Nós sempre falamos sobre os melhores times da história da NBA. O Chicago Bulls de 1996, o Golden State Warriors de 2016, o Los Angeles Lakers de 2001 e assim por diante, todos recebem elogios e méritos, como deveriam. No entanto, será que já tivemos tempo para mergulhar nos piores times da história da NBA? Como eram o elencos? Quais foram seus pontos brilhantes, se houver? As lesões condenaram a temporada desde o início? Qual a história por trás da pior temporada de cada time?
Aqui está a pior temporada de todas as franquias da NBA na história.
Atlanta Hawks: 13-69 em 2004/05
O Atlanta Hawks de 2004/05 não vinha muito promissor para a temporada. Entretanto, conseguiram ir pior do que as expectativas. Na offseason, a equipe trocou de técnico, contratando Mike Woodson. Também selecionou Josh Smith e Josh Childress na primeira rodada do draft de 2004. Além disso, adquiriu Antoine Walker, Tony Delk, Al Harrington e Kenny Anderson. Embora o Hawks contado com várias contratações e chegadas, nenhuma foi de jogadores que impactavam positivamente.
À medida que a temporada avançava, as coisas só pioravam. A equipe só não funcionava em quadra, e sentia falta de alguém que conseguisse pontuar constantemente. Antoine Walker, que era o cestinha da equipe, foi negociado de volta para o Boston Celtics após cerca de 50 jogos.
No entanto, tiveram boas notícias: tanto Childress quanto Smith foram nomeados para o All-Rookie Team, e Smith venceu o campeonato de enterradas. O Hawks terminou temporada perdendo 32 de seus 35 jogos finais, incluindo duas sequências de derrotas consecutivas de 13 e 14 jogos. Portanto, essa temporada foi a pior do Hawks e uma das piores por um time na história da liga.
Boston Celtics: 15-67 em 1996/97
Antoine Walker também estava aqui. O jogador foi selecionado no sexto lugar geral pelo Celtics no histórico draft da NBA de 1996. Em sua primeira temporada, Walker conseguiu ir para o All-Rookie First Team e parecia um tanto quanto promissor.
No entanto, o Celtics começou a temporada com um péssimo recorde de 5-21. Além disso, Dana Barros, Pervis Ellison, Dino Radja e Dee Brown perderam vários jogos com lesões. O Celtics continuaria a ter três sequências de derrotas consecutivas de mais de dez jogos, perdendo 34 de seus 38 jogos finais da temporada.
Boston tinha sete jogadores em média dez pontos por jogo ou mais, com os 17,5 de Antoine Walker liderando a equipe. No entanto, a defesa era horrível, e nem mesmo vários jogadores produzindo na frente conseguiam suprir a diferença de pontos.
Brooklyn Nets: 12-70 em 2009/10
O Brooklyn Nets teve seu pior recorde na temporada 2009/10, quando ainda estava em Nova Jersey. A equipe contou com nomes como Brook Lopez, Rafer Alston e Devin Harris. O Nets começou a temporada perdendo 18 jogos, se tornando o primeiro time da história a começar tão mal. A equipe não conseguiu sua primeira vitória até 4 de dezembro, e perdeu 40 de seus primeiros 43 jogos no ano. O técnico Lawrence Frank foi demitido após apenas 16 jogos, mas a mudança não funcionou.
Kiki Vandeweghe e Del Harris assumiram as funções de treinadores de Frank. Entretanto, os resultados foram mais do mesmo. Apenas quatro jogadores chegaram na marca de dez pontos por jogo pela organização naquela temporada. Brook Lopez, ainda novo, foi o melhor, com 18 pontos e nove rebotes por jogo. Francamente, tal qual tantas outras, o Nets só não tinha jogadores bons o suficiente. De toda forma, vencer apenas 12 jogos ainda é um grande atestado de terribilidade. Esse foi, com certeza, um dos piores times da história da NBA. Essa temporada foi a pior do Nets e uma das piores por um time na história da liga.
Charlotte Hornets: 7-59 em 2011/12
Essa versão do Hornets, ainda chamado Bobcats na época, possui o pior recorde não apenas na história da franquia, mas também na história da NBA. Os torcedores sabiam que a temporada 2011/12 não seria muito produtiva, mas as seleções de Bismack Biyombo e Kemba Walker no draft deram um pouco de esperança. No entanto, a temporada acabou sendo tudo, menos esperançosa. Ficou tão ruim que a equipe decidiu mudar seu nome de volta para os Hornets apenas dois anos depois para tentar deixar isso para trás.
O Bobcats foi eliminado da disputa dos playoffs mais cedo de qualquer outra equipe na história da NBA. Após uma derrota para o Minnesota Timberwolves em 28 de março, a organização foi oficialmente eliminada matematicamente dos playoffs. Apenas quatro jogadores contribuíram com qualquer coisa que pudesse ser considerada útil naquela temporada. Gerald Henderson e Corey Maggete foram os cestinhas da equipe com 15 pontos por jogo. Já Kemba Walker anotou 12 a cada aparição enquanto novato.
Vale lembrar que essa temporada foi marcada pelo lockout e por isso foi mais curta. De toda forma, ainda é o pior recorde da história em porcentagem de vitórias (10.6%). Sem dúvidas, a pior temporada de um time na história da NBA.
Chicago Bulls: 15-67 em 2000/2001
O Chicago Bulls de 2000/01 deveria ser muito mais competitivo do que acabou sendo. A equipe tinha a estrela Elton Brand como seu melhor jogador, e adicionou Ron Mercer e Brad Miller na offseason. Além disso, o Bulls adquiriu Jamal Crawford em uma troca durante o draft.
No entanto, a equipe teve começo horrível, perdendo 24 de seus primeiros 27 jogos. Em fevereiro, o Bulls tinha o pior recorde da liga (6-41), e terminou 15-67 para ter o pior recorde da história da franquia que havia acabado de ser hexacampeã na década anterior.
Era a segunda temporada de Elton Brand na NBA, mas o jogador liderou o Bulls com 20 pontos por jogo, além de 10 rebotes. No entanto, Brand foi a única coisa a se comemorar para a equipe naquele ano. Apenas 2 jogadores além dele terminaram com mais de 10 pontos por jogo.
Após a temporada, de forma surpreendente, o Bulls trocou Elton Brand com o Clippers por Tyson Chandler e Brian Skinner.
Cleveland Cavaliers: 15-67 em 1970/71 e 1981/82
O Cleveland Cavaliers aparece como o primeiro time a ter duas piores temporadas em sua história.
A temporada de 1970/71 foi a primeira temporada da franquia na liga, então não deve ser um choque que o Cavs fosse ruim. Como uma franquia de expansão, Cleveland teve a chance de selecionar 11 jogadores de diferentes times para formar o seu próprio. John Johnson foi nomeado o primeiro All-Star na história da franquia naquela temporada e terminou o ano com 16 pontos, sete rebotes e cinco assistências por jogo. No entanto, sendo muito novos e sem muita estruturação, o Cavs não aguentou o tranco e só venceu 15 jogos.
A próxima vez que a franquia só venceu 15 partidas foi em 1982. O Cavaliers não mostrou nenhum sinal de vida ao longo da temporada, perdendo os últimos 19 jogos consecutivos para encerrar o ano. Os anos 70 e a primeira parte dos anos 80 foram esquisitos para o Cavs, já que seu dono era maluco e fazia trocas claramente horríveis para a franquia. Anos depois, a NBA criou regras para impedir tais trocas, como a Stepien Rule, que impede times de trocarem suas escolhas de primeira rodada em anos consecutivos. Essa temporada foi a pior do Cavs e uma das piores por um time na história da liga.
Dallas Mavericks: 11-71 em 1992/93
O Dallas Mavericks de 1992/93 possui o quarto pior recorde de uma temporada na história da NBA. A temporada estava condenada antes mesmo de começar, já que a quarta escolha geral do draft, Jim Jackson, não quis jogar a maior parte do ano por questões contratuais. Já Fat Lever também perdeu toda a temporada de 1993 com uma lesão no joelho. Nos primeiros 61 jogos da equipe, o Mavs venceu apenas quatro, perdendo incríveis 57 vezes. A equipe também exibiu o pior diferencial médio de pontos da história da NBA, -15.
Jackson finalmente se juntou ao Mavericks em março, mas era tarde demais. O novato ajudou a organização a vencer mais 7 jogos, o que superou o total de vitórias dos 61 jogos anteriores. Derek Harper e Jim Jackson foram os cestinhas da equipe, com Harper registrando 18 pontos por jogo e Jackson adicionando 16 de média, em 28 jogos disputados.
Posteriormente, o Mavs seguiu mal, mas tinha os três “Js”: Jason Kidd, Jim Jackson e Jamal Mashburn.
Denver Nuggets: 11-71 em 1997/98
O Denver Nuggets de 1997-98 é o primeiro time da lista que, no começo da temporada, mostrava que podia ser bastante competitivo. Depois de uma offseason de trocas e assinaturas na agência livre que tinham como objetivo melhorar a equipe, o Nuggets chegou em outubro com expectativas de ir aos playoffs.
No entanto, apenas no 4º jogo da temporada, o recém-adquirido Eric Williams sofreu uma lesão no joelho que o levou a perder todo o ano. A contusão foi o catalisador para a pior temporada da história da franquia. O Nuggets começou a temporada 2-38, incluindo uma sequência recorde de 23 derrotas consecutivas.
No momento da lesão de Williams, o jogador estava com uma média de 19,8 pontos. Após sua contusão, entretanto, ninguém no Nuggets conseguiu igualar sua produção e parecia que os jogadores já haviam lergado a toalha no meio do caminho. Cory Alexander foi outro jogador produtivo para o Denver, mas também atuou em apenas 23 jogos pelo time. Johnny Newman e LaPhonso Ellis registraram temporadas superiores a 14 pontos por jogo, mas simplesmente não foi suficiente.
Detroit Pistons: 16-66 em 1979/80
O Pistons do final da década de 1980 era horrível. O treinador principal Dick Vitale pressionou a organização para adquirir Bob McAdoo em uma troca, que provou ser desastrosa para Detroit. O Pistons deu Robert Parish e Kevin McHale para o Boston Celtics, que viria a ser campeão várias vezes nos anos seguintes com esses dois jogadores.
Nos primeiros 41 jogos, o Pistons foi 10-31. Depois, a organização ganharia apenas mais 6 partidas durante toda a temporada, incluindo uma sequência de 13 derrotas consecutivas. John Long liderou a equipe com 19,4 pontos por jogo.
Em suma, no entanto, o Pistons era horrível e as trocas que fizeram para tentar ser bom só não funcionaram. Anos depois, a equipe viria a ser competitiva novamente, ganhando dois títulos no final da década de 80.
Golden State Warriors: 12-57 em 1952/53
Voltando para os anos 50, a pior temporada do Warriors. A equipe ainda era situada na Philadelphia.
A temporada de 1953 teve apenas 69 jogos. Neles, a equipe teve quatro sequências de derrotas consecutivas de 10 jogos ou mais. Neil Johnston foi a estrela solitária dos Warriors ao terminar o ano com 22 pontos e 13 rebotes por jogo, enquanto o resto da equipe não parecia muito interessada em vencer. Embora 22 e 13 pareçam números impressionantes e de All-Star nos dias de hoje, o jogo era bem mais rápido naquela época, então essa produtividade não foi o suficiente para influenciar o número de vitórias positivamente.
Houston Rockets: 14-68 em 1982/83
O Houston Rockets de 1982/83 é uma das equipes mais surpreendentes da lista. A organização havia ido para as finais da NBA em 1981, mas perderam a estrela da franquia, Moses Malone, na offseason. A temporada começou miseravelmente com o Rockets perdendo seus primeiros dez jogos por uma média de quase 20 pontos. Sua sequência de vitórias mais longa da temporada foi apenas dois jogos, para referência de quão constantemente ruim o Rockets era.
No entanto, os resultados da pior temporada da história da organização não foram ruins. Por ser tão horrível, a equipe selecionou Ralph Samspon no draft de 1983 e, posteriormente, Hakeem Olajuwon em 1984. Nada mal, né?
Em 83, o melhor jogador do Rockets era o armador Allan Leavell, que liderou a equipe em pontos com média de 15 por jogo. Portanto, essa temporada foi a pior do Rockets e uma das piores por um time na história da liga.
Indiana Pacers: 20-62 em 1982/83
Outra equipe da temporada 1982/83 faz parte da nossa lista, já que o Indiana Pacers também teve sua pior temporada durante esse ano. O Pacers de 1983 foi treinado por Jack McKinney, mas milagrosamente manteve seu emprego após perder 62 jogos.
A equipe era mediana no ataque, terminando em 15º de 23 equipes na classificação ofensiva. A defesa foi uma história diferente, pois terminou em 22º de 23 equipes na classificação defensiva, permitindo que os oponentes marcassem, em média, 114 pontos por jogo.
Entretanto, o Pacers tinha alguns bons jogadores em seu plantel. Clark Kellogg teve uma temporada monstruosa para Indiana, terminando com 20 pontos e 10 rebotes por jogo. Herb Williams e Billy Knight também ajudaram, anotando em média 17 pontos a cada aparição cada.
No geral, a década de 80 foi um pesadelo para Indiana, que só voltou a vencer mais de 50% de seus jogos em 1990.
Los Angeles Clippers: 12-70 em 1986/87
O Los Angeles Clippers de 1986/87 está empatado com os Nets pelo sexto pior recorde da história da NBA. Treinada por Don Chaney, a equipe estava preparada para fazer uma boa campanha na temporada 1986/87, mas as leis da natureza tinham outros planos. O Clippers tinha Cedric Maxwell, que ainda era produtivo aos 31 anos, mas sofreu uma lesão que lhe custou 47 jogos naquela temporada. A organização também tinha Marques Johnson, que foi All-Star no ano anterior, mas que também se lesionou e apareceu em apenas dez jogos naquele ano.
No ano anterior, com Johnson e Maxwell jogando temporadas completas, o Clippers terminaou 32-50, o que continua ruim, mas não o suficiente para essa lista. Sem eles, entretanto, o Clippers parecia muito pior e uma das piores equipes da década. Mike Woodson acabaria liderando a equipe na pontuação com seu 17 por jogo.
Para ajudar, na temporada seguinte o Clippers só venceu 15 jogos, sendo assim a pior dupla de temporadas da história.
Los Angeles Lakers: 17-65 em 2015/16
A turnê de despedida de Kobe Bryant em 2016 foi incrível, com todas as cidades que têm times da NBA prestando homenagem a um dos melhores jogadores da história da liga. Infelizmente, uma coisa que foi esquecida durante essa temporada é que a despedida de Kobe veio no meio do pior ano da história da franquia. Na oportunidade, o Lakers teve o pior ataque da liga. Essa temporada foi a pior de Kobe, embora os livros de história não mostrem isso.
Kobe jogou 66 jogos e teve uma média de 17 pontos por jogo, enquanto Lou Williams e Jordan Clarkson tiveram pouco mais de 15 a cada aparição. No entanto, o Lakers viria a se reconstruir perfeitamente apenas três temporadas depois, quando adquiriu LeBron James na agência livre.
Memphis Grizzlies: 8-42 em 1998/99
Para encontrar a pior temporada do Memphis Grizzlies, precisamos voltar para quando eles ainda jogavam ao norte da fronteira, em Vancouver. O Grizzlies tinha acabado de selecionar Mike Bibby com a 1ª escolha no Draft de 1998 e ainda contavam com veteranos como Shareff Abdur-Rahim e Bryant Reeves. No entanto, em uma temporada curta por conta do lockout, o Grizzlies venceria apenas oito jogos, mesmo depois de vencer quatro dos dez primeiros. Reeves jogou apenas 25 jogos devido ao controle de peso e lesões no joelho que acabaram lhe custando sua carreira.
O único ponto positivo para Vancouver veio na forma de Shareef Abdur-Rahim. Shareef jogou em todos os 50 jogos pelo Grizzlies e teve uma média de 23 pontos e sete rebotes por jogo. Já Bibby teve um ano de novato decente, com 13 pontos e seis rebotes por aparição.
Apenas duas temporadas e meia depois, o Vancouver Grizzlies estava a caminho de Memphis, onde permanece até hoje como um time de basquete muito melhor do o de 1999.
Miami Heat: 15-67 em 1988/89 e 2007/08
O Miami Heat é o segundo time da nossa lista a igualar o pior recorde da franquia duas vezes em sua história. A temporada 1988/89 foi sua primeira como franquia na NBA e por isso daremos uma colher de chá. O Heat perdeu os primeiros 17 jogos de sua história, e a equipe treinada por Ron Rothstein parecia nem oferecer resistência.
Já o Miami Heat de 2007/08 havia sido campeão apenas dois anos antes, o que torna bastante surpreendente vencer apenas 15 jogos. Na temporada final de Pat Riley como treinador do Heat, a equipe venceu apenas 8 jogos nos primeiros 2 meses da temporada. Essa também foi a última temporada de Alonzo Mourning na NBA. Dwyane Wade, o MVP das Finais de 2006, lutou contra lesões durante toda a temporada e perdeu os 21 jogos finais da equipe. Enquanto isso, Wade foi o líder da equipe, com médias de 24 pontos por jogo em 56 aparições.
Milwaukee Bucks: 15-67 em 2013/14
O Milwaukee Bucks 2013/14 é outra das más temporadas mais recentes da história da NBA. Sob o comando do técnico Larry Drew, o Bucks terminou com o pior recorde da NBA na oportunidade. Coincidentemente, este foi o mesmo ano em que a organização selecionou Giannis Antetokounmpo com a 15ª escolha geral. O grego apareceu em 77 jogos naquela temporada e teve uma média de apenas seis pontos e cinco rebotes por jogo, o que ilustra o quanto ele melhorou desde lá.
Esta equipe contou com nomes como O.J. Mayo, Ramon Sessions e Khris Middleton, com apenas 22 anos. Além deles, Brandon Knight, que liderou o time com 18 pontos por jogo. Já na temporada seguinte, o Bucks melhorou bastante, vencendo 41 jogos.
Minesotta Timberwolves: 15-67 em 1991/92 e 2009/10
O Minnesota Timberwolves é o terceiro de quatro times a igualar seu pior recorde da franquia duas vezes em sua história. A primeira vez que eles terminaram com um recorde de 15-67 foi na temporada 1991-92, sua terceira em existência. A equipe começou um incrivelmente ruim 8-38, e terminou 7-29 depois. O Wolves foi liderado por Pooh Richardson e Tony Campbell, que deram à equipe mais de 16 pontos por jogo cada. Treinados pelo técnico Jimmy Rodgers, Minesotta também venceria apenas 19 jogos no ano seguinte.
O Timberwolves igualou seu pior 15-67 em 2010. Desta vez, Minnesota foi claramente um dos piores times ofensivos e defensivos da liga. Liderados pelo técnico Kurt Rambis, o Wolves começou 3-17 em seus primeiros 20 jogos. A organização também terminaria sua temporada 1-23 em seus últimos 24 jogos. Al Jefferson e Kevin Love foram os destaques de Minnesota naquele ano, já que Jefferson deu à equipe 17 pontos e nove rebotes por aparição, enquanto Love anotou 14 pontos e 11 rebotes de média em sua segunda temporada na liga.
Se há um prêmio para pior franquia da história, o time do Wolves está entre os candidatos, e essa temporada é um dos motivos.
New Orleans Pelicans: 18-64 em 2004/05
Surpreendentemente, para encontrar a pior temporada dos Pelicans na história da franquia, você teria que voltar a 2005. Esta foi a temporada que viu New Orleans passar da relativamente mais fácil conferência Leste para uma das divisões mais difíceis da história do basquete, a conferência Oeste dos anos 2000. A equipe teve um péssimo começo de 2-29 sob o comando do novo técnico Byron Scott e nunca se recuperou.
Muitos fatores contribuíram para a pior temporada na história da franquia. Jamal Mashburn perderia todo o ano com uma lesão no joelho, enquanto Baron Davis e David Wesley seriam negociados no meio da temporada, sinalizando uma rendição do Pelicans (na época, ainda era New Orleans Hornets). Além de Wesley e Davis, a equipe foi liderada por P.J. Brown e Lee Nailon.
New York Knicks: 17-65 em 2014/15 e 2018/19
O New York Knicks é o quarto e último time a igualar seu pior recorde da franquia mais de uma vez. A coisa “especial” sobre os Knicks é que eles fizeram isso apenas cinco temporadas entre cada apresentação. O Knicks de 2013/14 foi diversas vezes referido como o pior time da história dos Knicks, pois foi a primeira vez que perderam 60 jogos em uma temporada. Carmelo Anthony foi o único digno de ser mencionado positivamente aqui, com 24 pontos por jogo.
Mais uma vez, em 2018/19, o Knicks igualaria seu recorde de 17-65. Com outro ex-treinador no comando em David Fizdale, New York ainda não mostrava nada de interessante. E honestamente nem há muito o que ser dito aqui. Tim Hardaway Jr. liderou a equipe com 19 pontos por jogo, e logo depois a equipe escolheria R.J Barrett no draft. Essa temporada foi a pior do Knicks e uma das piores por um time na história da liga.
Oklahoma City Thunder: 20-62 em 2007/08
O pior recorde da história do Oklahoma City Thunder veio na última temporada do Seattle SuperSonics. A equipe contava com P.J. Carlesimo como treinador e teve o novato do ano Kevin Durant. Esta também foi a primeira temporada do mandato do atual gerente geral da equipe, Sam Presti, nessa posição.
Mas o ataque do SuperSonics ficou em décimo sexto naquela temporada, muito devido à presença de Kevin Durant e sua campanha de calouro do ano. Durant teve médias de 20 pontos por jogo, liderando a equipe. No entanto, a defesa era absolutamente horrível. O SuperSonics também contou com Chris Wilcox, Jeff Green, Nick Collison, Wally Szczerbiak e Earl Watson. Desses jogadores, apenas Watson, Wilcox e Szczerbiak anotaram mais de dez pontos por jogo.
A história ajudou o time de OKC, no entanto, já que depois da pior temporada da franquia, conseguiu escolher Russell Westbrook no draft.
Orlando Magic: 18-64 em 1989/90
O Orlando Magic, tal qual outros times da lista, registrou seu pior recorde na história da franquia em sua primeira temporada de existência. O Magic até teve um surpreendente início de 7-7 como franquia, mas escorregaria tremendamente e terminaram a temporada em uma horrível sequência de 11-57. O ataque da equipe era de alta potência, mas sua defesa era terrível, deixando os oponentes anotarem em abundância.
Essa equipe de Orlando contou com Terry Catledge, Reggie Theus e versões muito jovens de Nick Anderson e Scott Skiles. Catledge liderou a equipe com 19 pontos por jogo, enquanto Theus estava logo atrás com pouco mais de 18.
Apenas algumas temporadas após sua estreia, as orações do Magic por um jogador da franquia foram respondidas quando a organização conseguiu escolher Shaquille O’Neal em primeiro geral no draft de 1992. Na sequência, o time da Flórida ainda contou com Penny Hardaway e viveu seus melhores momentos na liga.
Philadelphia 76ers: 9-73 em 1972/73
Por muito tempo, o Philadelphia 76ers de 1973 foi considerado o pior time da história da NBA. Apenas seis temporadas antes deste fracasso, o 76ers havia estabelecido o recorde de mais vitórias em uma só temporada até aquele momento. O mundo gira, né?
Então, a equipe continuou engatando sequências de 15 derrotas durante o ano, incluindo um trecho de 34 derrotas em 35 jogos. Na época, eram chamados de Philadelphia 9-73ers.
O 76ers teve dez jogadores com média de pelo menos dez pontos por jogo naquela temporada, mas não conseguiram coloca-los pra jogar junto. Fred Carter jogou 81 jogos e teve uma média de 20 pontos, seis rebotes e quatro assistências, enqunato Tom Van Arsdale e John Block tiveram uma média de mais de 17 pontos por jogo também. Aqui, vale a mesma ressalva que o Warriors: esses números são inflados pelo ritmo da era, e na época era necessário mais para ser um bom time. Portanto, essa temporada foi a pior do 76ers e uma das piores por um time na história da liga.
Phoenix Suns: 16-66 em 1968/69
Outra equipe que se orgulha de uma cultura vencedora é o Phoenix Suns. Você tem que voltar aos anos 60 para descobrir o pior recorde de todos os tempos, mesmo com as horríveis equipes da era pós-Nash de 2010. Esta foi a sua primeira temporada na NBA e o Suns até venceu o primeiro jogo da sua história – o que não valeu de muito, já que foram horríveis depois.
Com apenas 14 equipes na liga, o Suns conseguiu ser a absoluta pior delas. Dick Van Arsdale e Gail Goodrich estavam estrelando por Phoenix, embora a equipe não conseguisse aproveita-los bem. Goodrich foi o cestinha, com 23 pontos por jogo. Van Arsdale foi logo atrás, com 21.
Não demorando muito para se tornarem uma franquia vencedora, Phoenix venceu 48 jogos já em 1971.
Portland Trail Blazers: 18-64 em 1971/72
Outra equipe que alcançou seu pior recorde na história da franquia no início de sua existência é o Portland Trail Blazers. Esta foi apenas sua segunda temporada como equipe e veio com muitas dores necssárias para o crescimento. Geoff Petrie perdeu 22 jogos devido a lesão e a equipe perdeu muito ofensivamente com isso. O técnico Rolland Todd foi demitido no final da temporada e substituído por Stu Inman. Os jogadores da equipe lutaram com a gerência, bem como Willie McCarter sendo dispensado pelos superiores.
No entanto, tiveram alguns destaques. Rick Adelman foi nomeado o primeiro capitão na história da equipe antes do início da temporada. Sidney Wicks liderou o Blazers com 24 pontos por jogo e levou o prêmio de novato do ano. Entretanto, não foi o suficiente para Portland. Então, essa temporada foi a pior do Portland e uma das piores por um time na história da liga.
Sacramento Kings: 17-65 em 2008/09
Para o Sacramento Kings, 2008/09, foi uma temporada de turbulência interna e fracasso. Mas a equipe já começou o ano com um recorde de 6-18, o que resultou na demissão do técnico Reggie Theus. Já o novo técnico Kenny Natt ocupou o lugar, mas não conseguiu fazer melhor, pois terminou o ano com um recorde de 11-47.
O treinador Natt e seu regime intenso seriam mandados embora apenas quatro dias após o término da temporada. Kevin Martin foi a estrela da equipe com seus 24 pontos por jogo e 41% de aproveitamento da bola de três. Desde 2006, o Kings ainda não chegou aos playoffs da NBA, mas talvez, apenas talvez, a mudança esteja no horizonte de Sacramento.
San Antonio Spurs: 20-62 em 1996/97
A temporada 1996/97 para o San Antonio Spurs foi atormentada por lesões e ineficácia de suas contratações de veteranos na offseason. Seu craque David Robinson jogou apenas seis jogos devido a lesões nas costas e nos pés, enquanto o arremessador de três pontos Chuck Person perdeu a temporada inteira. O Spurs apoiou seu sucesso nos já veteranos Dominique Wilkins e Vernon Maxwell, que já haviam passado de seus melhores dias de jogo.
O Spurs começou a temporada 3-15, o que avalancou na contratação do lendário técnico Gregg Popovich. Sua contratação é provavelmente a melhor coisa que saiu desta temporada, pois o Spurs foi campeões da NBA apenas dois anos depois. Wilkins foi o cestinha da equipe com 18 pontos por jogo.
As 62 derrotas resultaram na primeira escolha geral do draft, usada para selecionar Tim Duncan, o maior jogador da história da franquia e um dos maiores da NBA. Além disso, apenas duas temporadas depois, começaria a dinastia Popovich-Duncan, colocando essa temporada lamentável para trás.
Toronto Raptors: 16-66 em 1997/98
O Toronto Raptors teve sua pior temporada de todos os tempos em seu terceiro ano na liga. No draft, a equipe selecionou Tracy McGrady com a nona escolha geral, e pareciam prontas para começar a impactar a liga. Entretanto, não foi assim que funcionou, já que na metade da temporada a equipe trocou vários jogadore. Com um horrível início de 1-19, o técnico foi trocado, assim como o craque da franquia, Damon Stoudemire. Além disso, o Raptors adquiriu Kenny Anderson no acordo por Stoudemire, mas ele se recusou a jogar em Toronto e foi negociado por Chauncey Billups e Dee Brown.
Posteriormente, a história mostrou que esses jogadores que não queriam atuar no Canadá estavam errados, mas na época de fato parecia bem pior mudar para o outro lado da fronteira e jogar uma temporada por um time novo.
Doug Christie liderou a equipe em pontuação, com 16 por jogo. Após a temporada, o Raptors mudou totalmente, trocando Marcus Camby e Chauncey Billups.
Utah Jazz: 23-59 em 1974/75
De todos os times listados aqui, o Jazz terminou com o melhor registro entre os times e seus piores recordes. Isso tem que ser sua própria realização, certo? A melhor pior temporada da história. Mais uma vez, essa temporada recorde ocorreu no primeiro ano de existência da equipe, e o Jazz ainda jogava em New Orleans. A equipe passaria por um total de três treinadores durante a temporada, incluindo Elgin Baylor, que ocupou o banco de um jogo em que perdeu.
Pete Maravich foi a estrela solitária do New Orleans e a principal atração para os torcedores nas arquibancadas. Maravich adorava jogar na frente do público de Nova Orleans, mas o crauqe provavelmente também gostaria de ganhar. Pete liderou o Jazz com 21 pontos, cinco rebotes e seis assistências por jogo. Todavia, a primeira temporada de Utah acima de 50% só viria dez anos depois, em 1983-84.
Washington Wizards: 18-62 em 1961/62
O Washington Wizards ainda era o Chicago Packers quando registrou seu pior recorde, em 1962. Foi sua primeira temporada na NBA e única com esse nome, pois seria renomeado para Chicago Zephyrs no ano seguinte. O Packers foi treinado por Jim Pollard, mas terminou com o pior recorde da NBA.
O Packers era liderado, então, pelo superstar Walt Bellamy, que era a única coisa boa para a equipe na época. Bellamy teve uma temporada monstruosa para o Packers, postando 31 pontos e 19 rebotes por jogo. Já Slick Leonard foi o segundo na equipe em pontuação, com 16 por aparição. Essa temporada foi a pior do Wizards e uma das piores por um time na história da liga.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA:
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Canal no Telegram