Jalen Brunson defende All-Star Game vale mando de quadra nas finais

Armador do Knicks propõe antigo modelo adotado pela MLB para incentivar competição em jogo festivo

jalen brunson all-star game Fonte: Stacy Revere / AFP

Jalen Brunson disputou o primeiro All-Star Game da carreira nesse ano. Então, o evento sempre vai ter um significado especial em sua vida. Foi uma experiência divertida, mas o armador não ignora que a partida festiva recebeu várias críticas. A competitividade chegou ao nível mais baixo e, por isso, mudanças se fazem necessárias. Ele admite que não há incentivos para os atletas correrem riscos no formato atual do jogo.

“Para os jogadores, é muito complicado competir duro em uma partida assim. Não digo que não queremos competir, mas é uma situação complicada. Se alguma lesão ocorrer, afinal, todo mundo vai ficar revoltado. A narrativa para as franquias vai ser: perdemos um dos nossos astros em um jogo que não vale nada. Essa é a questão”, explicou o craque do New York Knicks, em entrevista ao podcast do amigo Josh Hart.

Publicidade

Não faltaram sugestões nas redes sociais sobre como é possível “consertar” o evento depois da última edição. No entanto, nenhuma proposta recebe o apoio de todos. O ponto pacífico é que alguma coisa precisa mudar, mas, ao mesmo tempo, não existe uma solução fácil. Brunson acredita que a resposta para aumentar a competitividade seria dar mais peso ao jogo festivo nos rumos da temporada.

“Não sei qual é o modo ideal, a princípio, de resolvermos isso. Eu não sei se o baseball ainda faz isso, mas a conferência vencedora poderia ganhar a vantagem de mando de quadra nas finais. Isso é legal, cara. Acho que é uma forma de fazer a partida chegar interessante, divertida e ‘pegada’ até o quarto período”, sugeriu o jogador. A MLB adotou essa regra entre 2003 e 2016.

Publicidade

Leia mais sobre Jalen Brunson

Caminhão de dinheiro

Uma solução menos intervencionista, por exemplo, seria a inclusão de uma premiação pesada em dinheiro. A ideia ganha força por causa do sucesso da Copa da NBA. Está claro que os incentivos e bonificações financeiras têm apelo junto aos jogadores. Mas também funcionariam aqui? Jalen Brunson admite até gostar dessa ideia, mas já não sabe se agradaria todos os participantes do All-Star Game.

“Você precisaria de uma quantidade astronômica de dinheiro para mudar o pensamento dos atletas. Imagino que o valor para fazer alguém dizer ‘ok, vou tentar competir’ seria bem alto. Eu até acho que aceitaria, pois acho um artifício justo. Seria realmente legal, em minha opinião, mas o estado da nossa liga é meio estranho. Não sei mesmo”, explicou o astro de 27 anos.

Publicidade

Um número popular entre jornalistas e fãs é US$1 milhão. Dê esse valor a cada atleta do time vencedor e, assim, vejam o que acontece. Brunson, a princípio, acha que a quantia ainda pode ser modesta. “Hoje, os astros da liga recebem uns US$40-50 milhões só em salários a cada ano. Então, o que é um milhão para eles? Acho, por isso, que teria que ser um valor ainda maior”, completou.

Funcionou?

É comum referir-se a MLB quando se fala em transformar o All-Star Game como o jogo que decide o mando de quadra nas finais. No entanto, não é bem assim. Isso já não acontece entre os profissionais de baseball desde 2017. Foi uma resposta rápida para aumentar a competitividade do evento, que deu certo. Por isso, durou 14 temporadas e foi negociada no acordo coletivo de trabalho da liga.

Publicidade

Então, por que não segue até hoje? O artifício criou um desequilíbrio competitivo na liga. Afinal, uma mesma conferência venceu 11 dos 14 jogos sob a regra. Como resultado, tinha uma ampla vantagem nas finais. A situação levou a MLB a dar o mando de quadra na decisão para o time de melhor recorde, assim como acontece na NBA.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários