Com novidades, seleção brasileira masculina é convocada para eliminatórias da Copa América

Destaque do NBB, armador Georginho, do São Paulo, está na lista do técnico Alexsandar Petrovic

Fonte: Destaque do NBB, armador Georginho, do São Paulo, está na lista do técnico Alexsandar Petrovic

Nesta terça-feira (7), a seleção brasileira masculina de basquete foi convocada pelo técnico croata Alexsandar Petrovic para jogos eliminatórios contra o Uruguai, em preparação para a Copa América de 2021. Serão duas partidas contra a seleção celeste, a primeira no dia 21 de fevereiro, com mando brasileiro, em São José dos Pinhais, no Paraná, e o outro, no dia 24 do mesmo mês, em Montevidéu. 

Continua após a publicidade

As principais novidades entre os 14 convocados ficam por conta do armador Georginho, do São Paulo, considerado um dos favoritos ao prêmio de MVP do NBB 12, e de Cauê Borges e Du Sommer, atuais campeões sulamericanos com o Botafogo.

Gui Santos e Márcio Henrique, ambos com 17 anos, peças fundamentais na conquista do Sulamericano da categoria com a seleção brasileira, em novembro do ano passado, têm a oportunidade de agora conviver com os mais experientes. A rodagem internacional, a bagagem e a experiência será de grande valia para os jovens no futuro com a camisa canarinho.

Continua após a publicidade

Confira a lista dos 14 convocados

Armadores
Georginho: São Paulo, 23 anos, 1.96m
Rafa Luz: Murcia-ESP, 27 anos, 1.88m
Yago Mateus: Paulistano, 20 anos, 1.78m

Continua após a publicidade

Alas-armadores
Cauê Borges: Botafogo, 29 anos, 1.87m
Danilo Fuzaro: Mogi, 25 anos, 1.93m

Alas
Didi: Sidney Kings-AUS, 20 anos, 1.95m
Gui Santos: Minas Tênis Clube, 17 anos, 1.97m
Jhonatan Luz: Flamengo, 32 anos, 1.96m

Continua após a publicidade

Alas-pivôs
Du Sommer: Botafogo, 25 anos, 2.05m
Lucas Dias: Franca, 24 anos, 2;07m
Márcio Henrique: Franca, 17 anos, 2.02m

Pivôs
Dikembe: Paulistano, 21 anos, 2.06m
Rafael Hettsheimeir: Franca, 33 anos, 2.08m
Rafael Mineiro: Flamengo, 31 anos, 2.09m

Continua após a publicidade

Para esta convocatória, Petrovic optou por dar descanso à base que jogou o Campeonato Mundial na China.

“Estamos sem jogadores que entrarão na lista do Pré-Olímpico. Exceto Rafa Luz e Didi, os outros atuam no Brasil. São jogadores que podem estar com a seleção nos próximos anos, e é natural que Didi e Rafa Luz estejam. Scott Machado está jogando muito bem na Austrália, é um nome, mas essa janela é perfeita para observar com mais tempo Yago, Rafa Luz e Georginho. Tenho na cabeça situações que podem beneficiar o basquete do Brasil para o futuro. Em maio, vou chamar os veteranos, que já estou em contato, para planificar o Pré-Olímpico. São duas coisas distintas, mas confio muito nessa equipe, que pode perfeitamente jogar em um alto nível”, explica Petrovic.

Continua após a publicidade

A lista também conta com três atletas que foram os últimos cortes antes do Mundial da China: Rafael Hettsheimeir, Jhonatan Luz e Lucas Dias. Para Petrovic, é uma chance de mostrar que merecem estar na convocação de maio, para o Pré-Olímpico Mundial. Ele também falou das chegadas de Du Sommer e Cauê Borges, além dos jovens Gui Santos e Márcio Henrique.

“Temos três jogadores que foram cortados antes do Mundial, Lucas Dias, Jhonatan e Hettsheimeir. Eles têm a chance de mostrar que merecem um posto para o Pré-Olímpico. Temos jogadores que estou contente de chamar, como Cauê Borges e Du Sommer, que estão fazendo grande trabalho, ganhando a Liga Sul-Americana. E também dois jogadores com 17 anos, Gui Santos e Márcio Henrique, que já, pouco a pouco, podem entrar nesse ambiente de seleção. São os melhores jogadores do sub-17 e tem qualidades que no futuro podem estar presentes no Brasil. Muitos vão perguntar do Léo Meindl. Ele teve sua oportunidade em janelas anteriores, e agora quero testar outros atletas”, disse Petrovic.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que a classificação para a Copa América de 2021 é conquistada por meio de uma eliminatória. Serão 16 seleções em quatro grupos de quatro países. O Brasil está no Grupo B junto de Paraguai, Uruguai e Panamá. Serão jogos de ida e volta, com calendário em fevereiro e novembro de 2020, além de fevereiro de 2021. Os três melhores de cada grupo avançam para o torneio em 2021, que por enquanto, não teve o seu local divulgado. A Copa América é classificatória para o Pan de Santiago, no Chile, em 2023.

Últimas Notícias

Comentários