Vince Carter e Chauncey Billups encabeçam finalistas para Hall da Fama

Eleitos da classe de 2024 do templo máximo do basquete vão ser anunciados no início de abril

vince carter chauncey billups Fonte: Randy Belice / AFP

Os icônicos Vince Carter e Chauncey Billups são os destaques da lista 14 finalistas da classe de 2024 do Hall da Fama. O Naismith Memorial confirmou a relação de nomes ilustres elegíveis nesse ano durante o início das festividades do Jogo das Estrelas, nessa sexta-feira. A confirmação dos escolhidos para o templo máximo do basquete acontece em abril, antes da final do Torneio da NCAA.

“Ser nomeado finalista para o Hall da Fama, em primeiro lugar, é um reconhecimento das maiores realizações no esporte. É uma honra que transparece não só excelência individual, mas também um impacto longevo no jogo. Cada um dos candidatos desse ano reflete, para resumir, a grandeza no basquete”, reverenciou o presidente do Naismith Memorial, Jerry Colangelo.

Publicidade

A novidade da lista desse ano, a princípio, está na revelação dos nomeados finais não apenas do comitê norte-americano masculino e feminino. Três dos grupos especiais do Naismith Memorial, que elegem um nome diretamente todos os anos, fizeram isso. O comitê internacional é um caso especial, pois anunciou só uma finalista: a australiana Michele Timms. Ou seja, salvo uma reviravolta, ela vai ser a eleita.

“Nossa lista contempla de brilhantes técnicos estrategistas a jogadores de habilidades incomparáveis. Passa, além disso, por influentes figuras da imprensa especializada e estimados executivos. A inclusão de cada um deles simboliza diferentes contribuições que enriqueceram o nosso esporte. No entanto, em comum, pode-se dizer que todos incorporam a excelência no basquete”, concluiu Colangelo.

Publicidade

Leia mais sobre o Hall da Fama

Outros finalistas

Vince Carter e Chauncey Billups integram o grupo de seis finalistas do comitê de honra norte-americano do Hall da Fama. Eles “competem” com os ex-atletas Michael Cooper (ex-Lakers) e Walter Davis (ex-Suns, falecido em novembro de 2023). Além disso, na disputa também estão os ex-técnicos Bo Ryan (NCAA) e Charlie Smith (basquete colegial).

No entanto, vale ressaltar que eles não concorrem diretamente por vagas. Os finalistas, para começar, são apresentados para votação a esse comitê de forma individual. É um grupo de 24 votantes notáveis mantidos em anonimato. É preciso que 18 integrantes aprovem a nomeação para que o candidato entre no templo máximo do esporte. Ou seja, nada impede que todos – ou nenhum – sejam eleitos.

Publicidade

O comitê feminino tem duas finalistas confirmadas: as ex-jogadora Seimone Augustus e a ex-treinadora Marian Washington. Dois, aliás, também é o número de revelados pelo comitê dos veteranos: o ex-jogador Dick Barnett (ex-Knicks) e o falecido ex-técnico Harley Redin.

Mas a lista mais interessante é a final apresentada pelo comitê dos contribuidores do jogo. Afinal, os nomes envolvidos são bem conhecidos do público da NBA. Um deles é o empresário Herb Simon, dono do Indiana Pacers. O segundo é Doug Collins, lendário ex-jogador e técnico que atua como comentarista atualmente e ainda busca a primeira eleição. Por fim, temos o ícone Jerry West indicado por suas ações como executivo.

Publicidade

Vince Carter

Vince Carter foi um dos jogadores mais icônicos de sua geração por causa do seu jogo plástico. Ele é reconhecido como um dos maiores dunkers da história do basquete, mas a sua carreira na NBA não se limita a isso. Foi calouro do ano e, em seguida, oito vezes all-star. Ganhou a medalha de ouro olímpica com os EUA em Sidney-2000. Por fim, é o único atleta a ter atuado em quatro décadas diferentes na maior liga do planeta.

Publicidade

“Estar aqui, antes de tudo, é inacreditável. Eu amava jogar basquete, sobretudo. Uma vez, uns cinco anos antes de aposentar-me, perguntaram-me por que seguia jogando. Diziam que estava ‘destruindo’ as médias da minha carreira. Mas ninguém entende que nunca foi por causa dos números. Eu ainda gostava de jogar e isso era tudo o que me importava”, desabafou o veterano, que disputou 1541 jogos em 22 temporadas na NBA.

Leia mais sobre trocas na NBA

Chauncey Billups

Assim como Vince Carter, Chauncey Billups foi um dos jogadores mais icônicos de sua geração. O armador ficou conhecido pelos desempenhos em momentos decisivos, que renderam-lhe o apelido “Mr. Big Shot”. O cinco vezes all-star virou ídolo do Detroit Pistons, onde foi campeão da NBA e MVP das finais em 2004. Por isso, a camisa #1 está aposentada na franquia desde 2016.

Publicidade

“Todos querem jogar na NBA, pois é o sonho de qualquer pessoa envolvida no basquete. Mas o Hall da Fama é como chegar ao céu. Isso nunca foi um objetivo enquanto atuava porque só pensava em ganhar e ser o melhor companheiro de time possível. Estou bem honrado, então, de estar nessa posição. Ainda não estou lá, mas estou perto. E isso é uma enorme honra por si só”, celebrou o atual técnico do Portland Trail Blazers.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários