A NBA divulgou, na terça-feira (21), o primeiro ranking para o prêmio de MVP da nova Copa instaurada pela liga dentro da campanha de 2023/24. O torneio de intertemporada chegou à quinta rodada e já conta com dois times classificados: Los Angeles Lakers e Indiana Pacers. Mas, a lista dos melhores jogadores saiu antes mesmo dos últimos confrontos.
No entanto, ao contrário da temporada tradicional, o prêmio para o novo torneio leva em consideração os desempenhos tanto na fase de grupos como na fase eliminatória. Ou seja, a disputa seguirá da mesma forma quando a primeira etapa terminar. Apenas oito dos 30 times avançarão para as quartas de final.
Então, confira os cinco nomes escolhidos pela liga para o posto de candidatos iniciais ao prêmio de MVP da Copa da NBA.
5. Nikola Jokic (Denver Nuggets)
O atual MVP das finais abre a lista ocupando o quinto lugar. Ele tem sido o líder na campanha de duas vitórias em três jogos do Denver Nuggets. A competição no Grupo B do Oeste está acirrada com New Orleans Pelicans e Houston Rockets. O sérvio continua liderando a franquia que perdeu Jamal Murray por conta de lesão.
Seus números são excelentes. Isso porque tem um triplo-duplo “gordo” de média nas três partidas até aqui. Mas o atual campeão da NBA precisa torcer por um tropeço do Pelicans para avançar, já que o empate atual favorece o time de New Orleans (que venceu o confronto direto). Esse cenário, então, resultou na queda do pivô no ranking divulgado pela liga.
Médias: 30.3 pontos, 15.3 rebotes, 12 assistências, 54.2% nos arremessos de quadra e 91.7% nos lances livres em 35.6 minutos por jogo.
4. Karl-Anthony Towns (Minnesota Timberwolves)
Recuperando a melhor forma após um começo de temporada lento em 2023/24, Towns lidera a campanha de duas vitórias em dois jogos da equipe na Copa da NBA. Ele, aliás, consegue bons desempenhos sem ser um monopolizador da bola nesse período. Afinal, 70% das cestas do pivô são oriundas de uma assistência.
Em breve, ele enfrentará outro membro dessa lista em um confronto direto pela liderança do Grupo C do Oeste, entre os invictos Sacramento Kings e Minnesota Timberwolves. O dominicano lidera a equipe em pontos e bolas de três nos jogos válidos pela Copa.
Médias: 31 pontos, 11.5 rebotes, duas assistências, um roubo de bola e 42.1% nas bolas de três em 37.7 minutos por jogo.
Leia mais sobre a NBA!
- Boletim de notícias da NBA (20/11/2023)
- “O meu jogo é contra o tempo”, reflete LeBron James
- Black Friday da NBA – jogadores com até 50% de desconto
3. LeBron James (Los Angeles Lakers)
Antes mesmo da vitória sobre o Utah Jazz, na terça-feira, que garantiu a classificação do Los Angeles Lakers, LeBron James já liderava a campanha da equipe na Copa NBA. O astro comandou, sobretudo, a virada sobre o Phoenix Suns. Além de um jogo de 35 pontos contra o Portland Trail Blazers.
Los Angeles terminou a primeira fase invicto, enquanto James está produzindo números inéditos para alguém com 38 anos. Seja no novo torneio instituído pela liga ou na temporada regular. Sua eficiência, acima de tudo, nos arremessos, tem sido impressionante.
Médias: 25 pontos, oito rebotes, 7.5 assistências, um roubo de bola, 60% nos arremessos de quadra e 58.3% nas bolas de três em 29.2 minutos.
2. Domantas Sabonis (Sacramento Kings)
O lituano não só tem sido muito bom durante a campanha de 2023/24, como liderou uma vitória de Sacramento sem De’Aaron Fox. O Kings superou o Oklahoma City Thunder, com um belo desempenho do pivô. O resultado foi muito importante, considerando a disputa embolada da chave. Além dos dois times, o grupo também conta com Golden State Warriors e o outro líder, Timberwolves.
Assim como Jokic, Sabonis também tem tido médias de triplo-duplo no torneio. Um duelo decisivo entre ele e o também listado Karl-Anthony Towns, ocorre na próxima sexta-feira (24).
Médias: 22 pontos, 13.5 rebotes, dez assistências, 1.5 toco e 57.1% nos arremessos de quadra em 36.6 minutos por jogo.
1. Tyrese Haliburton
O nível de Tyrese Haliburton segue insano na Copa da NBA. O desempenho incrível na vitória sobre o Atlanta Hawks, na terça-feira, sequer contou para a montagem do ranking pela liga. Ainda assim, o armador é o líder da disputa. E além disso, é o líder do Indiana Pacers. A franquia está classificada para as quartas de final do torneio.
Aliás, só com vitórias grandes sobre fortes adversários. Como por exemplo, Cleveland Cavaliers, Philadelphia 76ers e Atlanta Hawks.
Isso porque, nas últimas duas partidas, comandou desempenhos de mais de 130 pontos de sua equipe. Além disso, produziu jogos de mais de 33 pontos e 15 assistências nas duas ocasiões. Por fim, lidera a corrida inicial da liga para o prêmio de MVP da Copa da NBA de 2023. Da mesma forma, está nas conversas para o prêmio de MVP da temporada.
Médias: 29.6 pontos, 14.6 assistências, 4.6 rebotes, 2.3 roubos de bola, 54% nos arremessos de quadra e 50% nas bolas de três em 36.9 minutos por jogo.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA