Louisville realmente quer retornar ao circuito do basquete profissional dos EUA. Um grupo de investidores locais reuniu-se nesta quarta-feira para formalizar a intenção de trazer uma franquia de expansão da liga para a cidade o mais rápido possível. O “padrinho” do projeto é o ex-pivô Dan Issel, um dos maiores ídolos do basquete na região e integrante do Hall da Fama.
“O comissário Adam Silver disse-me que a NBA está lisonjeada com o interesse de Louisville em um time, mas não há prazo para expansão neste momento. O que nós queremos, porém, é estar preparados para agir quando uma oportunidade aparecer. Nós queremos estar na frente da fila”, explicou o ex-jogador, que também contou que o grupo já tem dois locais para possível construção de uma nova arena.
O estado de Kentucky está afastado do basquete profissional desde 1976, quando o Colonels foi desativado na fusão da ABA com a NBA. Issel jogou pelo time entre 1970 e 1975, vindo da Universidade de Kentucky, sendo eleito para o Jogo das Estrelas e um dos quintetos ideais da ABA em todos os anos. Ele também foi campeão da extinta liga em 1975, ao lado dos também membros do Hall da Fama, Artis Gilmore e Louie Dampier.