Tyrese Haliburton começa a ganhar força para brigar pelo prêmio de jogador mais valioso (MVP) da NBA. O armador lidera o Indiana Pacers a uma campanha surpreendente em 2023/24. Afinal, o time tem sete vitórias em 12 jogos. Com isso, ocupa a sétima colocação do Leste.
Neste início de temporada, o Pacers bateu algumas das forças da conferência, como Milwaukee Bucks e Philadelphia 76ers. Sempre com o desempenho notável de seu principal jogador. Não por acaso, a equipe de Indiana possui a melhor eficiência ofensiva da NBA. São 120,7 pontos a cada 100 posses de bola. Além disso tem o maior pace (estimativa do número de posses de bola por jogo) da liga. Ou seja, joga em um ritmo frenético.
Até o momento, Haliburton tem médias de 23,5 pontos, quatro rebotes e 11,6 assistências, em 11 jogos. Ele lidera a liga em passes decisivos. Mas, outra estatística salta aos olhos: a combinação de pontos anotados e pontos após assistências. Hoje, Tyrese Haliburton gera 58,7 pontos por jogo, superando o duas vezes MVP da NBA, Nikola Jokic, que é responsável por 50,9 pontos do Denver Nuggets.
Além disso, Haliburton caminha para ser o décimo atleta a figurar no seleto grupo 50-40-90. Ou seja, jogadores que acertam pelo menos 50% dos arremessos de quadra, 40% das bolas de três 90% dos lances livres. Hoje, ele tem aproveitamentos de 50,8%, 43,2% e 93,6%. Três lendas da NBA – Dirk Nowitzki, Steve Nash e Stephen Curry – ganharam o MVP nas temporadas em que alcançaram o 50-40-90, o que pode animar Tyrese Haliburton.
Leia mais sobre Tyrese Haliburton e a briga pelo MVP da NBA!
- Corrida para o MVP da NBA tem Jokic e Doncic na ponta
- Tyrese Haliburton quebra recordes na NBA
- Tyrese Haliburton revela “culpado” por grande temporada no Pacers
Nesta campanha, o armador do Pacers já quebrou alguns recordes. Ele se tornou, por exemplo, o primeiro jogador da história da NBA a produzir dois jogos seguidos com pelo menos 25 pontos e 15 assistências, e o mais incrível: sem nenhum erro de ataque.
Além disso, Haliburton é o quinto jogador da liga a fazer pelo menos 30 pontos, 15 assistências e nenhum turnover em uma partida. Assim, ele se igualou a grandes nomes, como por exemplo, LeBron James, James Harden, Chris Paul e John Stockton.
Mas, a chance de Tyrese Haliburton ganhar o MVP da NBA nesta temporada é remota. Segundo as casas de apostas, os favoritos são os mesmos de sempre. Além de Jokic, outros três estrangeiros: o atual MVP Joel Embiid (Philadelphia 76ers), Giannis Antetokounmpo (Milwaukee Bucks) e Luka Doncic (Dallas Mavericks). Entre os norte-americanos, o mais cotado é Jayson Tatum (Boston Celtics).
Porém, em 2023/24, outros dois jovens além de Tyrese Haliburton despontam na corrida pelo MVP da NBA: Shai Gilgeous-Alexander (Oklahoma City Thunder) e Anthony Edwards (Minnesota Timberwolves). No ranking mais recente divulgado pela liga, os dois apareceram à frente do armador do Pacers. Haliburton é o sétimo, enquanto o canadense é o quinto e Edwards o sexto.
Não bastasse a concorrência pesada, o time precisa ajudar Haliburton. Se o ataque é excelente, a defesa é uma tragédia. Hoje, o Pacers tem a quarta pior eficiência defensiva da liga. São 118,4 pontos sofridos a cada 100 posses. Ou seja, há um desequilíbrio na equipe.
No último domingo (19), porém, Haliburton fez um jogo atípico, com apenas 12 pontos e três assistências na derrota para o Orlando Magic.
O franchise player Tyrese Haliburton
Portanto, não é exagero afirmar que Tyrese Haliburton carrega o melhor ataque da liga. Ele é o motor do time de Indiana. Em menos de dois anos, Haliburton também se tornou “o cara” do Pacers. O armador chegou à equipe em fevereiro de 2022, na troca que envolveu a ida de Domantas Sabonis para o Sacramento Kings. Esse é um caso raro em que os dois times se deram bem em uma negociação na liga.
Em entrevista dada ao jornalista Rob Mahoney, do portal The Ringer, Haliburton prometeu seguir jogando em alto nível. Além disso, ele afirmou que o seu estilo de jogo agrada ao público e aos companheiros de equipe. O armador também revelou que deseja ver o Pacers brigando no topo da NBA.
“Jogo um estilo de basquete que as pessoas gostam. Seja quem assiste, seja os meus companheiros. Então, acho que isso é parte da razão pelo que eles me deram um contrato de mais de US$200 milhões. Tenho essa estabilidade não só pelo meu jogo, mas também por quem sou como pessoa. Posso trazer outros caras para jogar aqui. Quero construir algo novo em Indiana”, afirmou.
“Acho que existe um mundo onde eu faço 25 pontos por jogo na liga. E também acho que posso dar 15 assistências em todos os jogos. Mas é tudo uma questão de equilíbrio. É o grande desafio. Encontrar uma maneira que faça isso ser, acima de tudo, sustentável. Tanto para mim, tanto para o time. Enfim, é como eu penso”, concluiu.
Elogios do técnico
Mas Tyrese Haliburton mudou muito mais do que as pretensões do Pacers. Ele fez um treinador experiente rever as suas ideias de basquete. Rick Carlisle sempre foi um técnico mais controlador. A aquisição do armador teve um impacto tão grande que ele abraçou a mudança oferecida pelo jovem.
“Antes da chegada de Tyrese, nós tínhamos um time muito diferente. Éramos a equipe com menos enterradas. Não sei exatamente sobre o nosso ritmo e número de posses, mas imagino que estávamos entre os 15 mais lentos. Então, esse garoto chegou e mudou tudo. Foi uma injeção de velocidade e atitude que não pude ignorar”, contou o comandante de Indiana.
A qualidade técnica de Haliburton tornou-se impossível de negar. Mas Carlisle admite que gosta mesmo de um ponto específico do jogo do comandado.
“Muitos jogadores gostam de ter a bola nas mãos e controlar tudo, mas Tyrese notou uma coisa muito importante. Ele vê as conexões rápido, toma decisões e mantém a bola rodando para que todos sigam engajados em quadra”, elogiou.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA