Um dos grandes craques da liga, em uma reviravolta inesperada, pode estar realmente de mudança antes do fechamento da janela de transações da temporada. E, por fim, a paciência do Philadelphia 76ers na arrastada “novela” envolvendo Ben Simmons seria recompensada. Segundo Shams Charania, do portal The Athletic, o Brooklyn Nets está pronto para ouvir ofertas de troca do Sixers por James Harden já nos próximos dias.
O interesse do time da Pensilvânia no experiente armador era um dos segredos menos discretos da liga, certamente. O que mudou, porém, é que os nova-iorquinos já estão menos resistentes à possibilidade de negociá-lo. Trata-se de uma reviravolta porque imaginava-se que a cúpula liderada por Daryl Morey precisaria aguardar a offseason para tentar adquirir o astro. Mas um negócio ainda soa mais provável em julho.
O Sixers é considerado candidato ideal a uma troca com o Nets por Harden, aliás, por vários motivos. O ex-MVP da liga, acima de tudo, tem relação bastante próxima com Morey e um dos donos da equipe da Philadelphia, Michael Ruffin. Existiria, além disso, declarada vontade do “Barba” em atuar com o pivô Joel Embiid. A franquia teria um ativo perfeito para encabeçar uma negociação, para concluir, em Simmons.
É fato ainda que o elenco da Pensilvânia possui outros jogadores para “encorpar” uma proposta de troca, como Matisse Thybulle e Tyrese Maxey. Mas, por enquanto, a ideia seria não envolver ninguém além do problemático armador em uma transação. De acordo com Kyle Neubeck, do jornal Philly Voice, a direção do Sixers não acredita que deva disponibilizar mais nenhum jogador para os nova-iorquinos.
“Brooklyn adoraria pegar um all-star de 25 anos sob contrato por vários anos por um jogador descontente com vínculo prestes a terminar”, resumiu uma fonte interna da franquia de Philadelphia a Neubeck.
Saída iminente
As especulações sinalizando para a saída iminente de Harden do Nets aumentaram na última semana por causa de dois fatores. O craque, primeiramente, poderá tornar-se agente livre irrestrito em julho e já deixou claro que quer deixar suas opções abertas para a offseason. Em segundo lugar, rumores crescentes indicam que ele não gosta (surpreendentemente) da experiência de viver em Nova Iorque.
A própria franquia, ao mesmo tempo, teria preocupações com o impacto do atleta no desempenho do time. Charania apurou que executivos e o treinador Steve Nash não estão convictos, por exemplo, de que o estilo de jogo do veterano alinhe-se com os planos da organização. Seu domínio da posse de bola e controle do ritmo ofensivo contrasta, em suma, com um ritmo mais leve e solto pretendido pelo técnico.
É esperado que o Nets não tenha pressa em negociar Harden, mas a péssima fase da equipe exige uma postura mais ativa no mercado. Os nova-iorquinos perderam sete jogos seguidos e, por isso, estão prestes a saírem da zona de classificação direta aos playoffs. Assim, o jornalista do The Athletic aponta que uma negociação do astro por coadjuvantes que ajudem a “encorpar” o elenco já seria vista com bons olhos.
Outros interessados
No entanto, é preciso lembrar que o Sixers possui outras oportunidades de negócio e conversas em andamento por Simmons. O Atlanta Hawks, em particular, tem sido um agressivo interessado nos serviços do craque. Charania apurou que as tratativas entre os times giram em torno de uma oferta que incluiria o ala-armador Bogdan Bogdanovic, o ala-pivô John Collins e múltiplas escolhas de primeira rodada de draft.
Simmons ainda não entrou em quadra nessa temporada por causa de (autodeclarados) problemas de ordem psicológica. Sabe-se, nos bastidores, que ele não joga mais pelo Sixers. Harden, por sua vez, é um ex-MVP da liga que acaba de ser selecionado para o seu décimo Jogo das Estrelas. Ao lado de Kevin Durant e Kyrie Irving no Nets, ele anota médias de 22.5 pontos, 8.0 rebotes e 10.2 assistências na atual campanha.
Leia mais
“Falamos muito e fazemos pouco”, diz Harden sobre fase do Nets
Times rivais suspeitam de aliciamento do Sixers a Harden
Por Harden, Sixers planejaria adiar troca de Ben Simmons
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA: