A NBA e a Associação dos Jogadores estão, certamente, em festa nesta segunda-feira. A liga anunciou, por meio de comunicado oficial, que não houve nenhum registro de atleta com coronavírus dentro da “bolha”, em Orlando, nos últimos sete dias. Foram aplicados, ao todo, 346 testes desde o dia 13 de julho e nenhum dos jogadores presentes e ativos no complexo da Disney teve resultado positivo.
O levantamento “limpo” da NBA para a COVID-19 comprova, em um primeiro momento, a eficiência do protocolo de saúde e segurança implantado na estrutura viabilizada para receber o restante da temporada 2019-20. Hoje, embora muitos jogadores ainda não estejam dentro da “bolha”, os 22 times convidados para a reta final da campanha possuem a maior parte do elenco já integrada ao espaço.
O protocolo da NBA prevê que, no futuro, uma pequena parcela dos jogadores venha a testar positivo para o coronavírus durante a competição. Nesse caso, o atleta infectado permanecerá em isolamento no Walt Disney Resort e continua obedecendo as normas estabelecidas pela liga em conjunto com a Associação dos Jogadores, infectologistas e especialistas em saúde pública.
A ausência de casos de coronavírus é atestada em ótimo momento: as equipes voltam a jogar entre si, começando a disputa dos três jogos-treino a que têm direito antes da retomada dessa temporada, na próxima quarta-feira. Oito dias depois, a NBA inicia o calendário de jogos dos chamados seeding games, que fecham a campanha regular e definem o posicionamento dos times na classificação para chaveamento dos playoffs.