Com uma boa temporada de estreia na NBA, a expectativa era que Jonathan Kuminga ganhasse mais minutos e amadurecimento com em 2022/23 com o Golden State Warriors . No entanto, o jovem atleta avalia seu início de campanha como “difícil”. Isso porque, nos primeiros 14 jogos da equipe, o técnico Steve Kerr não tem dado muitas oportunidades ao reserva.
“Tem sido difícil, mas sinto que estou aprendendo a lição. O que dificulta são os dias que não estou jogando. Afinal, mesmo que eu não esteja dentro de quadra, estou ali à disposição. Então, às vezes tenho que alcançar os caras que estão jogando. Sinto que essa é a parte mais difícil”, explicou o jogador após o triunfo contra o San Antonio Spurs.
Ainda assim, Jonathan Kuminga acredita que este início de temporada com o Warriors o fará crescer como profissional. Portanto, adota um tom de cautela com sua carreira, mas deixando clara sua vontade de estar em quadra.
“Apesar disso, sei que isso faz parte do meu crescimento também. Quando tiver a oportunidade de jogar, preciso estar pronto para fazer o que for preciso para manter meu lugar na rotação. Então, resumindo, tem sido difícil. Mas, tenho que continuar tentando”, completou o congolês.
Em 2021/22, sua temporada de estreia, Kuminga ganhou mais oportunidades do que era imaginado, sobretudo às diversas lesões no elenco. Com isso, foram 70 jogos disputados com mais de 16 minutos por jogo. Assim, obteve médias de 9,3 pontos, 33,rebotes e 51,3% de aproveitamento nos arremessos de quadra.
Leia Mais!
- Stephen Curry e Steve Kerr esperam que Jonathan Kuminga não esteja feliz
- Indisciplina e falta de foco de Jonathan Kuminga preocupariam Warriors
- “Kuminga pode ser all-star todos os anos”, crava astro do Warriors
Por outro lado, na atual campanha, seus minutos em quadra diminuíram, mesmo após uma boa primeira impressão no último ano. este ano a história tem sido diferença. Esteve em quadra em 11 dos 14 jogos do Warriors e suas médias caíram. São 14,1 minutos por partida, com 5.2 pontos e apenas 1,8 rebotes.
As participações mais discretas em 2022/23 já causaram algum desconforto em Kuminga, de acordo com Sean Deveney, do portal Heavy. Há pouco mais de 15 dias, o jornalista revelou que há um possível incômodo do ala-pivô sobre seus minutos em quadra.
“A realidade é que ele não estava jogando e estava frustrado. Todo mundo sabia disso no ano passado. O Warriors teve sorte que seus novatos se entenderam. [Moses] Moody e [James] Wiseman, por exemplo, acho que entendem isso. Mas, Kuminga quer jogar”, declarou um executivo a Deveney.
O nome do jogador de 20 anos também foi abordado, em coletiva, com Steve Kerr. O treinador, então, disse ser natural seu desconforto e pregou paciência, comparando com outros jogadores que esperaram suas oportunidades.
“Ele está em uma situação semelhante as de [Kevon] Looney e Jordan [Poole]. Leva tempo para aprender e desenvolver tudo. A diferença é que viemos de um título agora. Quando Jordan subiu a bordo, ele foi empurrado para a rotação. Ele não estava pronto e mostrou isso. Somos os atuais campeões, então não há muitos minutos fáceis para dar a ninguém”, comentou Kerr no fim de outubro.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA