Draymond Green é um dos jogadores que sintetizam a noção contemporânea de defesa na NBA, mais focada na versatilidade para marcar diferentes posições. Mas ele teve a ajuda de um mentor pouco reconhecido para virar o astro que venceu o prêmio de melhor defensor da liga no ano passado. O craque do Golden State Warriors credita muito de seu sucesso atual à tutoria do pivô Andrew Bogut.
“Andrew foi quem mostrou-me como defender no garrafão. Eu nunca vou esquecer isso. Em meu primeiro dia como profissional, ele já estava lá ensinando-me o que poderia fazer na NBA que não era permitido no basquete universitário e, ao longo daquele ano, explicaria muito do que sei hoje sobre posicionamento defensivo”, revelou o ala-pivô, em entrevista à filial australiana da rede Fox Sports.
Executivos do Warriors apontam Bogut como o jogador que trouxe a mentalidade defensiva ao time, rumo à conquista da hegemonia da NBA. No caso de Green, ele mudou sua carreira. “Eu não seria metade do marcador que sou hoje sem o auxílio de Andrew. Ele é o cara que mais me ensinou sobre defesa em minha carreira. Sem exageros, devo-lhe todo meu sucesso como defensor na liga”, agradeceu.
Bogut atuou por 13 temporadas na NBA e, além de ter sido campeão da liga com o Warriors, foi eleito para o segundo time ideal de defesa em 2015. Ele anunciou sua aposentadoria da NBA em abril, retornando para a Austrália para jogar pelo Sydney Kings.