Veja os times vencedores e perdedores na temporada 2023/24 da NBA

Listamos dez equipes da atual campanha

times temporada 2023/24 NBA Fonte: Montagem

É um tanto cruel apontar times vencedores e perdedores após uma temporada desgastante como a da NBA em 2023/24, mas eles existiram. Não tem como negar que algumas equipes foram muito abaixo do que a gente esperava, assim como outras superaram (por muito) a expectativa. Então, listamos cinco de cada lado.

Vencedores

Oklahoma City Thunder

É impossível falar sobre os melhores times na temporada 2023/24 da NBA sem pensar no que o Oklahoma City Thunder aprontou. Primeiro, pela média de idade. O Thunder é uma equipe bastante jovem (23.92 anos), com um treinador jovem e um astro (Shai Gilgeous-Alexander) jovem. Mas o formação que o técnico Mark Daigneault faz o time jogar também é inovador.

Isso porque o pivô não tem corpo para jogar na posição, o ala-pivô (na nomenclatura) não tem nem dois metros e o ala-armador (ou armador?) não sabe arremessar e viveu o pior ano de sua curta carreira (Josh Giddey). Mas mesmo assim o Thunder foi passando por seus oponentes durante a temporada 2023/24 e terminou na liderança da Conferência Oeste.

Publicidade

Portanto, estamos falando de um grupo que pode e deve render muitos frutos e que há dois anos estava na loteria do Draft.

Boston Celtics

Sim, senhor óbvio. O Boston Celtics teve a melhor campanha da temporada, passeou no Leste, então teria de estar aqui mesmo. Mas o mais impressionante é que a equipe de Massachusetts o fez sem forçar absolutamente ninguém.

Publicidade

Claro, o elenco é repleto de grandes jogadores, então não chega a ser uma surpresa liderar sua Conferência. Mas a diretoria conseguiu fazer com que os torcedores não sofressem a perda de Marcus Smart, um dos ícones da franquia nos últimos anos. Com Kristaps Porzingis e Jrue Holiday em um grupo que já tinha Jayson Tatum e Jaylen Brown, o Celtics conseguiu fazer com que seus jogadores entendessem a filosofia de seu treinador.

Vá lá, existem pontos para críticas, mas quando um time chega ali em um nível de excelência, é melhor apenas observar e apreciar. Agora, fique abaixo de uma final da NBA para ver se não é fracasso…

Orlando Magic

Era para o Orlando Magic estar nos playoffs? Veja o que a equipe aprontou no Draft. O time não tem arremessadores em uma liga que exige isso. Então, o que raios o Magic fez para estar ali?

Publicidade

Bem, são ótimos defensores de perímetro, tendo um dos melhores da liga (Jalen Suggs), um jogador que ainda está em evolução e pouco aparece (Franz Wagner) e um jovem astro (Paolo Banchero). Além disso, um técnico que sabe mostrar os caminhos mais fáceis para a vitória.

Não por menos, Jamahl Mosley foi finalista para o prêmio de melhor treinador.

Mas não. O Magic ainda é um projeto de time, que acabou queimando etapas e chegou aos playoffs de forma brilhante. Basta adicionar um pivô mais confiável e alguns arremessadores do perímetro e teremos uma equipe muito, muito chata de superar.

Publicidade

San Antonio Spurs

Como não citar o San Antonio Spurs? Apesar de ter uma das piores campanhas, o time ganhou um presente de valor inestimável: Victor Wembanyama. Claro que a equipe ainda é ruim, mas o que vai ter de jogador querendo atuar para Gregg Popovich e ao lado de Wembanyama nos próximos anos…

Sim, o Spurs ainda é um projeto. Mas você tem noção de que acabamos de ver a pior temporada de Wembanyama na NBA? Tudo o que vier nos próximos anos será ainda melhor do que ele mostrou.

Sério. É assustador.

Minnesota Timberwolves

Claro que o Denver Nuggets é um dos vencedores da atual campanha, mas alguém imaginava o Minnesota Timberwolves lutando pelo primeiro lugar do Oeste? Vamos lá.

Publicidade

O Timberwolves é um dos times mais assustadores na defesa na temporada 2023/24 da NBA. Tem um Anthony Edwards cada vez mais sólido como um astro, um virtual quatro vezes vencedor do prêmio de melhor defensor (Rudy Gobert), além de um ótimo técnico (Chris Finch).

A única coisa estranha durante toda a campanha foi o fato de Edwards não aparecer entre os primeiros para o MVP. Se estamos falando dos melhores jogadores dos melhores times, ele deveria receber mais atenção.

Menções honrosas

New Orleans Pelicans, Denver Nuggets, Houston Rockets, Los Angeles Clippers e Dallas Mavericks

Publicidade

Leia mais

Perdedores

Atlanta Hawks

O Atlanta Hawks ficou fora dos playoffs, não tem as próprias escolhas de primeira rodada entre 2025 e 2027 e o time é completamente disfuncional. Seu astro é cheio de problemas (defesa, turnovers, tomadas de decisões, etc), a defesa é horrível mesmo tendo bons defensores e já está acima do teto salarial para a próxima temporada.

Ou seja, a direção precisa agir rapidamente, pois não tem como ficar pior do que está. Possui bons jogadores, mas não vai aos playoffs pela quarta vez nos últimos sete anos. E quando foi, caiu duas vezes na primeira rodada.

Lembra quando John Collins tinha valor de troca? Pois é. A diretoria foi tão mal que ele perdeu espaço no time e saiu por um pacote de jujubas. Vai deixar o mesmo acontecer com o resto do elenco?

Publicidade

Chicago Bulls

A diretoria do Chicago Bulls parece estar em dezembro de 2021, quando liderava o Leste antes de Lonzo Ball sofrer a lesão que o tirou de quadra desde então. Nas últimas duas temporadas, em um elenco com DeMar DeRozan, Nikola Vucevic, Zach LaVine e Coby White, o Bulls parou no play-in.

Enquanto outros times cresceram de produção na temporada 2023/24 da NBA, Chicago foi piorando. Foi uma experiência ruim acompanhar o Bulls na campanha, exceto por Alex Caruso, DeRozan e White. O resto?

Bem, está difícil para o torcedor do Bulls ver um trabalho tão ruim de Arturas Karnisovas, após ele brilhar no Denver Nuggets como dirigente.

Publicidade

Golden State Warriors

Difícil, né? O time que mais assustou adversários na última década não vai aos playoffs pela terceira vez em cinco anos. A verdade é que o ciclo dos astros acabou e ninguém avisou. O Warriors venceu o título de 2021/22, é verdade. Mas desde então perdeu o brilho.

Seja nas atitudes estranhas que causaram suspensões a Draymond Green, nos fracos desempenhos de Andrew Wiggins e Klay Thompson ou na relutância de Steve Kerr em utilizar os jovens. Mas o fato é que o Warriors não é mais o mesmo. Não consegue competir pelo título, não tem mais aquela defesa. Tudo isso atrapalha.

Publicidade

E como Stephen Curry não está ficando mais jovem, é difícil pensar no que é melhor para a franquia. Vai para uma reformulação com Curry mesmo e abraça o tank? Tenta trocar o que tem para dar ao astro mais uma chance de vencer? Situação bem complicada.

Philadelphia 76ers

Não, o Sixers não era para passar por play-in. Tinha time brigando pelos primeiros lugares do Leste, mas a lesão de Joel Embiid deixou tudo muito mais difícil. Embiid voltou, mas pegou a equipe abaixo do que poderia. O 76ers simplesmente não conseguiu competir sem seu melhor jogador. Teve campanha pífia quando o camaronês não jogou.

Publicidade

Mas o Sixers só está aqui é por conta do presente e do futuro.

Embiid está jogando no sacrifício, enquanto o time está a duas derrotas da eliminação. Além disso, quase ninguém tem contrato para a próxima temporada. Nem Tyrese Maxey, por exemplo, tem. Basicamente, só Embiid possui acordo garantido, pois o de Paul Reed não é.

Publicidade

Vai conseguir manter todo mundo? Vai renovar com Tobias Harris? Se sim, por quanto?

Por fim, já seria o caso de fazer o time em torno de Maxey e trocar Embiid para seguir lutando no futuro?

Só para entender, o pivô está com 30 anos, não tem saúde alguma (seu joelho está claramente atrapalhando) e ainda vai disputar Olimpíadas. Pensando em 2024/25, a diretoria terá muito trabalho.

Publicidade

Brooklyn Nets

Poderia colocar outros times entre os perdedores da temporada 2023/24 da NBA, mas o Brooklyn Nets merece sua vaga. Até o Charlotte Hornets, Detroit Pistons e Washington Wizards possuem um futuro mais claro. O Nets está um caos, não tem escolhas de Draft em 2024 e 2026 e vai para o seu quinto técnico desde 2020.

Então, o que resta ao Nets é tentar trabalhar com o que tem, torcer para estender com Nic Claxton e para Ben Simmons encontrar forças e ficar em quadra produzindo. Até Mikal Bridges, que dava pinta de que poderia ser um astro, andou algumas casas para trás.

Publicidade

Ruim, né?

Menções honrosas

Milwaukee Bucks, Phoenix Suns e Utah Jazz

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários