O draft da NBA de 2019 apresentou alguns nomes impactantes, mas pensando nisso, refizemos as 30 primeiras escolhas para tentarmos dar um sentido melhor ao que acontece hoje. Daquele recrutamento, ao menos 20 daqueles jogadores possuem muito espaço em seus times. Apenas um, entretanto, atuou no Jogo das Estrelas. Mas será que a ordem daquele ano ficou como a liga reflete na atualidade? Como verdadeiros engenheiros de obra pronta, vamos dar nossos pitacos.
Draft 2019 da NBA
Escolha 1
Como foi?
O New Orleans Pelicans selecionou o ala-pivô Zion Williamson como a primeira escolha do draft. Extremamente talentoso, ele já era muito popular bem antes de ir para a NBA. No entanto, uma lesão no basquete universitário assustou. Mesmo assim, o Pelicans não teve dúvidas. Ainda em seu primeiro ano, Zion se machucou antes da pré-temporada e acabou perdendo muitas partidas, totalizando 24 disputadas. Mas veio o segundo ano e ele participou de 61 dos 72.
Como é hoje
Embora Williamson tenha feito números impactantes em seu segundo ano na liga (27.0 pontos, 7.2 rebotes e 3.7 assistências), ele carece de cuidado especial com o peso. Apesar de o Pelicans ou ele nunca confirmarem, ele teria superado os 150 quilos. As imagens, no entanto, refutam a informação de que ele pesaria 128 quilos.
Para piorar, ele atuou em menos da metade dos jogos desde que foi draftado. Em 2021-22, o atleta ainda não fez sua estreia, deixando de jogar nas 38 primeiras partidas. De acordo com o jornalista Adrian Wojnarowski, da ESPN, ainda não existe um prazo para o seu retorno. Além disso, Wojnarowski informou que Zion está fazendo reabilitação em Portland, bem longe de seus companheiros.
Escolha 2
Como foi?
Com a segunda escolha do draft de 2019, o Memphis Grizzlies selecionou o armador Ja Morant. A seleção em Morant veio em conjunto com a decisão da diretoria de negociar o experiente Mike Conley, um dos maiores ídolos da franquia. O Grizzlies queria um armador explosivo, que pudesse enfrentar qualquer oponente no ataque, mas que soubesse organizar o time. Morant foi a escolha perfeita e o jogador ficou com o prêmio de melhor calouro do ano.
Como é hoje
Morant faz, em 2021-22, uma temporada de All Star. Até o momento, ele registra médias de 25.1 pontos, 6.7 assistências e 5.7 rebotes. Dois fatores fazem dele um jogador ainda melhor: o arremesso de três pontos evoluiu (40% de aproveitamento) e ele tem se esforçado mais na defesa. Apesar de o Grizzlies ter tido uma campanha bastante positiva sem ele, quando sofreu lesão no joelho, Ja conseguiu voltar em grande nível.
A única coisa que preocupou nem foi ele, em si, mas a torcida. Logo após seu retorno às quadras, os torcedores o hostilizaram e pediram para que ele fosse trocado. Imagine isso. Mas isso fica escondido no passado recente, pois o que ele fez depois disso, o credita para estar entre os melhores de sua posição.
Escolha 3
Como foi?
Com a terceira escolha, o New York Knicks selecionou o ala RJ Barrett. Ali, Barrett era o segundo dos três jogadores da universidade de Duke no top 10 (Cam Reddish foi a décima seleção). Em seu primeiro ano Barrett não apresentou um arremesso confiável e parecia, por vezes, pouco consistente. No entanto, ele demonstrou vontade de evoluir em aspectos que o deixavam para trás.
Como é hoje
Apesar de Barrett não ser exatamente um bom defensor, ele está sendo treinado por Tom Thibodeau, especialista no setor. Claro, não é do dia para a noite que isso muda. O fato de ele ter feito apenas um ano no basquete universitário não o ajuda nisso. Muito atlético, o camisa 9 possui ferramentas para crescer. Em seu segundo ano, Barrett converteu 40% dos arremessos de três, mas caiu na atual temporada e acerta ineficientes 32.9% de longa distância.
Como seria o draft de 2019
Conhecidos os três primeiros selecionados, vamos bagunçar as coisas um pouco. Refizemos o draft de 2019, utilizando apenas o que os jogadores fazem na NBA desde então. Aqui, vamos ignorar se os times precisavam ou não de atletas para aquelas posições.
Loteria
1- Ja Morant (2)
2- Zion Williamson (1)
3- Darius Garland (5)
4- Tyler Herro (13)
5- RJ Barrett (3)
6- PJ Washington (12)
7- De’Andre Hunter (4)
8- Matisse Thybulle (20)
9- Jordan Poole (28)
10- Cameron Johnson (11)
11- Rui Hachimura (9)
12- Keldon Johnson (29)
13- Cam Reddish (10)
14- Coby White (7)
15- Terance Mann (48)
16- Daniel Gafford (38)
Restante da primeira rodada
17- Nickeil Alexander-Walker (17)
18- Lu Dort (não draftado)
19- Kevin Porter (30)
20- Talen Horton-Tucker (46)
21- Nicolas Claxton (31)
22- Chuma Okeke (16)
23- Brandon Clarke (21)
24- Max Struss (não draftado)
25- Jaxson Hayes (8)
26- Cody Martin (36)
27- Nassir Little (25)
28- Jalen McDaniels (52)
29- Oshae Brissett (não draftado)
30- Terence Davis (não draftado)
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA:
Instagram
YouTube
Twitter
Canal no Telegram