O Denver Nuggets manteve a sua escrita recente e derrotou o Los Angeles Lakers na abertura nos playoffs. A equipe deu uma arrancada depois do intervalo e, com isso, venceu os californianos por 114 a 103. E, mais uma vez, o principal jogador dos atuais campeões ganhou elogios de um ídolo angelino. Para James Worthy, o Lakers encara uma fusão dos lendários Magic Johnson e Kareem Abdul-Jabbar em Nikola Jokic.
“Para mim, Nikola é Magic e Kareem em quadra ao mesmo tempo. Ele é um armador que toma decisões magníficas, um excelente passador, em um momento. Então, em seguida, vira esse pivô que simplesmente domina o garrafão. É um jogador especial, pois faz de tudo em quadra. Por isso, para enfrentá-lo, a sua intensidade defensiva precisa ser máxima”, afirmou o ex-ala.
Jokic liderou o Nuggets à vitória com 32 pontos, 12 rebotes e sete assistências. Mas não foi só isso. Ele converteu 15 de 23 arremessos de quadra, enquanto não cometeu um único desperdício de bola. Foi mais uma atuação marcada pela eficiência e, sobretudo, excelência na execução. Para Worthy, no entanto, essas estatísticas não conseguem detalhar a complexidade do desempenho impecável do sérvio.
“Os números não mentem, mas há outra dimensão neles quando falamos de Nikola. É sobre a forma e o momento em que consegue essas estatísticas. O timing das cestas que converte, por exemplo, é tão significativo. Atrai, mais do que isso, muita atenção das defesas assim que toma uma decisão. Ele é perfeito na execução do que visualiza, para resumir”, exaltou o membro do Hall da Fama.
Leia mais sobre Nikola Jokic
- LeBron James rasga elogios a Nikola Jokic antes de duelo nos playoffs
- JJ Redick declara voto em Nikola Jokic para MVP da temporada
- Nikola Jokic minimiza possível terceiro prêmio de MVP: “Não ligo”
Reviravolta
Após o primeiro tempo, as coisas não pareciam tão encaminhadas para uma vitória do Nuggets. Pelo contrário. O Lakers vencia por três pontos e, com isso, desenhava uma partida mais difícil do que o esperado para os campeões. Mas tudo mudou no retorno dos vestiários. Denver teve um terceiro quarto dominante, virou o placar e, por fim, nunca mais deixou a liderança escapar.
“No terceiro quarto, antes de tudo, Denver mostrou a maturidade de um time que sabe jogar junto. Além disso, valorizou cada posse de bola. Los Angeles, por enquanto, não mostrou isso. Construiu uma vantagem e, em seguida, começou a desperdiçar lances, fazer passes displicentes e ‘queimou’ o seu momento. Essa foi a diferença da partida”, apontou o veterano comentarista.
Worthy acredita que, assim que o Nuggets cresceu no jogo, o descuido dos californianos ficou exposto em quadra. E, com isso, o time “desmoronou” de forma bastante rápida. “A volta do intervalo foi um desastre para o Lakers, pois o ataque simplesmente parou. Foi uma equipe lenta, burocrática, sem movimentação. E, assim, os erros cobraram o seu preço”, concluiu o atleta aposentado.
Melhor de todos
Comparações com Magic Johnson e Kareem Abdul-Jabbar nos tempos áureos de Lakers estão virando uma constante para Nikola Jokic. No entanto, há quem não pare nisso. O ex-treinador George Karl, um ídolo do Nuggets também, vê o pivô se insinuar em uma discussão bem séria. Para o veterano, por exemplo, ele já pode estar acima dos melhores que viu jogar na vida.
“Eu trabalho com basquete há cinco décadas e, por isso, vi vários jogadores incríveis. Julius Erving, Michael Jordan, Tim Duncan, Shaquille O’Neal, entre tantos outros. Mas começo a achar que, nesse momento, Nikola pode ser o melhor jogador que já vi em quadra. O melhor que já jogou esse esporte”, exclamou o lendário técnico.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA