Técnico do Pelicans critica esforço defensivo de Zion e Ingram

Stan Van Gundy cobra melhor desempenho defensivo de referências da equipe de Nova Orleans por recuperação do time na temporada

boletim rumores nba 16 Fonte: David Sherman / AFP

O New Orleans Pelicans tem sido uma das grandes decepções desse início de temporada e o desempenho desanimador parece originar-se na marcação. A franquia da Louisiana tem a sexta defesa menos eficiente da NBA no momento, cedendo mais de 111 pontos por 100 posses de bola. O técnico Stan Van Gundy não elege culpados individuais pelo rendimento, mas dá a entender que uma mudança no Pelicans precisará começar pela postura de suas referências, Brandon Ingram e Zion Williamson. 

“Alguns jogadores precisam começar a assumir responsabilidades aqui e jogar duro. Não se pode ver passivo, todas as noites, o seu adversário mais empenhado do que você em quadra. Seus melhores jogadores precisam ter orgulho em defender, atuar com firmeza e serem cuidadoso com a bola. Acho que nossos caras melhorarão, pois tenho confiança neles. Mas, nesse momento, diria que é mais fé – a confiança em algo que não se vê”, disparou o experiente treinador, em entrevista no último fim de semana. 

Publicidade

Van Gundy sempre foi conhecido por montar times que priorizam a marcação, mas, com seus dois astros em quadra, a defesa do Pelicans consegue piorar em relação ao padrão preocupante já mostrado até agora. Williamson, por exemplo, acumula o pior índice de eficiência defensiva do elenco inteiro: quando está em quadra, a equipe chega a sofrer quase 115 pontos por 100 posses. O técnico deixa claro que, se a dupla do jovem astro com Ingram vai funcionar em Nova Orleans, isso deve começar pela defesa. 

“Conversei com Zion e Brandon outro dia sobre as grandes duplas da liga atual. O que parcerias como LeBron James e Anthony Davis, Kawhi Leonard e Paul George, Khris Middleton e Giannis Antetokounmpo têm em comum? Todos jogam nos dois lados da quadra. Eu assumo que o meu desafio é criar um sistema ofensivo melhor, com mais espaçamento para ambos. O desafio deles é serem mais responsáveis e melhores marcadores”, estabeleceu o veterano, sem lacuna para concessões. 

Publicidade

O passado recente, porém, indica que nem tudo sempre foi assim. Recente mesmo: nos três dos primeiros 15 jogos disputados nessa temporada, a franquia teve duas vitórias e tinha uma das dez defesas mais eficientes da NBA. Tudo “desandou” com o decorrer da campanha, quando se esperava evolução sob o novo comando. O técnico sabe que o início do Pelicans foi promissor e pode ser recuperado, Zion e Ingram podem melhorar, mas o seu trabalho é muito maior: a defesa, de uma tendência passageira, precisa transformar-se em uma cultura interna.  

Publicidade

“Nós precisamos que recuperar a nossa disposição para defender: jogar duro, intenso, ser mais agressivo contra os adversários e colocar pressão na bola. Tudo o que nós já fizemos em mais alto nível no início da temporada. Temos que construir a partir dali e trabalhar em melhores hábitos, mas isso não é algo que se desenvolve em um jogo ou um treino, do dia para a noite. É algo que cresce com você no dia-a-dia”, concluiu Van Gundy, admitindo ter muito trabalho a ser feito em Nova Orleans. 

Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA:   

Publicidade

Instagram
Youtube
Twitter
Facebook 

 

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários