A NBA divulgou, na tarde desta sexta-feira (4), a primeira parte do calendário da temporada 2020/21.
A fase regular será aberta no dia 22 de dezembro, com a realização de duas partidas. No jogo inaugural, o Brooklyn Nets, de Kevin Durant e Kyrie Irving, vai receber o Golden State Warriors, de Stephen Curry. A bola vai subir às 21h (horário de Brasília). No segundo duelo da noite, o atual campeão, Los Angeles Lakers, enfrenta o rival de cidade, o Los Angeles Clippers. A partida está marcada para começar à meia-noite.
Vale lembrar que a pré-temporada da NBA terá início no próximo dia 11 e a última rodada será realizada em 19 de dezembro.
Estrutura e formato para a temporada 2020/21
A temporada regular vai até 16 de maio do ano que vem. Por conta da pandemia de Covid-19, cada uma das 30 equipes vai fazer 72 partidas e não 82, como de costume.
A distribuição de confrontos para a temporada regular está disponível neste link conforme descrito abaixo.
– Cada time vai disputar três partidas contra oponentes da mesma conferência (42 jogos no total por equipe), sendo o enfrentamento com duas partidas em casa e uma fora ou uma em casa e duas fora. Dentro de cada divisão, o escritório da liga determinou aleatoriamente qual time vai fazer dois jogos em casa e qual time vai disputar dois jogos na estrada.
– Todas as cinco equipes de uma mesma divisão vão enfrentar as cinco equipes de outra divisão da mesma conferência duas vezes em casa, e jogarão contra os cinco times da outra divisão da mesma conferência também duas vezes, só na casa do adversário.
– Cada equipe vai disputar duas partidas contra oponentes da outra conferência (30 jogos no total por time) fazendo um jogo em casa e outro fora.
O calendário da segunda parte da temporada será divulgado durante o período final da primeira metade. Na segunda parte serão incluídos todos os jogos restantes dos 72 a serem disputados pelas equipes que não foram programados, assim como os que foram adiados durante a primeira parte.
A parada do All-Star está programada para acontecer entre os dias 5 e 10 de março, entre a primeira e a segunda metades da temporada regular. Entre os dias 18 e 21 de maio serão realizadas as partidas válidas pelo play-in. Já os playoffs serão disputados entre os dias 22 de maio e 22 de julho.
Play-in
O Conselho de Administração da NBA aprovou, de forma unânime, a proposta de adotar o torneio play-in aos playoffs na temporada. O play-in, que será disputado após a temporada regular e antes da primeira rodada dos playoffs, vai reunir as equipes que terminarem entre a sétima e décima posições em cada conferência.
As equipes que ocuparem as sétima e oitava posições em cada conferência terão duas chances de vencer um jogo para garantir vaga nos playoffs. Os times que figurarem nas nona e décima posições em cada conferência precisarão vencer duas vezes consecutivas para confirmar vaga nos playoffs.
Ao término da temporada regular, a equipe com a sétima melhor campanha em cada conferência vai receber o time com a oitava melhor campanha em um jogo de play-in (confronto entre sete e oito). O vencedor do ‘confronto entre sete e oito’ de cada conferência vai ocupar a sétima posição da conferência para os playoffs.
O time com o nono melhor aproveitamento em cada conferência vai receber a equipe com a décima campanha em sua conferência para um ‘confronto entre nove e dez’. O perdedor do ‘confronto entre sete e oito’ vai receber o vencedor do ‘confronto entre nove e dez’ em jogo de play-in. O vencedor dessa partida será o oitavo colocado da conferência para os playoffs.
Rodada de Natal
Como de costume, a Rodada de Natal contará com cinco partidas, todas com transmissão da ESPN para o Brasil.
New Orleans Pelicans x Miami Heat – 14h*
Golden State Warriors x Milwaukee Bucks – 16h30
Brooklyn Nets x Boston Celtics – 19h
Dallas Mavericks x Los Angeles Lakers – 22h
Los Angeles Clippers x Denver Nuggets – 0h30
* Horário de Brasília
Número de transmissões da TV americana por equipe (2020/21)
O Lakers será a franquia com o maior número de jogos transmitidos pela TV americana (16), contando os canais ABC, ESPN e TNT. Em seguida aparecem Boston Celtics, Dallas Mavericks, Golden State Warriors e New Orleans Pelicans, com 14 cada.
Por outro lado, sete equipes não terão um jogo sequer transmitido pela TV dos Estados Unidos: Cleveland Cavaliers, Detroit Pistons, Oklahoma City Thunder, Orlando Magic, Sacramento Kings, San Antonio Spurs e Washington Wizards.
Los Angeles Lakers: 16
Boston Celtics: 14
Dallas Mavericks: 14
Golden State Warriors: 14
New Orleans Pelicans: 14
Brooklyn Nets: 13
Milwaukee Bucks: 12
Los Angeles Clippers: 11
Miami Heat: 10
Philadelphia 76ers: 9
Phoenix Suns: 9
Houston Rockets: 7
Denver Nuggets: 6
Portland Trail Blazers: 5
Toronto Raptors: 4
Utah Jazz: 4
Memphis Grizzlies: 3
Indiana Pacers: 2
Atlanta Hawks: 1
Charlotte Hornets: 1
Chicago Bulls: 1
Minnesota Timberwolves: 1
New York Knicks: 1
Cleveland Cavaliers: –
Detroit Pistons: –
Oklahoma City Thunder: –
Orlando Magic: –
Sacramento Kings: –
San Antonio Spurs: –
Washington Wizards: –
ESPN / SporTV / Band
Nos próximos dias, os canais ESPN e SporTV, detentores dos direitos de transmissão da NBA para o Brasil, divulgarão seus respectivos calendários de partidas a serem televisionadas ao longo da temporada regular. Ainda não foi divulgado se a Band fechou acordo com a liga para a transmissão da temporada 2020/21.
A temporada 2020/21 será a 14ª com a cobertura total do Jumper Brasil. Desde 2007, a equipe do site já prepara os especiais para mais um ano. Este mês, a partir do dia 16, publicaremos as previsões para cada time nesta temporada.
Confira aqui a primeira parte da tabela da temporada regular da NBA.
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA: