O Phoenix Suns perdeu uma escolha de segunda rodada do próximo draft da NBA por causa do aliciamento de um jogador. Segundo Shams Charania, do portal The Athletic, a direção da liga comprovou um contato fora das regras da franquia com Drew Eubanks. A divulgação da resolução aconteceu nessa quarta-feira.
O time do Arizona acertou um contrato de duas temporadas e US$5 milhões com o pivô no começo da agência livre. O segundo ano, a princípio, seria uma opção do atleta. Foi a primeira contratação fechada pela equipe na offseason. Esse timing, como resultado, levantou a suspeita de uma negociação antes do permitido.
Por regras da NBA, as franquias e os representantes de agentes livres não podem negociar antes da reabertura do mercado. Ou seja, nesse ano, no final da tarde de 30 de junho. Charania noticiou o acerto, na época, menos de cinco minutos após o início desse prazo.
O novo acordo coletivo de trabalho da NBA prevê algumas possíveis punições para casos de aliciamento. Mas todos os episódios recentes terminaram com a mesma sanção padrão. O Suns, com isso, segue uma tendência da liga com a perda de uma seleção de segunda rodada de recrutamento.
Leia mais sobre o Phoenix Suns
- Devin Booker é decisivo em estreia com vitória do Suns
- Kevin Durant avalia potencial ofensivo do Suns: “Impossível marcar o trio”
- “Nunca mais quero perder nas finais com o Suns”, desabafa Devin Booker
Primeira oferta
Eubanks contou um pouco sobre a história de sua agência livre em uma entrevista ao jornal Arizona Republic. Embora não tenha discutido o assunto, esses relatos já indicavam um possível aliciamento. Afinal, o jogador deu a entender que o Phoenix Suns chegou primeiro do que qualquer outra equipe da NBA em seu agente.
“Eu recebi propostas parecidas de outros times, mas eles eram uma garantia. Foi a primeira oferta que recebi, antes de tudo. Estavam muito empolgados comigo, pois o meu empresário contou-me que eram o maior interessado. Estiveram lá desde o primeiro minuto. E, por fim, é difícil recusar um candidato ao título”, relembrou.
Eubanks, mais do que isso, confirmou que existia uma relação anterior dos seus representantes com a franquia. “Então, na hora da decisão, a equipe pareceu a escolha óbvia. Lembro que gostaram de mim em um treino pré-draft e, por isso, mantém contato com o meu agente desde aquela época”, revelou.
Noite de estreia
Eubanks realizou a sua estreia pelo Suns nessa terça-feira, durante a vitória sobre o Golden State Warriors. Ele assumiu a função de Jock Landale e, assim, virou o reserva imediato de Jusuf Nurkic. Foi, para resumir, uma boa participação. O atleta de 26 anos anotou quatro pontos, sete rebotes e três tocos enquanto atuou por 19 minutos.
Não se espera, a princípio, que o pivô também receba alguma punição pelo caso de aliciamento. Eubanks possui 249 jogos disputados e está em sua sexta temporada na NBA.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA