Como Betinho se enquadra nos planos da Unifacisa?

Guilherme Ramos analisa o encaixe do ala no time paraibano

Fonte: Guilherme Ramos analisa o encaixe do ala no time paraibano

Betinho acertou, na semana passada, a sua ida à Unifacisa. O projeto ambicioso da equipe de Campina Grande, que ainda sonda nomes como Corderro Bennett e Nehemias Morillo, levou um ala versátil e ótimo pontuador para casa. Mas, afinal, como o ex-Pinheiros se encaixa no estilo de jogo do time?

Estatisticamente, a Unifacisa foi uma das equipes mais equilibradas do último NBB, figurando entre os dez primeiros em todos os atributos (pontos, rebotes, assistências, tocos e bolas recuperadas). Além disso, foi uma das mais eficientes no ataque, também no top-10 de porcentagem nos arremessos de dois e três pontos e nos lances livres, bem como o quinto time mais eficiente da liga.

Onde Betinho irá contribuir mais é no ataque. Pontuador completo, explosivo em infiltrações, arremessador nato e ótimo conduzindo a bola, a nova aquisição do Jacaré, inclusive, foi mais eficiente que qualquer outro jogador do elenco na temporada passada, com a marca de 14.85. Na Unifacisa, apenas o armador Nate Barnes pontuou mais que Betinho (16.5 contra 16.1), mas vale lembrar que todos os 12 jogadores à frente do ex-Pinheiros na lista de pontuação passaram mais tempo em quadra. 

Publicidade

https://www.youtube.com/watch?v=BQi7ffeR07k

O que evidencia o vasto arsenal de Betinho é, por exemplo, o fato de que mesmo sendo um arremessador volumoso dos três (39% em 5.9 chutes por partida), o ala é o sétimo jogador com mais lances livres no NBB12 (4.26 por jogo). Mas mais do que apenas um pontuador, seu crescente uso como condutor primário da bola mostra que Betinho pode ajudar demais a rotação da Unifacisa. Sua média de 3.5 assistências na última campanha é um bom número para sua posição, ainda mais considerando que seu novo companheiro, Barnes, teve 4.1. Opera bem o pick and roll e lê bem as possibilidades da jogada, seja para infiltrar, arremessar, passar para o garrafão ou girar a bola pelo perímetro. 

Publicidade

Se a base da Unifacisa for mantida, Betinho terá uma equipe muito equilibrada e que pode realçar suas virtudes. Além do ótimo armador Barnes, que terá grande ajuda na pontuação, João Vitor, que teve seu contrato renovado com a equipe, também será beneficiado com a chegada do ala. Postando números ótimos (10.2 pontos, 7 rebotes e 1.5 tocos) em apenas 18 minutos por partida, o líder de tocos do último NBB poderá ter mais espaço na sua corrida ao garrafão e mais uma opção para jogadas de pick and roll e transição ofensiva.

Betinho é um jogador que chega para somar muito ofensivamente e, de quebra, ajuda os companheiros a produzir mais em quadra. Veterano e experiente, também cresce em momentos decisivos e até decidiu jogos para o Pinheiros no estouro do cronômetro na última campanha do time paulista. Caso a Unifacisa firme o seu projeto, a tendência é que os paraibanos formem uma das grandes equipes para a próxima edição do NBB. 

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários