Não é segredo para ninguém que o técnico do San Antonio Spurs, Gregg Popovich, é um grande admirador do astro LeBron James, do Cleveland Cavaliers. Antes do duelo entre as equipes, realizado nesse domingo, em Ohio, o treinador fez questão de rasgar elogios ao jogador pela postura fora das quadras, principalmente pelo ativismo político e por ser um modelo para as crianças. Pop chegou a comparar LeBron com o personagem Pantera Negra, da Marvel, já que ambos servem como inspiração para milhões de jovens.
“Ele se tornou uma figura pública ainda muito jovem e, desde então, tem sido um exemplo brilhante para milhões de crianças, especialmente aquelas com menos oportunidades e que não tiveram as mesmas vantagens que outras. Elas veem nesse cara alguém que exibiu consistentemente a excelência no local de trabalho, alguém que lhes dá uma voz e permite que eles saibam que você pode falar sobre qualquer coisa. É como no filme do Pantera Negra. O quão legal é que as crianças vejam isso, que tenham esse super-herói? Bem, LeBron já faz isso por muito tempo. Quantos milhões de dólares ele já doou e quantas milhões de crianças ele já inspirou? Ele é muito, muito especial”, afirmou Popovich, que lembrou do grande impacto que o jogador tem sobre o estado de Ohio, com seus esforços comunitários e ajuda às crianças carentes de sua cidade natal, Akron.
Em seu comentário, o treinador fez alusão ao episódio recente em que LeBron foi detonado pela comentarista Laura Ingraham, do canal Fox News, após críticas feitas ao presidente norte-americano, Donald Trump, em relação a temas como racismo e ódio.
Em rede nacional, Ingraham disse que: “LeBron deveria calar a boca e driblar. Deveria deixar os comentários políticos para as pessoas que não largaram o Ensino Médio um ano antes de concluí-lo para se juntar à NBA. A gente acaba ouvindo opiniões políticas de alguém que ganha mais de US$ 100 milhões por ano para arremessar uma bola”. Para quem não sabe, a Fox News é a maior emissora conservadora dos EUA e apoia incondicionalmente a administração Trump.
“Para mim, quando ouvi falar sobre esse caso, foi apenas um show incrível de arrogância de alguém que tenta estabelecer o que uma pessoa pode falar, o que pode falar, quando e onde fazê-lo. É simplesmente ridículo alguém ser totalmente insensível e atacá-lo de tal maneira. Eu posso ter opiniões como treinador, assim como um encanador, um astrofísico, um repórter humilde. Posso ter as opiniões que eu quiser. Deveríamos estar muito orgulhosos de ter alguém como LeBron, que está disposto a dar a sua opinião sobre os mais variados temas“, concluiu o técnico do Spurs, outro crítico ferrenho do atual presidente dos Estados Unidos.