Kevin Durant está próximo de ganhar seu primeiro título da NBA e ser eleito MVP das finais deste ano. Conquista que, para o agora ex-jogador Paul Pierce, vai ter uma simbologia muito especial para o futuro da liga. Mantendo discurso que havia apresentado após o segundo jogo da série, o ídolo acredita que o ala do Golden State Warriors assumiu o posto de melhor atleta da NBA.
“O que estamos vendo aqui é uma passagem de tocha. Kevin marcou 14 pontos no último período, no momento em que mais importava no maior palco do basquete, fora de casa contra LeBron James. O que eu quero dizer é: você não pode pedir mais a alguém que, aos meus olhos, é o novo melhor jogador da NBA”, decretou Pierce à ESPN, depois da terceira partida das finais.
O ex-jogador do Boston Celtics já havia manifestado sua (polêmica) opinião antes do jogo, quando não foi lá muito bem recebido pelos companheiros de transmissão, Chauncey Billups e Jalen Rose. Para ambos, a posição poderia ser algo precipitado. Pierce admitiu que não foi muito fã da decisão de Durant, mas o nível de basquete que vem apresentando tratou de redimi-lo.
“Eu sei que vocês não querem ouvir isso, mas lá vai: nós estamos assistindo ao fim da Era LeBron e o início da Era Durant. Kevin é o melhor jogador da melhor equipe da liga agora e esse é o critério que a NBA utiliza para escolher seu MVP. Eu disse algumas coisas ruins sobre ele, não gostei de sua ida para Oakland, mas chegou o seu momento”, explicou o futuro integrante do Hall da Fama.
Embora o astro do Cavaliers tenha médias de triplo-duplo nas finais, as estatísticas contam uma história diferente quando os dois estão se enfrentando “diretamente”. Durant anotou 31 pontos na série quando defendido por LeBron, convertendo 67% dos arremessos de quadra tentados, enquanto “LBJ” só marcou 19 pontos contra “KD” com 46% de aproveitamento.