Em 2023/24, oito times da maior liga de basquete do mundo estrearão seus novos treinadores principais. Mas o jornal The Washington Post acredita que algumas outras franquias também podem mudar de comando ao longo da campanha. Desse modo, veja cinco técnicos que podem ser demitidos na próxima temporada da NBA.
Vale lembrar que em 2022/23 muitas mudanças aconteceram. Ime Udoka (Boston Celtics), Steve Nash (Brooklyn Nets) e Nate McMillan (Atlanta Hawks) perderam seus empregos.
Assim como Dwane Casey (Detroit Pistons), Nick Nurse (Toronto Raptors), Monty Williams (Phoenix Suns), Mike Budenholzer (Milwaukee Bucks) e Doc Rivers (Philadelphia 76ers), antigos ganhadores do prêmio de melhor técnico do ano. Inclusive, os dois últimos não estarão presentes em nenhuma franquia na próxima temporada.
Steve Clifford (Charlotte Hornets)
Há quem diga que nem Phil Jackson e Gregg Popovich poderiam salvar a última temporada do Charlotte Hornets. LaMello Ball ficou de fora por mais da metade da campanha devido lesões. Além disso, Miles Bridges perdeu o ano inteiro por conta de problemas fora da quadra. Desse modo, a franquia só conseguiu vencer 27 jogos e agora conta com Brandon Miller, a segunda escolha do Draft.
Michael Jordan contratou Steve Clifford em 2013 e 2022. Mas ele vendeu a maior parte das suas ações do Hornets. Assim, o técnico pode estar em um momento delicado. Ele tem pouco tempo para provar que está ajudando o time, já que entra no segundo dos três anos de contrato.
Chris Finch (Minnesota Timberwolves)
O Minnestota Timberwolves está com um problema salarial. Rudy Gobert, Karl Anthony-Towns e Anthony Edwards estão em contratos de valor máximo e não são o trio dominante que era esperado. Na última temporada, conseguiram 42 vitórias juntos, sendo suficiente para jogar o play-in. Mas nos playoffs, perdeu para o Denver Nuggets na primeira rodada.
Leia mais!
- Ex-técnico do Rockets detona James Harden: “Drama no Sixers não me surpreende”
- “É difícil não ver Dwyane Wade em Anthony Edwards”, elogia técnico do Heat
- Técnico do Clippers revela papel de Russell Westbrook na próxima temporada da NBA
Chris Finch pode ter uma temporada de fracasso. No entanto, o front office da franquia não ofereceu reforços para 2023/24. A base do elenco, portanto, é a mesma Desse modo, se Edwards não se desenvolver mais ainda e Gobert e Towns não combinarem, é provável que ele perca seu emprego.
Billy Donovan (Chicago Bulls)
Ser um time mediano é perigoso. Basta olhar os técnicos demitidos na última temporada da NBA. McMillan e Nurse perderam seus empregos tendo apenas uma vitória a mais do que o Bulls em 2022/23. Donovan pode ser o próximo, já que o trio Zach LaVine, DeMar DeRozan e Nikola Vucevic não está superando as expectativas.
Apesar de ter assinado uma extensão de contrato na offseason passada, houve rumores que ficou próximo de ser demitido. Sobretudo, pelo início ruim do time na última temporada. As perspectivas para 2023/24 não são muito diferentes. Isso porque Lonzo Ball ainda está lesionado e não houve contratações relevantes. Jevon Carter, que veio do Milwaukee Bucks talvez seja o principal reforço de Chicago na agência livre.
Chauncey Billups (Portland Trail Blazers)
Desde que Chauncey Billups assinou contrato para assumir o Portland Trail Blazers, em 2021, muita coisa mudou. A franquia trocou CJ McCollum, demitiu o gerente-geral Neil Olshey e, agora, pode perder sua principal estrela. Afinal, Damian Lillard fez um pedido de troca.
Desse modo, Scoot Henderson, terceira escolha do Draft, aparece como maior esperança para o futuro do Blazers. Sem Lillard, Billups terá que liderar uma profunda reconstrução da equipe. Os jovens jogadores do time terão que começar a mostrar progresso. Caso contrário, as chances de demissão podem aumentar.
Jason Kidd (Dallas Mavericks)
Luka Doncic ficou fora dos playoffs em 2023 e, se isso acontecer em 2024, Jason Kidd pode entrar na lista de técnicos demitidos na próxima temporada da NBA. Na campanha passada o Dallas Mavericks contratou Kyrie Irving a fim de oferecer a Luka Doncic uma outra estrela no elenco. Mas a união não funcionou.
Então, a reputação de Kidd não é a mesma de quando a franquia chegou na final da Conferência Oeste em 2022. Da mesma forma, é difícil vermos um jogador do calibre de Doncic fora da briga pelo título mais uma vez. Um pedido de troca do astro pode ser um pesadelo pra a franquia texano. Portanto, sem bons resultados, o treinador pode perder o emprego.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Threads
Guia Futebol