Abrindo os playoffs de 2023, o Philadelphia 76ers venceu o Brooklyn Nets por 121 a 101, neste sábado (15), com grandes atuações de Joel Embiid e James Harden. Os astros foram os principais nomes do time da casa e garantiram o triunfo tranquilo no Jogo 1 da série de primeira rodada da Conferência Leste.
James Harden foi responsável por 23 pontos, 13 assistências e sete bolas de três, enquanto Embiid foi o cestinha do 76ers com 26 pontos sobre o Nets. O pivô, aliás, terminou com 100% de aproveitamento em lances livres, com 11 convertidos. Além das estrelas, Tobias Harris também foi importante. Com menos minutos em quadra, terminou com 21 pontos.
Por outro lado, Mikal Bridges, mais uma vez, foi o cara de Brooklyn. O ala-armador anotou 30 pontos, sendo 20 apenas no primeiro tempo. Em 34 minutos, converteu 12 dos 18 arremessos tentados na partida. Outro que chegou da troca por Kevin Durant, Cam Johnson também fez bom jogo. Foram 18 pontos para o ala.
O Sixers teve o controle da partida desde o início, apesar do Nets endurecer o confronto no primeiro tempo. A segunda etapa, por outro lado, foi de maior controle dos anfitriões. Com o resultado, Philadelphia abre 1 a 0 na série. O próximo encontro entre as equipes será na segunda-feira (17), também com mando de quadra para o 76ers.
O jogo
O Nets conseguiu iniciar a série de forma competitiva. No primeiro quarto, afinal, se manteve na briga mesmo jogando fora de casa. Mikal Bridges mostrou que será o principal jogador da equipe, também, nos playoffs. Apenas nos 12 minutos iniciais, ele acumulou 11 pontos. Por outro lado, o Sixers aproveitou mais do trabalho coletivo com sete jogadores pontuando. Bem marcado, quase sempre com dobras, Embiid anotou seis pontos. Então, a vantagem para os anfitriões foi de cinco pontos. 30 a 25.
Leia mais!
- Veja quais jogadores podem decidir as séries dos playoffs da NBA
- Afinal, quem foi o cestinha da NBA: Jayson Tatum ou Joel Embiid?
- Kevin Durant: “Não me arrependo por ter trocado o Warriors pelo Nets”
No segundo período, ficou claro que as dobras no astro de Philadelphia deixaram espaço no perímetro. O time da casa, assim, aproveitou arremessadores livres e abusou das bolas de três no início do quarto. No entanto, após um pedido de tempo, Brooklyn voltou melhor e diminuiu a vantagem. As bolas de três, até então, dominavam as ações ofensivas com alto aproveitamento para dois times.
Mas o primeiro tempo teve dois donos: Bridges e James Harden. Os dois craques comandaram suas equipes. Enquanto o armador do Sixers brilhou com cinco bolas de três, o camisa 1 do Nets fez incríveis 23 pontos e liderou. A vantagem, no entanto, foi de Philadelphia que levou o duelo ao intervalo com seis pontos à frente. 67 a 61.
Na volta dos vestiários, o cenário mudou pouco. O 76ers manteve o controle do jogo, mas o Nets não deixava o rival abrir muita vantagem. No período, houve mais jogo de transição. Embiid, por sua vez, ainda sofreu com a forte marcação, apesar de ser mais participativo do que na primeira etapa. A diferença conquistada no segundo quarto foi mantida por boa parte, mas no final do terceiro quarto o time da casa a ampliou para 12 pontos. 93 a 81.
Por fim, o último quarto também começou melhor para a equipe anfitriã. Sob o comando de Harden, Philadelphia abriu 20 pontos de vantagem. Com o placar confortável, a defesa do Sixers afrouxou e o Nets conseguiu uma corrida de 9 a 0 que colocou o time visitante de volta no jogo. Mas, por pouco tempo. Embiid e Maxey fizeram sete pontos rápidos e o conforto voltou. Assim, bastou para o Sixers administrar para garantir o primeiro triunfo na pós-temporada.
(0-1) Brooklyn Nets 101 x 121 Philadelphia 76ers (1-0)
Destaques
Brooklyn
Mikal Bridges: 30 pontos, cinco rebotes e 12-18 nos arremessos de quadra
Cam Johnson: 18 pontos, quatro rebotes e 4-6 do perímetro
Spencer Dinwiddie: 14 pontos e sete assistências
Seth Curry: dez pontos
Philadelphia
Joel Embiid: 26 pontos, cinco rebotes, três assistências e 11-11 em lances livres
James Harden: 23 pontos, quatro rebotes, 13 assistências e 7-13 do perímetro
Tobias Harris: 21 pontos, quatro rebotes, quatro assistências e 3-3 do perímetro
Tyrese Maxey: 13 pontos, seis rebotes, três assistências e três roubos de bola
Paul Reed: 11 pontos e quatro rebotes
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA