A mais recente atualização do ranking da FIBA sofreu mudanças significativas após a Copa do Mundo e a seleção dos EUA a liderar a lista com 786,6 pontos. A equipe americana terminou na quarta colocação, mas foi o suficiente para retomar o posto. Além disso, a Espanha, que era líder, ficou apenas com o nono lugar no Mundial e caiu uma posição.
Mas a seleção dos EUA não foi a única com alteração no ranking da FIBA. A Alemanha que sagrou-se campeã da Copa do Mundo, fez história ao entrar no Top 3 pela primeira vez na história. Então, subiu oito posições e acumula 759,7 pontos. Sua notável conquista se destaca, já que venceram o torneio de forma invicta. Ou seja, foram oito vitórias em oito jogos disputados.
Várias outras equipes impressionaram na Copa do Mundo, incluindo o Brasil. O time do técnico Gustavo de Conti conquistou três vitórias em cinco jogos. Dessa forma, a seleção brasileira subiu uma posição no ranking. Agora, ocupa para o 12º lugar com 660,5 pontos.
Agora, a seleção brasileira de basquete disputará um torneio qualificatório pré-olímpico. Portanto, será a última chance de vermos o Brasil nas Olimpíadas de Paris em 2024. Vale lembrar que a seleção já não participou dos últimos Jogos, em Tóquio 2020.
Para isso, a seleção brasileira de basquete disputará o pré-olímpico mundial. Então, vai brigar por uma das quatro vagas do torneio. Ao todo, serão 24 equipes na disputa. A competição acontecerá entre os dias 2 e 7 de julho de 2024.
Leia mais!
Jalen Brunson vê Copa do Mundo como “preparação” para temporada da NBA
Jumper Brasil discute: o Brasil na Copa do Mundo de Basquete
Copa do Mundo de Basquete: toda soberba dos EUA é punida
Por outro lado, a Argentina, que não disputou a Copa e não conquistou vaga para as Olimpíadas de Paris, caiu três posições. Ou seja, é a sétima na lista.
O Canadá também tem motivos para comemorar, conquistando sua primeira medalha em um Mundial de Basquete. Como resultado, subiu nove posições no ranking. Agora, os canadenses ocupam a sexta colocação com 745,5 pontos.
A impressionante performance da Sérvia, que os levou ao segundo lugar na Copa do Mundo, impulsionou-os para o quinto lugar com 755,6 pontos.
A Letônia, que conseguiu exibições surpreendentes como azarões no torneio da FIBA, subiu incríveis 22 posições. Assim, entrou no top 10 do ranking. Ou seja, ocupa a oitava posição com 743,7 pontos.
Porto Rico também subiu cinco posições e foi para o 16º lugar com 611,1 pontos. A República Dominicana, por sua vez, subiu seis posições para o 18º lugar com 561,9 pontos.
A notável performance da Geórgia os levou a subir dez posições para o 23º lugar com 465,9 pontos. Enquanto isso, o Japão subiu 11 posições e ocupa o 26º lugar com 432,2 pontos. Mesmo com uma campanha discreta no Mundial, o Líbano conquistou um impressionante aumento de 16 posições e se tornou o 28º melhor colocado com 423,3 pontos.
Um estreante de destaque no ranking é o Sudão do Sul. A seleção africana chamou atenção ao derrotar China, Filipinas e Angola. Essa conquista impulsionou o país que ganhou 32 posições e ocupa 31º lugar com 375,5 pontos. Vale lembrar que a equipe também conquistou sua primeira vaga em Jogos Olímpicos.
🚨 𝗕𝗥𝗘𝗔𝗞𝗜𝗡𝗚 🚨
🇺🇸 USA reclaim #1 spot in FIBA Men’s World Ranking!
📊 See the full rankings here, presented by @Nike: https://t.co/GeTyrrEHDF pic.twitter.com/oDljE0NUAR
Publicidade— FIBA (@FIBA) September 15, 2023
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA