O Los Angeles Clippers chegou a flertar com a liderança do Oeste na atual temporada, mas a lesão de Russell Westbrook atrapalhou. Na verdade, o time até chegou a “dormir” uma noite na ponta do Oeste.
No dia 6 de fevereiro, o Clippers estava em primeiro por conta das derrotas de Minnesota Timberwolves e Oklahoma City Thunder. Foi naquela época em que qualquer resultado entre os quatro primeiros (Denver Nuggets também fazia parte) movimentava tudo. Mas desde então, as coisas mudaram.
E mudaram para pior, pois Los Angeles passou a ficar irregular. Literalmente. Desde o dia 7 daquele mês, o time não teve uma sequência de duas vitórias ou duas derrotas. Isso, até o dia em que Russell Westbrook sofreu uma fratura na mão e o Clippers começou a “andar para trás” na temporada.
Então, sem o armador, são quatro vitórias em nove partidas, mas mais desanimador ainda nos últimos cinco jogos: apenas um triunfo.
E não foram derrotas que podemos considerar comuns, né? Afinal, perder em casa para o Atlanta Hawks sem dois titulares, sendo um deles Trae Young, não ajuda. Na última semana, por exemplo, o time batia o Timberwolves por 22 pontos na metade do segundo quarto e perdeu por 18 no fim.
Nesse meio tempo, o Clippers teve de se virar utilizando as peças que possui, como Bones Hyland e PJ Tucker.
Leia mais
- Orlando Magic deleta publicação após notar frase vulgar em troca de camisa
- Irving decide, Doncic brilha e Mavericks vence Nuggets
- Nikola Jokic reage após cesta de Kyrie Irving: “É a beleza do basquete”
O ponto é: para receber James Harden em troca com o Philadelphia 76ers, o Clippers teve de abrir mão de peças, o que é normal. Mas o banco, no fim das contas, acabou ficando mais fraco.
Hoje, Norman Powell vem sendo a principal fonte de pontos dos reservas. E se não tem Westbrook, o Clippers perde muito. Até na defesa, algo que ele já recebeu uma enxurrada de críticas em um passado recente no Los Angeles Lakers.
Sim, Russell Westbrook está defendendo bem e está na briga pelo prêmio de melhor reserva da temporada com o Clippers.
Imagine isso há cerca de um ano, quando deixou o Lakers por baixo e com fama de “jogador sem encaixe nenhum”. As coisas estão diferentes. Bem diferentes.
Jogar sem a mesma pressão que tinha no Lakers e poder ser ele mesmo foram pontos que ajudaram ao seu time a lutar pelo topo do Oeste. Além disso, ele viu que as coisas não funcionaram bem logo de cara com Harden ao seu lado e pediu para começar às partidas vindo do banco.
Agora, pense.
Qual foi o último ex-MVP que pediu isso? Mas vou além. Quem solicitou esse tipo de coisa ao técnico, com o currículo pesadíssimo que tem e realmente fez o time funcionar?
Sim. Apenas Russell Westbrook.
O Clippers mudou da água para o vinho e passou a lutar pelos primeiros lugares. Mas sem ele, o time realmente caiu de produção.
Pelicans?
Hoje, o Clippers está muito mais próximo de ser ultrapassado pelo New Orleans Pelicans do que brigar pelo terceiro posto.
Estamos em 2024 e falando que Russell Westbrook faz falta, diria o cético ou aquele que não assiste ao time com alguma regularidade. Mas é fato.
O armador faz muita falta.
No entanto, a previsão é que ele esteja disponível dentro de algumas semanas, o que daria para entrar saudável nos playoffs. Mas justamente agora, o Clippers percebe sua ausência e apenas aguarda seu retorno.
Claro, não chega a ser exatamente um desastre cair para o quinto, mas é bom dizer que logo atrás estão Sacramento Kings, Dallas Mavericks e Phoenix Suns lutando por uma vaga direta. Então, o ideal é garantir logo que vai ficar entre os cinco primeiros para não pensar em passar sufoco em play-in. Aliás, quem quer enfrentar um Golden State Warriors ou um Los Angeles Lakers em jogo eliminatório hoje?
Absolutamente, ninguém.
Importância e retorno
Com Westbrook em quadra, o Clippers vence por 3.4 pontos por cem posses de bola. Sem ele, a equipe perde por 1.3. Apesar de o armador atuar por apenas 22.6 minutos por noite, é fato que sua ausência contribui diretamente no resultado da equipe.
Mas mais do que isso, ele é um líder de vestiário. Com tantos caras importantes no elenco, como Paul George, Kawhi Leonard e James Harden, Westbrook tem seu espaço para dizer o que pensa e como quer ver o time jogar.
De acordo com o Clippers, Russell Westbrook fez uma cirurgia na mão no dia 4 de março e a expectativa é que ele retorne às quadras até antes dos playoffs. O time terá jogos na fase regular até o dia 14 de abril. Então, a previsão é que ele consiga voltar antes da última semana de partidas.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA