O que a confirmação de Bronny James no Draft tem a ver com LeBron?

Filho de astro declarou para o recrutamento deste ano

Bronny James Draft LeBron Fonte: Reprodução / Instagram Bronny James

Após Bronny James confirmar que vai para o próximo Draft da NBA, é importante entender o que tudo isso tem a ver com o seu pai, LeBron James. Apesar de o astro do Los Angeles Lakers ainda estar em grande fase na liga, ele vem dizendo que sua carreira está chegando ao fim. Mas quando é o fim para ele?

É o que vamos tentar entender.

Publicidade

As especulações nunca deixaram de acontecer sobre LeBron James desde antes mesmo de ele entrar na liga. Então, nada além do normal. Mas quando existe a chance de jogar ao lado do filho ou o enfrentar, torna tudo muito mais interessante.

Sim, LeBron já disse diversas vezes que gostaria de jogar ao lado de Bronny James, caso o jovem fosse para o Draft. No entanto, ele também falou que poderia enfrentar seu filho. Não é a mesma coisa, mas…

Uma coisa interessante que vamos ver a partir de agora é quem vai marcar treinos com Bronny. Com quem ele vai conversar, afinal? Aliás, ninguém sabe exatamente qual é seu ranking no próximo Draft. Antes de ele iniciar seu período no basquete universitário, alguns sites especializados falavam sobre ser escolha de primeira rodada. Depois, o jovem teve um problema cardíaco e ele despencou nos mocks.

Publicidade

Bronny James não fez a pré-temporada e não participou de parte da campanha de USC. Então, havia a expectativa de que ele deixasse o Draft para 2025. Enquanto isso, ele ganharia mais espaço na universidade, além da titularidade.

Mas não foi assim.

Leia mais

Nessa sexta-feira, Bronny James declarou que quer participar do Draft da NBA e o sonho de jogar ao lado de seu pai, LeBron, ficou mais próximo. Enquanto as primeiras conversas com equipes só devem acontecer dentro de algumas semanas, as dúvidas estão em cima de seu condicionamento físico e seu potencial. Bronny não teve bons números no basquete universitário, mas é importante relativizar. Houve um problema de saúde e não tem como negar que pode ter influência. Mas quanto foi, ninguém realmente sabe.

Publicidade

É o que os tais treinos vão dizer.

De fato, ele é muito bom defensor e ganhou vários elogios por isso. Quanto ao arremesso, é outro ponto que precisa evoluir. E rápido. Os 26.7% de aproveitamento assustaram, pois a NBA tem uma distância ainda maior e a liga vive disso. Do que adianta ter nome se os times vão deixar o garoto livre para arremessar?

Publicidade

Uma experiência que Russell Westbrook já passou e contra LeBron James, na época do Houston Rockets. Na atual temporada, aconteceu com Josh Giddey e, claro, quando Ben Simmons entrou em quadra. O calouro Scoot Henderson, por exemplo, sofreu duras críticas por conta dos 31% que acertou em 2023/24.

Então, se Bronny quer ter vida longa na NBA, é necessário que seu arremesso melhore.

Mas e o apelo, hein?

Bem, aí é outro papo. Ter a chance de jogar ao lado do filho, pode fazer com que LeBron James deixe o Los Angeles Lakers ao fim da atual temporada. Claro, é uma chance pequena, pois LeBron vai receber US$51.4 milhões em 2024/25. Ninguém abre mão de tanto dinheiro, a não ser que James peça troca para uma outra equipe. No caso, a que selecionar Bronny.

Publicidade

E o quanto disso é real? Será que LeBron não quer mais um título da NBA? Como o Lakers vai se mexer na offseason? E se o time optar por Bronny, mesmo que precise “comprar” sua vaga?

Por partes.

LeBron James ama Los Angeles, está estabelecido ali, então começamos a pensar a partir daí. Onde mais ele teria chances de vencer? Bem, em alguns times de ponta, claro. Mas será que ele iria para uma equipe para não ser o número 1? Então, mais questionamentos acontecem. Ao lado de Anthony Davis, James estabelece uma relação forte com a franquia.

Publicidade

Portanto, ele vai querer ouvir o que a direção tem a oferecer em termos de melhoria no elenco. Daí, podemos pensar em diversas possibilidades.

Para o próximo Draft, o Lakers possui uma escolha de segunda rodada e se a lógica estiver ali, é provável que o time opte por Bronny. Mas existe ainda a chance de outros times atravessarem. Talvez, eles vislumbrem uma chance de LeBron sair para lá. Agora, faz sentido? Aliás, até qual escolha faz sentido?

Publicidade

Então, como citei acima, é importante a gente observar onde o jovem vai realizar treinos.

Vai parar em 2024/25?

Aí foi um ponto levantado por muitos especialistas. LeBron James falou diversas vezes na atual temporada que seu tempo está acabando. Será que ele quer encerrar a carreira já ao fim da próxima temporada?

Publicidade

Estamos tentando entender ainda. Depende do Draft, sim. Mas depende, também, se e até onde o Lakers vai nos playoffs. E James, como principal nome da equipe no momento, tem papel fundamental no futuro da franquia. Mais para futuro próximo do que qualquer coisa, mas é bom ressaltar que o time possui as próprias primeiras escolhas de 2025 e 2026.

Na verdade, a de 2025 depende do New Orleans Pelicans. Caso o Pelicans não queira ficar com a de 2024, ela volta para o Lakers e o time de New Orleans terá a de 2025.

Depois, em 2027, é do Utah Jazz. A partir daí, todsa são próprias.

Publicidade

Então, sim, o Lakers pode fazer movimentações interessantes na offseason para tentar montar um plano de manter LeBron por mais um tempo. Assim, ofereceria a ele uma extensão prévia, com um plano de mais um ano. Ou seja, com compromisso até 2025/26.

Se pensarmos que LeBron James faz números de candidato a MVP (25.4 pontos, 8.1 assistências, 7.3 rebotes, além de 41.6% do perímetro), é difícil cravar quando ele vai cair de produção. Aos 39 anos, ninguém na história da liga teve estatísticas similares. Absolutamente, ninguém.

Publicidade

Os mais próximos disso? Karl Malone (20.6 pontos, 7.8 rebotes, 4.7 assistências), Michael Jordan (20.0 pontos, 6.1 rebotes, 3.8 assistências) e, mais distante, Kareem Abdul-Jabbar (17.5 pontos, 6.7 rebotes e 2.6 assistências.

Portanto, olhando apenas para os números, ele ainda tem gasolina no tanque. Pode estar no fim, mas ainda tem.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários