Treinadores da NBA criticam imprensa por espaço dado a LaVar Ball

Profissionais se indignam com repercussão de críticas do pai de Lonzo Ball ao técnico do Lakers

Fonte: Profissionais se indignam com repercussão de críticas do pai de Lonzo Ball ao técnico do Lakers

LaVar Ball voltou a ser pivô de uma grande polêmica na NBA na semana passada, ao dizer que o treinador Luke Walton perdeu o controle do elenco do Los Angeles Lakers. E o espaço que a imprensa – em especial, a ESPN – deu às palavras do pai de Lonzo Ball enfureceu os técnicos da liga. Profissionais de diversos times saíram em defesa do colega nos últimos dias e criticaram a postura da mídia no episódio.

“Sinceramente, como presidente da Associação dos Treinadores da NBA, eu vejo a matéria da ESPN com LaVar como uma desgraça. Luke é um ótimo jovem técnico que tem o difícil trabalho de comandar um elenco inexperiente. Publicar um artigo com esse tipo de opinião do pai de um atleta destrói a confiança entre imprensa e técnicos na liga”, disparou o comandante do Dallas Mavericks, Rick Carlisle.

As palavras de LaVar não chegam a ser surpresa: ele tem sido um crítico de Walton desde o início da temporada, culpando-o pelas atuações abaixo das expectativas do filho. Dessa vez, o “falastrão” emitiu suas constatações do alto do conhecimento de quem passou os últimos dias na Lituânia. Para o técnico do New York Knicks, Jeff Hornacek, o comentário de Ball não tem nenhum tipo de embasamento.

Publicidade

“Nenhuma dessas pessoas está dentro dos treinamentos, acompanhando o trabalho todos os dias. Então, quando comentam sobre o time ou a ‘química’ do grupo, não sabem realmente do que estão falando. Apenas falam. Provavelmente, não deveria haver tanto espaço na mídia para esses comentários que vem de fora”, disse o ex-atleta, também criticando a postura dos meios jornalísticos.

A ESPN recebeu avaliações negativas pelo espaço dado a LaVar até internamente. O veterano comentarista de basquete universitário, Dick Vitalle, postou no twitter que encara a “celebridade” com muita preocupação e lamenta que vários veículos (neste caso, incluindo seu próprio empregador) “deixem que ele grite suas opiniões absurdas, oferecendo uma plataforma para sua figura”. O Lakers, por sua vez, preferiu não se pronunciar sobre o assunto.

Publicidade

“Muitos treinadores entraram em contato comigo nos últimos dias para oferecer seu apoio. Eles gostam do nosso elenco e sabem como é complicado treinar um grupo jovem. Mais do que isso, todos concordam que o nosso trabalho é comandar times e não estar preocupados com o que os pais de jogadores e outras pessoas de fora pensam”, contou Walton neste domingo, antes da vitória sobre o Atlanta Hawks.

Carlisle, que trabalhou como comentarista da ESPN entre 2007 e 2008, diz que os técnicos só pedem uma coisa da imprensa: mais critério na escolha de quem ouve. “Nós não estamos aqui para aprovar tudo o que a imprensa publica, mas é preciso que vocês façam um melhor trabalho definindo quais fontes tem algum tipo de mérito ou validade. Ter que lidar com esse tipo de distração ignorante é deplorável”, encerrou o presidente da NBCA.

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários