular da WNBA. Em 2023, Aces e Liberty fizeram a grande final. O time de Las Vegas levou a melhor, em uma série de quatro jogos. Foi o segundo título consecutivo da equipe treinada por Becky Hammon. O Aces, aliás, é favorito ao tricampeonato, segundo especialistas da WNBA.
O All-Star Game vai ocorrer em Phoenix, no dia 20 de julho. Além disso, a WNBA terá uma pausa em julho e agosto por causa dos Jogos Olímpicos de Paris.
A WNBA
A WNBA nasceu em 1996 e era formada por oito equipes ligadas à NBA. Atualmente, 12 franquias, divididas nas conferências Leste e Oeste, disputam a competição. A empresária Cathy Engelbert foi eleita a primeira comissária da WNBA, em maio de 2019. Anteriormente, o principal cargo da liga tinha o título de presidente, e já foi ocupado por Val Ackerman (1997-2005), Donna Orender (2005- 2010), Laurel J. Richie (2011-2015) e Lisa Borders (2016-2018).
O Houston Comets (equipe extinta em 2008), Minnesota Lynx e Seattle Storm são os maiores ganhadores da WNBA, com quatro títulos cada. A seguir aparecem Detroit Shock (realocada em 2016, hoje Dallas Wings), Los Angeles Sparks e Phoenix Mercury, com três conquistas cada.
Equipes
Conferência Leste
– Atlanta Dream
– Chicago Sky
– Connecticut Sun
– Indiana Fever
– New York Liberty
– Washington Mystics
Conferência Oeste
– Dallas Wings
– Las Vegas Aces
– Los Angeles Sparks
– Minnesota Lynx
– Phoenix Mercury
– Seattle Storm
Leia mais sobre a WNBA!
- Golden State Valkyries: WNBA revela nome da nova franquia
- Kamilla Cardoso é a terceira escolha do Draft da WNBA
- Caitlin Clark fecha contrato com a Nike e valor surpreende
Brasileiras na temporada 2024 da WNBA
- Damiris Dantas (ala-pivô, 31 anos, 1,91m, Indiana Fever). Natural de Ferraz de Vasconcelos, região metropolitana de São Paulo, Damiris é uma veterana na WNBA. Afinal, ela vai para a sua décima temporada na melhor liga de basquete feminino do mundo. A ala-pivô foi pick 12 do recrutamento de 2012. Damiris atuou durante seis campanhas pelo Minnesota Lynx, time que a selecionou no Draft. Além disso, defendeu o Atlanta Dream por duas temporadas e meia. Após ficar ausente da liga no ano passado, ela acertou um contrato de dois anos com o Indiana Fever. Com isso, ela será companheira da novata Caitlin Clark, primeira escolha do Draft de 2024 e um verdadeiro fenômeno do basquete feminino. Por fim, Damiris é a principal referência do basquete feminino brasileiro na atualidade.
- Stephanie Soares (ala-pivô/pivô, 24 anos, 1,98m, Dallas Wings). Quarta escolha do Draft do ano passado, a paulistana Stephanie perdeu toda a temporada de 2023 por conta de uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. Mas, agora, ela está recuperada e pronta para, finalmente, estrear, na WNBA.
- Kamilla Cardoso (pivô, 23 anos, 2,01m, Chicago Sky). A mineira de Montes Claros foi a terceira escolha do Draft deste ano. Kamilla, portanto, chega à WNBA cercada de expectativas. Bicampeã da NCAA pela Universidade de South Carolina (2022 e 2024), a jovem pivô foi eleita a MVP da final deste ano. Além disso, ela é a grande esperança para que a seleção brasileira possa voltar a ser competitiva no cenário mundial.
Regulamento
Cada uma das 12 equipes vai disputar 40 jogos na temporada regular, que vai até 19 de setembro. Os playoffs serão entre as oito melhores equipes (independente da conferência). As quartas de final terão séries de até três partidas. Já as semifinais e a final em séries de melhor de cinco.
Onde assistir a WNBA?
A detentora dos direitos dos jogos da WNBA para o Brasil é a ESPN, que vai transmitir várias partidas ao longo da temporada regular e dos playoffs. Além disso, alguns jogos poderão ser vistos pelo Prime Video, serviço de streaming da Amazon. Por fim, todas as partidas estarão no League Pass da WNBA.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA