“James Harden causou a demissão de Doc Rivers no Sixers”, acusa ex-jogador

Para Tony Allen, astro foi determinante para fim da passagem do treinador pela equipe da Philadelphia

harden doc rivers sixers Fonte: Jesse D. Garrabrant / AFP

A eliminação do Philadelphia 76ers dos playoffs deve provocar algumas mudanças na organização. A primeira das alterações, aliás, já aconteceu: o time vai começar a próxima temporada com um novo técnico. Mas será que isso, no fim das contas, era preciso mesmo? Para o ex-jogador Tony Allen, por exemplo, não. Ele acredita que Doc Rivers só foi demitido pelo Sixers por causa de James Harden.

Continua após a publicidade

“A demissão de Doc, antes de tudo, foi chocante para mim. Para começar, ele tinha um recorde muito positivo pela equipe. Ganhou o dobro dos jogos que perdeu. Mas acho que James empurrou-o na frente do ônibus. Causou a decisão, para resumir. Assim que vi a sua entrevista pós-eliminação, eu notei que Doc provavelmente não ficaria”, afirmou o especialista defensivo, no podcast do amigo Kevin Garnett.

A entrevista a que refere-se Allen aconteceu depois da última derrota do Sixers na temporada. Harden foi questionado sobre a sua relação com Rivers e, a princípio, surpreendeu pela falta de entusiasmo. “Eu acho que é ok”, disse o armador. Foi o contrário de Joel Embiid, que fez uma defesa enfática do veterano treinador. O ex-atleta não se surpreende com as posturas tão distintas.

Continua após a publicidade

“Doc, certamente, é um técnico muito durão. É um daqueles caras que não vão te tratar com delicadeza, sabe? E sabemos que vários atletas não gostam disso. Não aguentam o tranco, aliás. Ele é um comandante que ‘incendeia’ o desejo de certos jogadores, mas também pode ter o impacto contrário. Acho que, vendo de longe, essa era a sua situação lá”, completou o campeão da NBA em 2008.

Leia mais

Recompensa

Garnett, por sua vez, realizou a sua análise da decisão sem citar Harden. Os seus comentários negativos foram voltados, por enquanto, à alta cúpula da equipe. O integrante do Hall da Fama viu o seu ex-técnico tentando criar um ambiente que levaria a títulos. Uma identidade de jogo e senso de unidade, por exemplo. Foi vítima, no entanto, de um pensamento imediatista.

Continua após a publicidade

“Doc estava tentando construir uma cultura na Philadelphia. Sinto que, além disso, criou uma sintonia com parte do elenco. Joel deu um passo essencial na carreira e tornou-se o MVP da liga, por exemplo. Percebo que ele está mais responsável em quadra. Mas você precisa dar uma chance para que a cultura seja construída. Por isso, sinto que a franquia desistiu cedo demais”, lamentou o ex-ala-pivô.

Para Garnett, aliás, essa reflexão leva a um problema maior da NBA atual. Quem está no topo da organização, para resumir, não entende o sucesso nos esportes. “Não acho que os donos de franquias entendam como se gere um time esportivo. Todos querem a recompensa, mas não querem viver o processo. Se você não é campeão em dois anos, assim como ocorreu com Doc, troca”, acusou.

Continua após a publicidade

Paizão

Não foi só James Harden que não aprovou o trabalho de Doc Rivers no Sixers. Os torcedores da Philadelphia, por exemplo, queriam a sua demissão. O veterano ganhou a reputação, afinal, de técnico incapaz de realizar ajustes nos playoffs com o tempo. Essa visão, no entanto, não faz jus à importância do futuro integrante do Hall da Fama. Allen explica que ele é muito mais do que isso para um time.

Continua após a publicidade

“Você pode dizer muitas coisas sobre Doc, mas o seu currículo comprova que é um campeão. Não há dúvida de que os seus times ganham jogos. E, mais do que isso, ele virou uma de minhas inspirações na liga. É um ‘paizão’. Doc é técnico/pai para os jogadores, pois não nos orienta só dentro de quadra. Ele dá a real sobre a vida fora do basquete”, elogiou o ex-marcador.

 

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Continua após a publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp

Continua após a publicidade

Últimas Notícias

Comentários