Aos 38 anos, Carmelo Anthony anuncia aposentadoria da NBA

Astro anunciou fim da carreira por meio de um vídeo nas redes sociais

Carmelo Anthony aposentadoria NBA Fonte: Slaven Vlasic / AFP

Carmelo Anthony anunciou sua aposentadoria da NBA por meio das redes sociais, nesta segunda-feira (22). Aos 38 anos, o astro estava sem time desde que deixou o Los Angeles Lakers, na temporada 2021/22. Ao todo foram 19 anos na maior liga de basquete do mundo.

“Agora chegou a hora de dizer adeus ao jogo que me deu propósito e orgulho. Lembro-me dos dias em que não tinha nada. Era apenas uma bola na quadra e um sonho de algo a mais. Mas o basquete era a minha saída. Meu propósito era forte, minhas comunidades, as cidades que representei com orgulho e os fãs que me apoiaram ao longo do caminho. Sou eternamente grato por essas pessoas. Foram elas que me fizeram Carmelo Anthony”, declarou o astro.

Na NBA, o jogador anotou incríveis 28.289 pontos, o que deu a ele o nono lugar na lista dos maiores cestinhas da história da liga. Além disso, foi dez vezes All-Star da competição, sendo selecionado oito vezes seguidas entre 2010 e 2017. Por fim, esteve ainda seis vezes no time do ano (All-NBA).

Publicidade

Carmelo Anthony

Sucesso em Towson Catholic High School e Oak Hill Academy, Carmelo jogou pela Universidade Syracuse, onde foi campeão da NCAA, em 2003. De lá, ele já foi direto para a NBA, onde seria selecionado pelo Denver Nuggets na terceira escolha do Draft daquele ano.

Publicidade

Carmelo liderou o Nuggets em dois títulos de divisão, além de participações seguidas nos playoffs, de  2004 a 2010. Em 2009, aliás, ele colocou a equipe nas finais de conferência. O feito não acontecia desde 1985. Em 2011, no entanto, ele foi trocado para o New York Knicks, que viria a ser seu “carro-chefe” na carreira.

Naquele ano, em sua primeira temporada pelos Knicks, Anthony liderou a NBA em pontos por jogo. Foram 28,7 em média. Foi em Nova York que ele também alcançou a maior marca da carreira, com 62 pontos anotados em uma única partida.

Leia mais!

Antes da temporada 2017/18 começar, Carmelo foi trocado para o Oklahoma City Thunder. A ideia era formar um trio de ataque poderoso com Russell Westbrook e Paul George. Mas o resultado foi diferente do esperado e o Thunder caiu na primeira rodada dos playoffs. Assim, ele foi para o Atlanta Hawks na temporada seguinte. Mais tarde, ele seria trocado para o Chicago Bulls, que prontamente rescindiu seu contrato.

Publicidade

Assim, Carmelo ficou desempregado na temporada 2018/19. Ele chegou a dar entrevistas para desmentir que estava se aposentando. Foi no Portland Trail Blazers, então, que o ala voltou a competir em alto nível. A equipe abriu as portas para ele em 2019, que não decepcionou. Em uma “lua de mel”, sua atuação na “bolha” da NBA  foi convincente. Jogando pelo Blazers, afinal, ele teve médias de 14,3 pontos e 4,6 rebotes em 127 jogos.

Por fim, teve uma passagem de uma temporada pelo Los Angeles Lakers. No time angelino, foi participativo e obteve médias de 13,3 pontos e 4,2 rebotes, em 69 jogos disputados.

Seleção

Pela seleção dos Estados Unidos, Carmelo Anthony já havia anunciado sua aposentadoria em 2016, mas não da NBA. Pelo time nacional, ele teve bons números. Além de ganhar as Olimpíadas de Pequim (2008), Londres (2012) e Rio de Janeiro (2016), o ala também se consagrou como o segundo maior cestinha em Jogos Olímpicos. Isso porque são 336 pontos, que o colocam atrás apenas de Kevin Durant, que soma 354.

Publicidade

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários