O Boston Celtics está em crise e, para o sempre polêmico Kendrick Perkins, devemos agradecer a Marcus Smart por sabermos isso. O ex-pivô disparou pesadas críticas ao armador por ter exposto problemas do time após a derrota contra o Chicago Bulls. O titular afirmou, sobretudo, que o sistema ofensivo está comprometido pela insistência dos astros Jayson Tatum e Jaylen Brown em não passar a bola.
“Eu não mudaria nada porque a bola precisa estar com Jaylen e Jayson mesmo. Marcus não pode aparecer e falar algo assim publicamente, cara! Não se pode cobrar os atletas do time em rede nacional, pois isso é um problema a ser resolvido no vestiário. Se você tem algum problema com o ataque do time, então converse com o treinador”, cravou o controverso analista, em um programa da rede NBC Sports.
O Celtics chegou ao último período da partida contra o Bulls vencendo por cinco posses de bola depois de anotar 103 pontos nos três quartos iniciais. E, então, tudo parou. A equipe marcou 11 pontos nos 12 minutos derradeiros de duelo, acumulando só cinco cestas de quadra em 21 arremessos tentados. Tatum anotou dois pontos no período, enquanto Brown ficou “zerado”.
“Esse tipo de cobrança não só não deverá despertar o melhor de Jayson e Jaylen, como também vai expor uma crise interna. Você não pode falar algo assim, pois é um código de conduta dentro dos vestiários da NBA. Parece que, em suma, você acaba de culpar dois atletas por jogar uma diferença de 19 pontos no lixo. E isso não se faz!”, exclamou o ex-jogador, campeão da NBA com o Celtics em 2008.
Defesa é problema ainda maior
O Celtics, porém, não perdeu só por ter marcado 11 pontos no último quarto. A defesa cedeu 39 pontos ao Bulls nos 12 minutos finais, o que ilustra o desempenho do time na marcação ao longo da campanha. De acordo com o site oficial da NBA, Boston possui a sexta pior eficiência defensiva da temporada. O time sofreu mais de 110 pontos a cada 100 posses de bola até agora.
“Está todo mundo falando sobre o ataque, mas vamos conversar sobre o que Boston não fez defensivamente? E não tem feito a temporada inteira, na verdade, pois essa é uma constante. Eles não conseguiram ainda mostrar quatro quartos seguidos de uma defesa não dominante, mas simplesmente sólida. E eles só precisavam disso. Defendessem de forma sólida, não teriam perdido”, resumiu o veterano.
Perkins crê que Smart jogou luz sobre uma crise que, agora, o Celtics não tem a opção de ignorar. Resta ao time, por fim, apenas a encarar de frente. “Esse tipo de declaração causa muita especulação externa e, além disso, muito falatório interno. Gera-se aquela fofoca de um jogador com o outro nos bastidores. E nós nunca sabemos, afinal, como cada um vai reagir a isso. A certeza é que o vestiário divide-se”, concluiu o analista.
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA:
Instagram
YouTube
Twitter
Canal no Telegram
Apostas – Promocode JUMPER