O Toronto Raptors surpreendeu nessa quarta-feira e impôs uma derrota taxativa ao estrelado time do Milwaukee Bucks. E Damian Lillard não viu um jogador mais responsável pelo resultado em quadra do que Scottie Barnes. O ala, para começar, anotou 21 pontos, 12 rebotes e cinco assistências no duelo. Mas, mais do que isso, a sua defesa e quatro cestas de longa distância chamaram a atenção.
“Scottie tem um potencial extremo, antes de tudo. Possui a estatura e versatilidade de um ala, mas conduz a bola como um armador. Ele defende e pega rebotes, além disso. É o pacote completo, para resumir. E, se converter esses arremessos de três pontos que fez hoje, os adversários simplesmente não têm muitas alternativas”, elogiou o experiente armador.
É sempre difícil medir o impacto defensivo, em particular, de atletas por números. No entanto, algumas estatísticas são notáveis nos seis jogos disputados na atual temporada. Barnes é o “não-pivô” com maior média de tocos da campanha (2,0). Além disso, o Raptors é quase 15 pontos por 100 posses de bola mais eficiente na defesa quando o jovem está em quadra.
“O seu arremesso ainda pode melhorar, claro, mas isso será só mais uma arma em seu jogo. Ele desequilibra jogos nos dois lados da quadra. Quando você possui um talento desse nível, é preciso valorizar. Contanto que esse menino siga evoluindo, Scottie vai ser um problema para muita gente nessa liga. Vai dar trabalho”, previu Lillard.
Leia mais sobre o Toronto Raptors
- Sem querer, Dennis Schroder vaza novo uniforme do Raptors
- Raptors “blindou” OG Anunoby em negociações por Damian Lillard
- Para Scottie Barnes, saída de Fred VanVleet não afeta Raptors
Mais elogios
Mas os elogios da parte do Bucks para Scottie Barnes passaram longe de parar em Damian Lillard. A impressão de quase todos os adversários é que, a princípio, ele foi o diferencial da noite em favor do Raptors. Todos já conhecem a versatilidade funcional do talento de 22 anos. O técnico Adrian Griffin, no entanto, acha que o jovem está mais cada vez no controle de suas diferentes habilidades.
“Scottie é um atleta que não possui pontos fracos porque pode fazer de tudo dentro de quadra. E ainda está melhorando o arremesso. Então, ele é um cara bem difícil de preparar-se para marcar. Afinal, quantos jogadores nessa liga podem iniciar o ataque e tornar-se um mismatch no poste baixo? Está ficando impossível ‘parar’ tudo em seu jogo”, avaliou o treinador.
Giannis Antetokounmpo, por sua vez, foi muito mais sucinto ao falar de Barnes. Em menos palavras, porém, também conseguiu ser bastante elogioso. “Scottie é um ótimo e muito forte jogador de basquete. Mas, acima de tudo, é um cara que compete e joga duro demais”, exaltou o duas vezes MVP da liga.
Melhor do que nunca
O grande início de temporada de Barnes pode ser uma surpresa para muita gente, mas, dentro do Raptors, não. E, acima de tudo, para o próprio ala. Ele previu isso, na verdade, antes do início da pré-temporada. O jogador reapresentou-se falando sobre a melhora de sua condição física nos últimos meses. E, com isso, trazia uma convicção de grandes feitos para a próxima campanha.
“Sinto-me muito bem fisicamente. Estou mais forte, mas, ao mesmo tempo, mais ágil em minha movimentação. O meu drible está melhor agora. Acho que o meu condicionamento, além disso, nunca esteve melhor. Eu posso assumir um papel novo e maior na franquia, pois é uma questão mental. Estou mais musculoso e saudável, mas nada é mais crucial do que a cabeça”, contou o jovem talento.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA