As especulações de trocas na NBA aumentam, naturalmente, com a aproximação do fim da janela de transferências da temporada. E, entre tantos veteranos disponíveis, um jovem talento pode ser o grande nome a “respirar novos ares” até o dia 25 de março. De acordo com Shams Charania, do portal The Athletic, os dirigentes do Atlanta Hawks intensificaram a análise de possíveis cenários de negociação envolvendo John Collins, com rumores apontando Boston Celtics e Minnesota Timberwolves como interessados.
A postura da franquia da Geórgia de explorar o mercado pelo jogador de 23 anos já se alonga desde a offseason, quando ele teria recusado uma extensão prévia de US$90 milhões por quatro temporadas. Segundo Sam Amick, também do The Athletic, o time estaria preparado para negociar o parceiro de garrafão de Clint Capela desde então. Além das equipes já citadas, Dallas Mavericks e Charlotte Hornets já foram apontados como outros interessados nos serviços do atleta.
Mas, entre todos os times que monitoram a situação, Minnesota seria o mais empolgado e acredita que Collins poderia formar um dos garrafões mais versáteis ofensivamente e dominantes da liga com o astro Karl-Anthony Towns. “O Timberwolves quer contratar John desesperadamente. Realmente querem. Acho que há outras equipes interessadas, mas, pelo que tenho visto, eles são quem devemos particularmente observar”, contou a repórter Jackie McMullan, da ESPN.
O grande empecilho atual para que uma negociação aconteça é o alto valor de retorno exigido pelo Hawks por um jogador que vai ser agente livre ao término da temporada. Charania apurou que a franquia não trabalha com a perspectiva de receber menos do que uma alta escolha de loteria de draft ou um jovem talento consolidado na liga – ou seja, alguém com valor semelhante. Vale citar que Atlanta pode tentar mantê-lo até o fim da campanha e negociá-lo em uma sign and trade.
Collins nunca escondeu que possui a pretensão de assinar um contrato máximo no meio do ano, mas sempre deu a entender que priorizaria permanecer no Hawks em cenário de propostas semelhantes. Amick apurou que, por enquanto, o pensamento continua o mesmo – e os agentes do jovem jogador trabalham com a perspectiva de receber ofertas, no mínimo, na casa dos US$25 milhões anuais garantidos de times interessados na agência livre.
Selecionado na 19a posição do draft de 2017, o ala-pivô rapidamente se tornou uma das bases da reconstrução do Hawks e projetava formar a dupla do futuro da franquia com o armador Trae Young. A situação, porém, mudou muito com o início de suas declarações sobre o desejo de assinar contrato máximo e a chegada de Capela ao time. Em 39 jogos disputados na temporada, Collins registra médias de 17.9 pontos (com 37.4% de acerto nos arremessos de longa distância) e 7.7 rebotes.