Jogar na NBA pode parecer um sonho, mas um dos pontos negativos da carreira é a visibilidade. Qualquer polêmica ou passo em falso acontece diante de todos e, como resultado, tem um potencial bem mais danoso. O craque Kyrie Irving compreende essa questão e, por isso, saiu em defesa de Ja Morant. Para o experiente armador, o jovem astro é alvo de um tratamento injusto nas últimas semanas.
“Eu acredito que todas as dificuldades na vida, para começar, ajudam a construir o seu caráter. E, quando você lida com isso diante da opinião pública, a mídia vai se apegando a cada fiapo de história que aparece. Não quero generalizar, mas Ja foi julgado de forma exagerada pela imprensa. É a minha impressão, na condição de alguém que já passou e passa por isso”, relativizou o atleta de 30 anos.
Para Irving, no entanto, o julgamento não para na imprensa. É só o começo, aliás. Os jornalistas e analistas influenciam os fãs, que também passam a fazer pressão sobre os jogadores. As notícias ganham tração e, em síntese, o público torna-se o maior juiz possível. Esse caráter “justiceiro” dos torcedores é o que mais surpreendeu o armador ao longo dos anos.
“Você fica exposto a uma carga de julgamento enorme e, com isso, vira um réu no júri da opinião pública. Pois, obviamente, todos têm uma opinião. O choque inicial para os jogadores é lidar com essa opinião pública inflamada pela repercussão das notícias. A NBA é uma liga em que tudo acontece diante dos olhos dos fãs, então não tem jeito”, explicou o veterano.
Leia mais
- “Cometi um grande erro”, desabafa Ja Morant após suspensão
- Ja Morant deve ter prejuízo milionário em próximo contrato na NBA
- Astro da NBA, Morant comenta rumores de alcoolismo pela primeira vez
Bem-estar
O julgamento do público não costuma levar em consideração, por exemplo, o bem-estar das pessoas. Os comentários negativos viram críticas e, por fim, podem virar um escape para a negatividade e crueldade. E não há nada que os atletas possam fazer para evitar a não ser serem “perfeitos”. Irving comenta a situação de Morant isolando as polêmicas e focando no ser humano.
“Eu gostaria de dizer que podemos controlar o que todos dizem por aí, mas não é assim. A repercussão é grande e, às vezes, temos que lembrar que existe um ser humano do outro lado. É um ser humano, antes de tudo, com emoções reais. Por isso, eu importo-me com a pessoa. Vejo essa situação com um olhar de mais humanidade”, contou o craque do Mavericks.
Irving ainda salienta um último detalhe: recuperar-se é sempre mais desafiado sob a luz dos holofotes. Pede, então, “sororidade” entre os atletas. “A NBA é uma liga pública. Vamos encarar todas as situações de nossa vida com essa visibilidade e, como resultado, tudo fica mais complicado de administrar. Precisamos, por isso, estender a mão uns para os outros e oferecer apoio”, apontou o armador.
Histórico
Kyrie Irving identifica-se com Ja Morant por causa do longo histórico de polêmicas extra-quadra que carrega. Ele quase escolheu ser um alvo da opinião pública, na verdade, com posições questionáveis. O craque negou-se a imunizar-se contra o coronavírus e foi suspenso pela liga recentemente por propagar opiniões racistas. Como alguém que viveu isso, vê o atleta do Memphis Grizzlies com empatia.
“Eu desejo, para começar, tudo de bom para Ja e a sua família. Estou na torcida para que esteja em paz. O basquete é legal e importante, mas paz de espírito é muito maior. Não se compara. Ele possui uma longa e espetacular carreira pela frente. Então, ninguém deve controlá-la além de si próprio”, finalizou o campeão da NBA com o Cleveland Cavaliers.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA