Os coadjuvantes – Showtime Lakers

Antonio Carlos Jr analisa os jogadores que tiveram importante participação nos cinco títulos do Lakers na década de 1980

Fonte: Antonio Carlos Jr analisa os jogadores que tiveram importante participação nos cinco títulos do Lakers na década de 1980

Toda semana o Jumper Brasil traz um artigo sobre os coadjuvantes de times campeões da NBA. E hoje é a vez de falar sobre o Showtime Lakers. Liderados por Magic Johnson, a equipe californiana marcou história na década de 1980 chegando a oito finais e conquistando cinco títulos.

Los Angeles Lakers

Títulos: 16
Participação em playoffs: 61
Melhores jogadores da franquia: Magic Johnson, Kobe Bryant, Kareem Abdul-Jabbar, Shaquille O’Neal, Jerry West, Elgin Baylor, George Mikan e Wilt Chamberlain.

1979-80

Publicidade

Principais jogadores: Kareem Abdul-Jabbar – 24.8 pontos, 10.8 rebotes, 4.5 assistências e 3.4 tocos / Magic Johnson – 18 pontos, 7.7 rebotes, 7.3 assistências e 2.4 roubos de bola
Técnico: Jack McKinney e Paul Westhead

A temporada do Lakers começou cheia de incertezas. Jerry Buss se tornou o novo dono da equipe californiana após comprar a franquia de Jack Kent Cooke, que passava por um complicado processo de divórcio. Além disso, o Lakers viu Jerry West deixar o comando técnico da equipe e ser substituído por Jack McKinney, que mudou a maneira do Lakers jogar, escalando o novato Earvin “Magic” Johnson como PG da equipe e implementou um jogo veloz e certeiro nas transições. No entanto, a passagem do treinador durou apenas 13 jogos, pois McKinney sofreu um grave acidente e precisou deixar o Lakers.

Publicidade

Em seu lugar entrou Paul Westhead, que liderou o Lakers à 50 vitórias em 68 partidas. O ex-auxiliar deu continuidade ao projeto de McKinney e guiou a equipe californiana para a melhor campanha da conferência Oeste e segunda melhor da NBA. Nos playoffs o Lakers seguiu arrasador e bateu Phoenix Suns e Seattle SuperSonics em séries de cinco jogos para chegar à final.

O adversário na decisão foi o Philadelphia 76ers de Julius Erving, Darryl Dawkins e Maurice Cheeks. As equipes alternaram vitória nos cinco primeiros jogos e a série voltou para a Philadelphia. Sem Kareem Abdul-Jabbar, lesionado na partida anterior, o Lakers escalou Johnson para jogar como pivô. O novato anotou 42 pontos, 15 rebotes e sete assistências e levou o Lakers para seu primeiro título em oito anos. Nascia ali o Showtime de Los Angeles Lakers e Magic Johnson.

Publicidade

1981-82

Principais jogadores:  Magic Johnson – 18.6 pontos, 9.6 rebotes, 9.5 assistências e 2.7 roubos de bola / Kareem Abdul-Jabbar – 23.9 pontos, 8.7 rebotes e 2.7 tocos
Técnico: Paul Westhead e Pat Riley

Publicidade

Apesar do título em seu primeiro ano como treinador do Lakers, Paul Westhead resolveu mudar a maneira da equipe atuar. O treinador gostava de um jogo mais cadenciado e pensado ao invés do “improviso” utilizado no estilo de McKinney. As mudanças não foram bem aceitas dentro do Lakers e Magic pediu para ser trocado, mas Jerry Buss optou por manter sua estrela e demitir Westhead.

Em seu lugar entrou Pat Riley, que devolveu a liberdade para Johnson e comandou o Lakers para a melhor campanha da conferência Oeste, com 57 vitórias contra 25 derrotas. Nos playoffs a equipe californiana varreu Phoenix Suns e San Antonio Spurs para chegar à final, novamente contra o 76ers.

Publicidade

Agora com Andrew Toney para ajudar na pontuação, o 76ers passou por Atlanta Hawks, Milwaukee Bucks e eliminou o Boston Celtics, detentor da melhor campanha da temporada regular, para chegar à final. No entanto, na série decisiva a equipe não foi capaz de segurar Magic, Kareem, Wilkes e companhia, e o Lakers chegou ao segundo título em três anos.

1984-85

Principais jogadores:  Magic Johnson – 18.3 pontos, 12.6 assistências, 6.2 rebotes e 1.5 roubos de bola / Kareem Abdul-Jabbar – 22 pontos, 7.9 rebotes e 2.1 tocos
Técnico: Pat Riley

Publicidade

Após o título de 82 o Lakers saiu derrotado nas finais das próximas duas temporadas (76ers em 83 e Celtics em 84). No entanto, a equipe contava, além de Magic Johnson e Kareem Abdul-Jabbar, com as jovens presenças de James Worthy, em sua terceira temporada, e Byron Scott.

Na temporada regular o time de Pat Riley mostrou força para terminar com 62 vitórias, além de uma exibição ofensiva explosiva, com média de quase 120 pontos por partida. Novamente como melhor do Oeste, o Lakers não teve dificuldades para varrer o Phoenix Suns e eliminar o Portland Trail Blazers, de Kiki Vandeweghe e Clyde Drexler e o Denver Nuggets, de Alex English, nos playoffs.

Publicidade

Nas finais a equipe encontrou o rival Boston Celtics, de Larry Bird, Kevin McHale e companhia. O Celtics venceu a primeira partida por 34 pontos e colocou toda a pressão sobre o Lakers, que buscava se vingar da derrota na temporada anterior. A equipe californiana não se intimidou e contou com uma explosão ofensiva para vencer a série em seis jogos. Kareem foi o grande destaque com médias de 26 pontos, 9 rebotes e 5 assistências. Magic, agora como armador, finalizou a série com média de 14 assistências por jogo. Além deles, Worthy brilhou com média de 23.7 pontos e 57% nos arremessos, ganhando a alcunha de “Big Game James”.

Publicidade

1986-87

Principais jogadores:  Magic Johnson – 23.9 pontos, 12.2 assistências, 6.3 rebotes e 1.7 roubos de bola / Kareem Abdul-Jabbar – 17.5 pontos, 6.7 rebotes e 1.2 tocos
Técnico: Pat Riley

A série de quatro finais consecutivas do Lakers chegou ao fim com a chocante derrota para o Houston Rockets na final de conferência na temporada 1985-86. O revés, entretanto, não diminuiu a vontade de vitórias do time roxo e dourado, que voltou a dominar a liga na temporada seguinte. Agora com um Kareem Abdul-Jabbar em pleno declínio, aos 39 anos, Magic Johnson assumiu a função de principal pontuador da equipe.

Publicidade

A mudança gerou bons frutos e o Lakers terminou a temporada com 65 vitórias e apenas 17 derrotas, e a melhor campanha da NBA e o prêmio de MVP para Johnson. Nos playoffs a equipe varreu o Denver Nuggets na primeira rodada, eliminou o Golden State Warriors em cinco jogos e varreu o SuperSonics na final do Oeste, para alcançar a sexta final em oito temporadas.

O adversário foi, novamente, o Celtics de Larry Bird. Na Califórnia o Lakers venceu os dois primeiros jogos com facilidade, anotando 133.5 pontos de média. Em Boston a série ficou mais equilibrada, mas o Lakers conseguiu vencer uma das partidas e voltou para Los Angeles precisando de apenas uma vitória para conquistar o quarto título da década. Com 32 pontos de Kareem e 19 assistências de Magic, o Lakers voltou a vencer e se sagrou campeão. Com 26 pontos e 13 assistências de média, Johnson conquistou seu terceiro MVP das finais e esse time foi votado como um dos dez maiores da história da NBA.

Publicidade

1987-88

Principal jogador:  Magic Johnson – 19.6 pontos, 11.9 assistências, 6.2 rebotes e 1.6 roubos de bola
Técnico: Pat Riley

Após o título de 87, Pat Riley garantiu que o Lakers seria bicampeão na temporada seguinte. Com o declínio físico de Abdul-Jabbar, que ainda assim disputou 80 jogos na temporada regular, Byron Scott assumiu grande parte da pontuação deixada pelo pivô de 40 anos.

Publicidade

O Lakers venceu 60 partidas e teve, novamente, a melhor campanha da liga. Nos playoffs a equipe começou arrasadora com uma varrida sobre o San Antonio Spurs e animou a torcia. O bicampeonato, porém, não seria tão fácil. Nas séries seguintes o Lakers precisou de sete jogos para eliminar o Utah Jazz, de Karl Malone e John Stockton, e o Dallas Mavericks, de Mark Aguirre.

A grande final foi contra os “Bad Boys” Detroit Pistons, de Isiah Thomas e Joe Dumars. Com grandes atuações de Adrian Dantley e Thomas, o Pistons chegou a abrir 3-2 na série e deixou apreensivos os torcedores do Lakers. No sexto jogo, Isiah Thomas, com o tornozelo machucado, anotou 25 pontos no terceiro quarto e tirou uma desvantagem de oito pontos do Pistons. Apesar disso, o Lakers saiu vitorioso e empatou a série. No último jogo da série, James Worthy brilhou com um triplo-duplo e garantiu o quinto, e último, título da era Showtime do Lakers. Essa também foi a última conquista do Lakers no Forum.

Publicidade

Os coadjuvantes

James Worthy

Publicidade

Chega a ser quase uma heresia colocar um jogador como James Worthy como coadjuvante. O ala jogou 12 temporadas em Los Angeles e teve média de 17.6 pontos por jogo na carreira. Além disso, foi campeão três vezes e foi o MVP das finais do último título da era Showtime. Quando se fala em Lakers nos anos 80, a maioria costuma esquecer da importância de “Big Game James” como terceira estrela da equipe.

Jamaal Wilkes

Publicidade

Antes de Worthy, porém, existiu Jamaal Wilkes. O ala fez a função de Worthy nos dois primeiros títulos da era Showtime e teve médias superiores a 20 pontos e cinco rebotes. Wilkes era um grande pontuador e, em oito temporadas no Lakers, converteu 52% dos seus arremessos de quadra. Com a chegada de Worthy e problemas de lesão diminuíram a eficiência de Wilkes, que ainda seria campeão em 85, antes de se aposentar, na temporada seguinte, com o LA Clippers.

Byron Scott

 

Publicidade

Scott foi o treinador do Lakers no último jogo de Kobe Bryant na NBA. Muito antes disso, porém, ele foi um dos pilares de três títulos da equipe californiana. Explosivo ofensivamente e bom nos tiros de três pontos, Scott se tornou uma força ofensiva na equipe de Magic Johnson. O ala-armador atuou dez temporadas no Lakers antes de se aventurar o Indiana Pacers e no Vancouver Grizzlies.

Michael Cooper

Publicidade

Nem só de ataque se fazia um time campeão, e Michael Cooper é a prova disso. O ala-armador esteve presente, e foi importante, nos cinco títulos do Lakers na década de 1980. Excelente defensor, Cooper foi eleito jogador defensivo da temporada 1986-87. Além disso, desenvolveu um bom chute de longa distância no final da carreira, a qual passou toda na equipe californiana.

Norm Nixon

Publicidade

Se tem alguém que pode não ter gostado da chegada de Magic Johnson ao Lakers, esse tem de ser Norm Nixon. O armador, com 24 anos na época, se consolidava como um dos melhores de sua posição na NBA, com médias de 17 pontos, 9 assistências e 2.5 roubos de bola por partida. Apesar de perder espaço com Johnson no elenco, Nixon foi peça importante nos dois primeiros títulos do Lakers. Em 1983 foi trocado para o San Diego Clippers, onde encerrou a carreira, aos 31 anos, após perder duas temporadas por graves lesões.

AC Green

Publicidade

O “Iron Man” da NBA foi tricampeão da NBA com o Lakers. Duas dessas conquistas vieram com o Showtime de Magic Johnson e companhia. Green foi o ala-pivô titular das duas últimas conquistas da década de 1980 e foi importante para o Lakers nos rebotes, o que liberou Kareem de brigar no garrafão aos 40 anos. Além disso, o jovem PF se mostrava capaz de finalizar jogadas com um bom (52%) aproveitamento e era importante para fazer o chamado “jogo sujo” em quadra.

Bob McAdoo

Publicidade

Longe dos tempos de Buffalo Braves, Bob McAdoo chegou ao Lakers em 1981 para ser o reserva imediato de Kareem Abdul-Jabbar. O veterano não decepcionou e, com toda sua experiência, se mostrou uma ótima opção ofensiva vindo do banco de reservas – dez pontos em 18 minutos por jogo. Assim, Mac fez parte de quatro finais e dois títulos da era Showtime.

Mychal Thompson

Sai Bob McAdoo, entra Mychal Thompson. O pai de Klay Thompson, do Golden State Warriors, chegou ao Lakers na metade da temporada 1986-87, em uma troca com o San Antonio Spurs, e logo se consolidou como arma vindo do banco. Thompson participou dos dois últimos títulos da era Showtime, com médias de 11 pontos e cinco rebotes. O pivô ainda ficaria no Lakers até 1991, ano em que se aposentou do basquete.

Publicidade

Kurt Rambis

 

Tetracampeão com o Lakers na década de 1980, Kurt Rambis foi importante por sua determinação dentro de quadra. O ala-pivô sempre foi muito brigador – inclusive se envolveu em diversas brigas – e fazia o trabalho sujo no garrafão angelino. Com sua raça e disposição, Rambis se tornou um dos ídolos da torcida do Lakers e retornou à equipe na década seguinte para encerrar a carreira.

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários