A NBA suscita perguntas diferentes a cada época do ano. A depender do instante da temporada, afinal, os tópicos de discussão mudam. No entanto, uma questão nunca perde força: quem é o maior jogador de todos os tempos? Michael Jordan ainda é a resposta mais comum, mas as discordâncias aumentam. Giannis Antetokounmpo, por exemplo, coloca LeBron James no topo de sua lista histórica.
“Algumas pessoas dizem que ele é o número dois. Outras como eu, enquanto isso, consideram que seja o maior de todos. Para mim, LeBron já é o maior da história. E, aliás, ele ainda está jogando”, cravou o craque do Milwaukee Bucks, durante uma entrevista ao site The Athletic.
Antetokounmpo faz parte de uma geração que traz uma nova visão para o debate. Ele nasceu em dezembro de 1994, então não acompanhou os melhores momentos da carreira de Jordan. Formou-se como jogador, assim, com outros referenciais no basquete – como LeBron. O ala grego não esconde que o craque do Los Angeles Lakers é o seu grande “espelho” na NBA.
“Esse cara está nos holofotes há 21 anos e nunca entrou em problemas. Cuida de sua família, cria os filhos da forma correta, está bem casado. Ou seja, é a história perfeita. É o exemplo absoluto, em síntese, para todos nessa liga. E é isso que eu quero para a minha carreira. Quero ser consistente em quadra, mas também ficar saudável e simplesmente ser uma boa pessoa”, contou o astro.
Leia mais sobre LeBron James
- “Anthony Davis é o ‘cara’ do Lakers”, coroa LeBron James
- LeBron James revela treinos especiais com Hachimura: “Sr. Miyagi”
- Para Charles Barkley, LeBron tem a melhor carreira da história dos esportes
Motivação
Pode-se dizer que, a princípio, LeBron James já fez de tudo na NBA. Às vésperas dos 39 anos de idade, o ícone caminha para a sua 21ª temporada na liga e tem mais de 1.400 jogos no currículo. A sua longevidade já se tornou legendária e, como resultado, levou-o a quebrar vários recordes da liga. O que ainda pode, então, motivar um jogador tão comemorado?
“A minha motivação, em primeiro lugar, é seguir a ser um jogador tão bom quanto puder em quadra. E, com isso, solidificar a minha carreira como um competidor ao título todos os dias. Esse é um dos melhores momentos da minha carreira, pois eu ainda estou em condições de competir pelo troféu após tantos anos. E a chance de vencer, por si só, sempre vai ser uma motivação”, revelou o ala angelino.
Até vencer, no entanto, parece ser pouco para estender uma carreira como James já construiu. O astro conquistou quatro títulos da NBA em três equipes diferentes, além de duas medalhas de ouro olímpicas. Então, a questão é muito maior do que isso. O seu amor pelo basquete ainda segue firme. E, além disso, mais vitórias é o único caminho para aumentar a aura em torno do seu nome.
“Também quero ser uma lenda desse esporte e, assim, deixar o meu jogo falar por si muito após deixar as quadras. É uma motivação, certamente. Mas, ao mesmo tempo, essa equipe motiva-me também. Vir para os treinos todos os dias, assistir aos meus colegas desafiarem uns aos outros. Esse desejo de melhorar sempre é inspirador”, concluiu o futuro integrante do Hall da Fama.
Expectativas
Giannis Antetokounmpo não é o único astro do Bucks a admirar LeBron James. Mas existem vários motivos para se admirar um jogador do seu nível. Damian Lillard, por exemplo, também exalta a qualidade em quadra e caráter fora delas do rival. No entanto, o que mais lhe impressiona é a forma como o líder do Lakers sempre foi capaz de administrar a atenção e expectativas.
“Assistia aos jogos de LeBron antes de chegar à NBA. Ter esse tipo de badalação e, mesmo assim, corresponder as expectativas é impressionante. Esse cara tornou-se o maior pontuador da história da liga, conquistou títulos enquanto era um ‘alvo’ de todos. Eu respeito muito, acima de tudo, a forma como ele administrou a pressão”, ressaltou o novo armador de Milwaukee.
Leia mais sobre Giannis Antetokounmpo
- Giannis Antetokounmpo: “Nunca joguei tão desmarcado na NBA”
- Bucks não consultou Antetokounmpo antes de troca por Damian Lillard
- Giannis Antetokounmpo: “Jrue Holiday é um irmão para a vida inteira”
Exemplo
Para Giannis Antetokounmpo, LeBron James foi um ídolo que tornou-se adversário. E, para resumir, ele espera que um dia torne-se um “igual” na galeria dos maiores jogadores de todos os tempos. Ambos já estiveram na lista comemorativa dos 75 melhores jogadores da história da NBA. O grego, então, quer levar o astro como um exemplo para o resto da carreira.
“Eu quero ficar longe de problemas, assim como LeBron. E, dessa forma, talvez um dia encerre a minha carreira no basquete e possa ser citado ao lado dele. Pessoas possam me citar como um dos maiores também. Não sei se isso vai acontecer. No entanto, garanto que ele é o exemplo que todos os jogadores que entram na NBA deveriam seguir”, concluiu o craque do Bucks.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA